George Harrison

 

George Harrison nasceu em Liverpool no dia 25 de fevereiro de 1943. Foi um músico, compositor, ator e produtor de cinema inglês. Enquanto estava no Liverpool Institute, Harrison formou um grupo de skiffle com seu irmão Peter e um amigo chamado Arthur Kelly. Foi nessa escola que ele conheceu Paul McCartney que posteriormente, se tornaria membro da The Quarrymen, banda de John Lennon. Em 1960, após uma tournê com Johnny Gentle na Escócia, eles mudaram definitivamente o nome para The Beatles. Em 1964, o The Beatles se apresentou no programa de TV Ed Sullivan Show nos EUA. Harrison escreveu sua primeira canção em 1963, "Don't Bother Me", lançada no segundo álbum do The Beatles. Em 1965, junto com seus colegas de banda, Harrison foi agraciado com a medalha da Ordem do Império Britânico. Durante a turnê americana de 1965, David Crosby do grupo The Byrds, introduziu George à cultura indiana através do trabalho do músico Ravi Shankar. George se tornou um dos maiores responsáveis pela popularização da música indiana nos anos 60. Em 1968, uma composição sua atingiria grande sucesso, a canção While My Guitar Gently Weeps, incluída no álbum duplo The Beatles, o álbum branco. No álbum Abbey Road de 1969, George lançou "Something" e "Here Comes the Sun". Em 1970, o fim do The Beatles é anunciado e cada um segue seu caminho.

 

Porém, antes do fim da banda, George Harrison já havia lançado dois álbuns solo, Wonderwall Music de 1968, e Electronic Sound de 1969. O primeiro álbum depois da separação da banda, All Things Must Pass era triplo, quando lançado em vinil, o primeiro álbum triplo da história do rock. O álbum atingiu o topo das paradas de sucesso britânicas e norte-americana. Em 1971, pela primeira vez na história do rock, George Harrison organizou um show humanitário. O show aconteceu em 1 de agosto no Madison Square Garden, de Nova York. O The Concert For Bangladesh foi feito com a finalidade de arrecadar fundos para os refugiados de Bangladesh. Seu quarto álbum, Living in a Material World de 1973, fez sucesso com a canção "Give me Love (Give me peace on Earth)", segunda canção a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Em 1979, George junto com um sócio, Denis O'Brian, lançou a produtora de filmes chamada Handmade Films. George Harrison foi o primeiro do The Beatles a visitar o Brasil em 1979. Após o assassinato de John Lennon, em 1980, George escreveu a canção "All Those Years Ago" em sua homenagem e chamou Paul McCartney, Linda McCartney e Ringo Starr para participarem da gravação. Em 1982, George lançou o álbum Gone Troppo, considerado um de seus piores trabalhos. Depois deste álbum, George ficou 5 anos sem gravar.

 

Em 1987, George lançou o álbum Cloud 9, que foi produzido por Jeff Lynne da Electric Light Orchestra. A canção "I got my mind set on you", atingiu o primeiro lugar nos Estados Unidos e o segundo lugar na Inglaterra. Um ano depois, ele formou o The Traveling Wilburys com Jeff Lynne, Bob Dylan, Roy Orbison e Tom Petty. Entre 1994 e 1996, empreendeu junto a Paul McCartney e Ringo Starr o projeto The Beatles Anthology, que consiste em um documentário com um pouco mais de 10 horas sobre a banda. A última aparição de Harrison na TV foi em 1997 em uma colaboração junto a seu amigo e músico hindu Ravi Shankar. Depois da turnê, George desapareceu da mídia e começou sua batalha contra o câncer de pulmão. Apesar dos tratamentos agressivos, logo se descobriu que o seu câncer era terminal. George Harrison gravou sua última música apenas dois meses antes de falecer, com o título de "Horse To The Water", música que gravou com Jools Holland no dia 1 de outubro. A sua morte ocorreu no dia 29 de Novembro de 2001. Exatamente um ano após a morte de George Harrison, Olivia Harrison e Eric Clapton organizaram o Concert For George no Royal Albert Hall, em Londres. Em 2001, foi lançado o álbum Zoom do Electric Light Orchestra, sendo essa uma de suas últimas colaborações antes de sua morte. O álbum póstumo, Brainwashed, foi completado por seu filho Dhani Harrison e Jeff Lynne e lançado em 18 de novembro de 2002.

 Rockdigital