Bob Dylan

Robert Allen Zimmerman nascido em Duluth, estado de Minnesota no dia 24 de maio de 1941. É um cantor e compositor de folk rock. Ele formou várias bandas enquanto estudava na Hibbing High School. Em setembro de 1959, e mudou-se para Minneapolis e matriculou-se na Universidade de Minnesota. Ele começou a se apresentar no Ten O'Clock Scholar, uma cafeteria a algumas quadras do campus, e se envolveu no circuito de música folk de Dinkytown. Durante este período, ele começou a se apresentar como Bob Dylan. Em maio de 1960, Dylan abandonou a faculdade no final do primeiro ano. Em janeiro de 1961, ele viajou para a cidade de Nova York para se apresentar e visitar seu ídolo musical Woody Guthrie, que estava gravemente doente no Hospital Psiquiátrico Greystone Park. Guthrie foi uma revelação para Dylan e influenciou suas primeiras apresentações. A partir de fevereiro de 1961, Dylan tocou em clubes ao redor de Greenwich Village. Em 11 de abril, durante duas semanas, ele se apresentou na Gerde's Folk City, apoiando John Lee Hooker. Naquele mês, Dylan tocou gaita no terceiro álbum da cantora folk Carolyn Hester. Isso o trouxe à atenção do produtor do álbum, John Hammond, que assinou com Dylan na Columbia Records. O seu primeiro álbum, Bob Dylan, foi lançado em 19 de março de 1962. Enquanto trabalhava para a Columbia, Dylan gravou sob os pseudônimos de Blind Boy Grunt, Bob Landy e Tedham Porterhouse. Em agosto de 1962, ele mudou legalmente seu nome para Bob Dylan. Em Londres, Dylan se apresentou em clubes populares, incluindo o Troubadour, Les Cousins e Bunjies. O seu segundo álbum, The Freewheelin 'Bob Dylan, foi lançado em 27 de maio de 1963.

 

Em julho, Baez convidou Dylan para se juntar a ela no palco do Newport Folk Festival. Por esta altura, eles eram proeminentes no movimento dos direitos civis. O seu quinto álbum, Bringing It All Back Home, foi lançado em 22 de março de 1965, apresentando suas primeiras gravações com instrumentos elétricos. Em 1965, como atração principal do Newport Folk Festival, Dylan apresentou seu primeiro set elétrico com Mike Bloomfield na guitarra e Al Kooper no órgão. Dylan foi recebido com aplausos e vaias e deixou o palco após três músicas. Em julho de 1965, o seu single de seis minutos "Like a Rolling Stone" alcançou a posição número dois na Billboard Hot 100. A canção abriu o seu sexto álbum, Highway 61 Revisited, lançado em 30 de agosto de 1965. Em 29 de julho de 1966, Dylan bateu com sua motocicleta Triumph Tiger 100 de 500 cc perto de sua casa em Woodstock, Nova York. Dylan se retirou do público e, com exceção de algumas aparições, não fez turnê novamente por quase oito anos. Woody Guthrie morreu no dia 3 de outubro de 1967, e Dylan fez sua primeira aparição ao vivo em vinte meses em um concerto memorial de Guthrie realizado no Carnegie Hall no dia 20 de janeiro de 1968, onde foi apoiado pela The Band. Em 1969, Dylan viajou para a Inglaterra para encabeçar o Festival da Ilha de Wight em 31 de agosto de 1969, depois de rejeitar propostas para aparecer no Festival de Woodstock perto de sua casa. Dylan se apresentou no Concerto para Bangladesh de Harrison em 1971. O seu décimo sétimo álbum, Desire, foi em 5 de janeiro de 1976. O álbum alcançou o primeiro lugar na  Billboard Pop Albums chart por cinco semanas, tornando-se um dos seus álbuns de estúdio mais vendidos.

 

Em 1985, Dylan cantou no single "We Are the World", do USA for Africa. Em 13 de julho de 1985, ele apareceu no show Live Aid no JFK Stadium, na Filadélfia. Dylan foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em janeiro de 1988. Dylan co-fundou a banda Travelling Wilburys com George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison e Tom Petty, em 1988. Dylan recebeu o prêmio Grammy Awards pelo conjunto de sua obra em fevereiro de 1991. O seu trigésimo álbum, Time Out of Mind, foi lançado em 30 de setembro de 1997. O álbum lhe rendeu o seu primeiro Grammy Awards de Álbum do Ano. Em 2000, ele ganhou o Polar Music Prize em maio e o seu primeiro Oscar de Melhor Canção com "Things Have Changed", escrita para o filme Wonder Boys. O seu trigésimo segundo álbum, Modern Times, foi lançado em 29 de agosto de 2006. O álbum alcançou o topo na Billboard 200. O álbum ganhou o Grammy Awards de Melhor Álbum Contemporâneo de Folk / Americana e de Melhor Performance Vocal Solo Rock por "Someday Baby". O seu trigésimo terceiro álbum, Together Through Life, foi lançado em 28 de abril de 2009. O álbum alcançou o topo na Billboard 200, tornando Bob Dylan, com 67 anos de idade, o artista mais velho a estrear em primeiro lugar nessa parada. Em 29 de maio de 2012, o presidente dos EUA, Barack Obama, concedeu a Dylan a Medalha Presidencial da Liberdade na Casa Branca. Dylan ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2016, sendo o primeiro músico a ganhar o prêmio. O seu trigésimo nono álbum, Rough and Rowdy Ways, foi lançado em 19 de junho. O álbum alcançou o número um na UK Albums Chart, tornando Dylan o artista mais velho a marcar o primeiro lugar com material novo e original. 

 Rockdigital