Roy Orbison

Roy Kelton Orbison nasceu em Vernon, no Texas no dia 23 de abril de 1936, apelidado de "The Big O". Foi um cantor e compositor norte-americano. Após se formar na Geologia, Orbinson trabalhava no campo de petróleo e tocava à noite. Suas apresentações ao vivo fizeram entrar em contato com Johnny Cash, que aconselhou Orbinson a mandar uma cópia de "Ooby Dooby" para Sam Phillips da Sun Records. Em junho de 1956, ele gravou o seu primeiro grande sucesso, "Ooby Dooby". O seu primeiro álbum, Roy Orbison at the Rock House, foi lançado em 1961 pela Sun Records. O The Everly Brothers foi o primeiro grupo à gravar uma música sua, "Claudette", uma de suas primeiras composições e que Orbinson dedicou à sua primeira esposa em 1958. Roy Orbison usou seus direitos autorais da canção "Claudette" para se livrar do contrato com a Sun Records e assinar com a gravadora Monument. Orbinson assinou um contrato com a Monument Records, mas Sam Phillips tinha uma coleção de canções que Orbinson gravou na Sun entre 1956 e 1958. Phillips aproveitou o reconhecimento nacional que Roy Orbison alcançou na Monument por meio de três singles de grande sucesso em 1960 e 1961 que chegaram ao topo na Billboard Hot 100

 

A canção "Only the Lonely (Know the Way I Feel)" foi rejeitada por Elvis Presley e pelo The Everly Brothers, e Orbinson decidiu ele mesmo gravar. Foi o seu primeiro grande sucesso. Lançado como um single pela Monument Records em maio de 1960, "Only the Lonely" alcançou o segundo lugar na Billboard Pop Music. A canção também fez parte do seu segundo álbum, Lonely & Blue, lançado em janeiro de 1961. A canção cover "Bye Bye Love" do Everly Brothers  também fez parte do álbum. Sua fama era tão grande, que os Beatles se sentiram orgulhosos por terem feito uma turnê com ele em 1963. O álbum de compilações, Orbisongs, foi lançado em novembro de 1965. Foi o seu último álbum pela Monument Records. O single do álbum "Oh, Pretty Woman" passou três semanas no topo na Billboard Hot 100 e na UK Singles Chart. Em 1965, Roy Orbison assinou com a MGM e gravou um filme em 1968: The Fastest Guitar Alive, no entanto, de pouco sucesso. Em 1966, sua esposa Claudette Frady morreu num acidente ao cair do banco traseiro de sua moto e em 1968, um incêndio destruiu sua casa, matando dois de seus três filhos. Roy Orbison se casaria novamente, em 1969, com Barbara Orbison.

 

Na década de 70, além de passar por problemas financeiros, ele sofreu uma operação do coração em 1979. Em 1987, Roy Orbison foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. Nesse mesmo ano, ele se juntou a George Harrison, Bob Dylan, Tom Petty e Jeff Lynne formando a banda Traveling Wilburys. O seu vigésimo segundo álbum, Mystery Girl, foi concluído em novembro de 1988, um mês antes de sua morte aos 52 anos, e lançado postumamente em 31 de janeiro de 1989 pela Virgin Records. O álbum Inclui os singles de sucesso "You Got It", que foi co-escrito por Orbinson e seus companheiros da banda Traveling Wilburys, Jeff Lynne e Tom Petty, e "She's a Mystery to Me", escrita por Bono e The Edge do U2. O álbum alcançou o quinto lugar na Billboard 200, a posição mais alta que Orbison alcançou nessa parada, e o segundo lugar na UK Albums Chart. Em 06 de Dezembro de 1988, Roy Orbison morreu aos 52 anos de idade de ataque cardíaco em Nashville. O seu vigésimo quarto e último álbum de estúdio, One of the Lonely Ones, é um álbum póstumo de Roy Orbison que foi lançado em 4 de dezembro de 2015.  O álbum foi gravado em 1969.

 Rockdigital