top of page
500x500.jpg
Joan Baez - Sweet Sir Galahad
00:00 / 00:25
Joan Baez

 

Joan Chandos Baez nasceu no dia  9 de janeiro de 1941 em Staten Island, em Nova York. Em 1958, depois que Baez se formou no colégio, sua família se mudou de San Francisco para Boston, em Massachusetts. Baez começou a se apresentar perto de sua casa em Boston e Cambridge. Sua primeira apresentação foi no Club 47 em Cambridge, resultando em um total de oito clientes. Mais tarde, Baez foi convidado a voltar e começou a se apresentar duas vezes por semana. Folksingers 'Round Harvard Square foi o primeiro álbum com Joan Baez. O álbum foi gravado em Boston em maio de 1959 com Baez, Bill Wood e Ted Alevizos, e foi lançado pela Veritas Records no mesmo ano. Ela mais tarde conheceu Bob Gibson e Odetta, que eram na época dois dos mais proeminentes vocalistas cantando Folk e Gospel. Gibson convidou Baez para se apresentar com ele no Newport Folk Festival em 1959. Baez assinou um contrato com a Vanguard Records no ano seguinte. O seu primeiro álbum, Joan Baez, foi lançado em outubro de 1960, com uma coleção de baladas folclóricas tradicionais. O álbum alcançou a posição 15 na Billboard Pop Albums. Ela fez sua estreia em um show em Nova York no dia 5 de novembro de 1960, na 92nd Street Y e em 11 de novembro de 1961, Baez fez seu primeiro grande show em Nova York no Town Hall. O seu segundo álbum, Joan Baez, vol. 2, foi lançado em setembro de 1961.

 

O seu álbum ao vivo, Joan Baez em Concert, Part 1, foi lançado em setembro de 1962 e Joan Baez em Concert, Part 2, foi lançado em novembro de 1963, e alcançou o sétimo lugar na Billboard Pop Albums. É o seu primeiro álbum com covers de Bob Dylan, com "Don't Think Twice It's Alright" e "With God on Our Side". O seu álbum duplo, Any Day Now, foi lançado em dezembro de 1968, composto exclusivamente por canções de Bob Dylan. O álbum alcançou a posição 30 na Billboard Pop Albums. Em agosto de 1969, ela se apresentou no Festival de Woodstock, no interior do estado de Nova York. O álbum, One Day at a Time, foi lançado em janeiro de 1970, e foi uma continuação da experimentação de Baez com música Country. Foi o primeiro álbum a incluir as suas composições próprias, a "Sweet Sir Galahad" e "A Song for David". O estilo vocal distinto de Baez e o ativismo político tiveram um impacto significativo na música popular americana. Ela foi uma das primeiras artistas a usar sua popularidade como veículo de protesto social, cantando e marchando pelos direitos humanos e pela paz. O seu álbum, Diamonds & Rust, foi lançado em abril de 1975. No álbum ela canta canções de artistas pop e suas próprias composições como a faixa-título que alcançou o Top 40 na Billboard Hot 100. O álbum se tornou o mais vendido da carreira de Baez, alcançando a posição 11 na Billboard 200. Baez participou do concerto Live Aid de 1985 para o alívio da fome na África, abrindo o segmento americano do show na Filadélfia, na Pensilvânia.

 

Ela fez turnês em nome de muitas outras causas, incluindo a turnê A Conspiracy of Hope de 1986 da Anistia Internacional e uma participação especial em seu subsequente Human Rights Now! Tour. Ela foi a primeira grande artista a se apresentar em Sarajevo desde o início da Guerra Civil Iugoslava. Em 8 de outubro de 2006, ela apareceu como convidada surpresa especial na cerimônia de abertura da conferência internacional Forum 2000 em Praga, República Tcheca. Em fevereiro de 2007, ela recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award. O seu álbum de estúdio, Day After Tomorrow, foi lançado em 9 de setembro de 2008. O álbum foi o primeiro registro de Baez nas paradas em quase três décadas, alcançando a posição 128 na Billboard 200. Em 29 de junho de 2008, Baez se apresentou no palco acústico no Festival de Glastonbury, no Reino Unido. Em 6 de julho de 2008, ela tocou no Montreux Jazz Festival na Suíça. Em 2 de agosto de 2009, Baez se apresentou no 50th Newport Folk Festival, que também marcou o 50º aniversário de sua performance de destaque no primeiro festival. Joan Baez foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 2017. O seu vigésimo quinto álbum de estúdio, Whistle Down the Wind, foi lançado em 2 de março de 2018, e realizou sua última turnê, a Fare Thee Well Tour para divulgar o álbum. 

bottom of page