Roy Orbison

Roy Kelton Orbison nasceu em Vernon, no Texas no dia 23 de abril de 1936, apelidado de "The Big O", foi um cantor e compositor norte-americano. Após se formar em Geologia, Roy trabalhava no campo de petróleo e tocava à noite. Suas apresentações ao vivo fizeram entrar em contato com Johnny Cash, que aconselhou Roy a mandar uma cópia de "Ooby Dooby" para Sam Phillips da Sun Records. Em junho de 1956, estava gravado o seu primeiro grande sucesso, "Ooby Dooby". O The Everly Brothers foi o primeiro grupo à gravar uma música de Roy, "Claudette", uma de suas primeiras composições e que Roy dedicou à sua primeira esposa em 1958. Alguns anos depois, Roy Orbison, como em agradecimento ao grupo, gravou dois de seus grandes sucessos: "Bye Bye Love" no seu álbum Lonely & Blue, em 1960 e "All I Have To Do is Dream", no seu álbum In Dreams, em 1963. 

 

Com relação à gravação da canção "Claudette", Roy Orbison usou seus direitos autorais resultantes deste sucesso para livrá-lo do contrato com a Sun Records e assinar com a gravadora Monument. Sua primeira gravação Up Town, em 1960, já constava da lista de sucessos dos Estados Unidos. Neste mesmo ano, sua canção "Only The Lonely" foi rejeitada por Elvis Presley e o The Everly Brothers e Orbison decidiu ele mesmo gravar. A canção atingiu o topo das paradas da Inglaterra e por pouco não chegou ao ponto máximo dos EUA, vendendo dois milhões de discos. Sua fama era tão grande, que os Beatles se sentiram orgulhosos por terem feito uma turnê com ele em 1963. O álbum Orbisongs, lançado em 1965. Foi o seu último álbum pela Monument Records. O single "Oh, Pretty Woman" foi lançado em agosto de 1964 e passou três semanas no número um na Billboard Hot 100

 

Em 1965, Roy Orbison assinou com a MGM e gravou um filme em 1968: The Fastest Guitar Alive, no entanto, de pouco sucesso. Em 1966, sua esposa Claudette Frady morreu num acidente ao cair do banco traseiro de sua moto e em 1968, quando um incêndio destruiu sua casa, matando dois de seus três filhos. Roy Orbison se casaria novamente, em 1969, com Barbara Orbison. Os anos que se seguiram foram tempos obscuros em sua carreira. Na década de 70, além de passar por problemas financeiros, sofreu uma operação do coração em 1979. Em 1987 Roy Orbison foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Nesse mesmo ano juntou-se a George Harrison, Bob Dylan, Tom Petty e Jeff Lynne formando os Traveling Wilburys. Em 06 de Dezembro de 1988, Roy Orbison morre aos 52 anos de idade de ataque cardíaco em Nashville.

 Rockdigital