Traveling Wilburys

 

Foi um supergrupo americano de rock. George Harrison lançou o seu álbum Cloud Nine no final de 1987. Os executivos da sua gravadora pediram que ele gravasse uma canção inédita para ser lançada como lado-B do single “This Is Love”. Ele foi aconselhado por seu amigo Jeff Lynne do Electric Light Orchestra e produtor, a ligar para Bob Dylan pedindo emprestado o estúdio localizado em sua residência. George Harrison então pediu que Jeff Lynne o encontrasse na casa de Bob Dylan, levando Roy Orbison com ele. No caminho até o estúdio lembrou que não trazia nenhuma de suas guitarras, e decidiu passar na casa de Tom Petty e pegar uma que havia esquecido lá e Tom também o acompanhou até o estúdio. A primeira reunião informal teve lugar no estúdio de gravação de Bob Dylan em Santa Mônica, Califórnia, onde se juntaram Roy Orbison, Tom Petty e George Harrison para gravar a canção "Handle with Care", que faria parte do lado B do single "This Is Love". 

 

Empolgado com a possibilidade de fazer novamente parte de uma banda, George Harrison conseguiu junto à gravadora um contrato para o novo grupo. Decidiram gravar um álbum em um período de dez dias, devido principalmente ao inicio da turnê de Bob Dylan. A partir daí também surgiu a ideia de todos usarem pseudônimos e assumirem o papel de uma família de músicos itinerantes, os próprios Wilburys. , sob vários pseudônimos o seu primeiro álbum, Traveling Wilburys Vol. 1, foi lançado em 17 de outubro de 1988, e alcançou a posição 3 na Billboard 200. O álbum ganhou o Grammy Award de Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocal em 1990. Apesar da morte de Roy Orbison em 6 de dezembro de 1988 em sua residência, vitima de um ataque cardíaco, o grupo gravou um último álbum sob pseudônimos distintos, ainda que conservando o nome Wilbury. Como uma homenagem, no videoclipe da canção "End Of The Line", figura uma guitarra e um retrato de Roy Orbison

 

Em março de 1990, Harrison, Lynne, Petty e Dylan se reuniram para trabalhar no segundo álbum do Wilburys. Antes, eles gravaram o single que não era do álbum, "Nobody's Child", para o projeto de caridade de Olivia Harrison, Romanian Angel Appeal. O seu segundo álbum, Traveling Wilburys Vol. 3, foi lançado em 29 outubro de 1990. O falecimento de Roy Orbison contribuiu para um final amistoso do grupo. Os dois álbuns dos Traveling Wilburys estavam fora de catálogo. Harrison, como dono dos direitos sobre os álbuns, trabalhou neles para um futuro lançamento, embora não tenha chegado a vê-lo devido a sua morte em junho de 2001. Cada membro dos The Traveling Wilburys foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, embora a banda em si não tenha sido introduzida. Orbison e Dylan foram apresentados como artistas solo, Harrison como membro dos Beatles e, postumamente, como artista solo, Petty como líder de Tom Petty and the Heartbreakers e Lynne como membro da Electric Light Orchestra.

 

 Rockdigital