Ringo Starr

Richard Starkey nasceu em Liverpool no dia 7 de julho de 1940.  É um músico, baterista, multi-instrumentista, cantor, compositor e ator britânico. Em 1957, Ringo começou sua própria banda skiffle com Eddie Miles, chamada The Eddie Clayton Skiffle Group. No ano de 1959, ele juntou-se ao grupo Raving Texans. Posteriormente a banda mudou de nome para Rory Storm and the Hurricanes. Foi nesta época que ele passou a adotar o nome artístico Ringo, por causa dos anéis que constantemente usava. A banda fez uma turnê em Hamburgo em 1960, onde Ringo acabou conhecendo os integrantes de outra banda de Liverpool, o The Beatles, que acertaram um contrato de gravação com a Parlophone. Cansados do temperamento do baterista Pete Best, os outros integrantes da banda resolveram dispensá-lo e chamar Ringo Starr para substituí-lo e só entrou como baterista dos Beatles em 1962. Em 1966, junto com seus colegas de banda, Ringo foi agraciado com a medalha da Ordem do Império Britânico. O primeiro álbum solo, Sentimental Journey, foi lançado ainda em 1970, no ano da separação dos Beatles. Em setembro do mesmo ano lançou seu segundo álbum solo, Beaucoups of Blues. Em 1971, Ringo Starr tocou bateria no show beneficente promovido por George Harrison, no Concerto para Bangladesh. No mesmo ano, lançou o single com a canção "It Don't Come Easy" que atingiu o quarto lugar nas paradas britânicas e norte-americanas.

 

No ano seguinte alcançou o segundo lugar nas paradas britânicas com a canção "Back off Boogaloo". Em 1973, lançou o álbum, Ringo, seu maior sucesso comercial. Foi a única vez em que os quatro Beatles estiveram em um mesmo disco após a separação da banda. A canção "Photograph", lançada em single em 1973, atingiu o topo nos Estados Unidos. O álbum atingiu o segundo lugar nos Estados Unidos e sétimo na Inglaterra. No ano seguinte, lançou o álbum, Goodnight Vienna que fez sucesso com a música "No No Song", falando sobre drogas. Em 1975, Ringo lançou somente uma coletânea dos seus maiores sucessos, Blast From Your Past, álbum que marcou o fim do contrato de Ringo com a EMI e o último a ser lançado pela Apple Records. Em 1976, lançou o álbum, Ringo's Rotogravure. Após a morte de John Lennon em 1980, Ringo foi o único ex-Beatle a procurar Yoko Ono para lhe oferecer apoio. Em 1981, ele lançou o álbum, Stop And Smell The Roses, que marcou a volta das participações dos amigos. Ringo também participou da gravação da música "All Those Years Ago" de George Harrison em homenagem a John Lennon, que foi lançada no álbum de Harrison. Em 1983, Ringo lançou o álbum, Old Wave. O álbum não atingiu sucesso. Após este lançamento ele ficaria quase dez anos sem lançar um álbum de estúdio.

 

Em 1989, Ringo reuniu outros músicos conhecidos do rock e organizou uma série de shows, a Ringo Starr and His All Star Band. A banda excursionou de julho a setembro e lançou um álbum em 1990. Houve várias outras edições da All Star Band, contando com vários participantes famosos. Em 1992, após um longo período sem gravar em estúdio, Ringo lançou o álbum, Time Takes Time. No mesmo ano, ele saiu em nova turnê com a mais nova edição da All Starr Band e lançou o álbum, Ringo Starr and His All Starr Band Volume 2: Live From Montreux no ano seguinte. ele lançou seu décimo primeiro disco solo, Vertical Man de 1998, que contou com a participação dos ex-Beatle mais uma vez, além de outros artistas. Em 2002, no aniversário de um ano da morte de George Harrison, Ringo participou do Concert For George em sua homenagem. Em 2003, lançou o álbum, Ringo Rama. Em 2005, lançou o álbum, Choose Love. No ano seguinte, Ringo Starr saiu novamente em turnê com sua All Star Band, lançando o álbum, Ringo Starr and FriendsRingo veio ao Brasil pela primeira vez em novembro de 2011 com sua His All Starr Band. Em janeiro de 2015, lançou o seu décimo oitavo álbum, Postcards from Paradise. O álbum veio apenas algumas semanas antes da indução de Ringo no Rock and Roll Hall of Fame, tornando o último ex-Beatle em carreira solo a receber a homenagem. 

 

 Rockdigital