Joan Baez

 

Joan Chandos Baez nasceu em Staten Island em 9 de janeiro de 1941. Em 1958, depois que Baez se formou no colégio, sua família se mudou de San Francisco para Boston, Massachusetts. Baez começou a se apresentar perto de sua casa em Boston e Cambridge. Sua primeira apresentação foi no Club 47 em Cambridge, resultando em um total de oito clientes. Mais tarde, Baez foi convidado a voltar e começou a se apresentar duas vezes por semana. Folksingers 'Round Harvard Square foi o primeiro álbum com Joan Baez. O álbum foi gravado em Boston em maio de 1959 com Baez, Bill Wood e Ted Alevizos, e foi lançado pela Veritas Records no mesmo ano. Ela mais tarde conheceu Bob Gibson e Odetta, que eram na época dois dos mais proeminentes vocalistas cantando folk e gospel. Gibson convidou Baez para se apresentar com ele no Newport Folk Festival em 1959. Baez assinou um contrato com a Vanguard Records no ano seguinte. O seu primeiro álbum, Joan Baez, foi lançado em outubro de 1960, com uma coleção de baladas folclóricas tradicionais. O álbum alcançou a posição 15 na Billboard Pop Albums Chart. Ela fez sua estreia em um show em Nova York no dia 5 de novembro de 1960, na 92nd Street Y e em 11 de novembro de 1961, Baez fez seu primeiro grande show em Nova York no Town Hall. O seu segundo álbum, Joan Baez, vol. 2, foi lançado em setembro de 1961.

 

O seu álbum ao vivo, Joan Baez em Concert, Part 1, foi lançado em setembro de 1962 e Joan Baez em Concert, Part 2, foi lançado em novembro de 1963, e alcançou a sétima posição na Billboard Pop Albums Chart. É o seu primeiro álbum com covers de Bob Dylan, com "Don't Think Twice It's Alright" e "With God on Our Side". O seu álbum duplo, Any Day Now, foi lançado em dezembro de 1968, composto exclusivamente por canções de Bob Dylan. O álbum alcançou a posição 30 na Billboard Pop Albums Chart. Em agosto de 1969, ela se apresentou no Festival de Woodstock, no interior do estado de Nova York. O álbum, One Day at a Time, foi lançado em janeiro de 1970, e foi uma continuação da experimentação de Baez com música country. Foi o primeiro álbum a incluir as suas composições próprias, a "Sweet Sir Galahad" e "A Song for David". O estilo vocal distinto de Baez e o ativismo político tiveram um impacto significativo na música popular americana. Ela foi uma das primeiras artistas a usar sua popularidade como veículo de protesto social, cantando e marchando pelos direitos humanos e pela paz. O seu álbum, Diamonds & Rust, foi lançado em abril de 1975. No álbum ela canta canções de artistas pop e suas próprias composições como a faixa-título que alcançou o Top 40 na Billboard Hot 100. O álbum se tornou o mais vendido da carreira de Baez, alcançando a posição 11 na Billboard 200. Baez participou do concerto Live Aid de 1985 para o alívio da fome na África, abrindo o segmento americano do show na Filadélfia, Pensilvânia.

 

Ela fez turnês em nome de muitas outras causas, incluindo a turnê A Conspiracy of Hope de 1986 da Anistia Internacional e uma participação especial em seu subsequente Human Rights Now! Tour. Ela foi a primeira grande artista a se apresentar em Sarajevo desde o início da guerra civil iugoslava. Em 8 de outubro de 2006, ela apareceu como convidada surpresa especial na cerimônia de abertura da conferência internacional Forum 2000 em Praga, República Tcheca. Em fevereiro de 2007, ela recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award. O seu álbum de estúdio, Day After Tomorrow, foi lançado em 9 de setembro de 2008,. O álbum foi o primeiro registro de Baez nas paradas em quase três décadas, alcançando a posição 128 na Billboard 200. Em 29 de junho de 2008, Baez se apresentou no palco acústico no Festival de Glastonbury, no Reino Unido. Em 6 de julho de 2008, ela tocou no Montreux Jazz Festival em Montreux, Suíça. Em 2 de agosto de 2009, Baez se apresentou no 50th Newport Folk Festival, que também marcou o 50º aniversário de sua performance de destaque no primeiro festival. Joan Baez foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2017. O seu vigésimo quinto álbum de estúdio, Whistle Down the Wind, foi lançado em 2 de março de 2018, e realizou sua última turnê, a Fare Thee Well Tour para divulgar o álbum. Em 30 de abril de 2019, Baez disse à Rolling Stone que ela foi convidada para se apresentar no Woodstock 50festival, mas recusou a oferta.

 Rockdigital