lennon.jpg
John Lennon


John Winston Winston Lennon, nasceu em Liverpool na Inglaterra no dia 9 de outubro de 1940. Foi um músico, compositor e guitarrista inglês. Em 1956, sua mãe comprou para ele a sua primeira guitarra. Em 15 de julho de 1958, sua mãe, Julia Lennon foi atropelada e morta por um carro. A morte de sua mãe traumatizou o adolescente Lennon, que, durante os dois anos seguintes, bebeu muito e frequentemente entrou em brigas. Aos 15 anos, Lennon formou um grupo de skiffle, os Quarrymen. Formado pelos alunos da escola Quarry Bank High School. Lennon conheceu Paul McCartney na segunda apresentação do Quarrymen no dia 6 de julho. Lennon então pediu a Paul para se juntar à banda. Paul recomendou que seu amigo George Harrison se tornasse o guitarrista principal e foi convidado a entrar. Stuart Sutcliffe, amigo de Lennon da escola de arte, mais tarde se juntou como baixista. Lennon, Paul, Harrison e Sutcliffe se tornaram o The Beatles no início de 1960. Em agosto daquele ano, os Beatles foram contratados para 48 noites em Hamburgo, na Alemanha Ocidental, e precisavam de um baterista. Eles pediram a Pete Best para se juntar a eles. Brian Epstein dirigiu os Beatles de 1962 até sua morte em 1967. Paul assumiu o baixo depois que Stuart decidiu ficar em Hamburgo, e Best foi substituído pelo baterista Ringo Starr. Em 1968, as tensões nas sessões de gravação dos Beatles naquele ano extrapolaram quando Lennon insistiu em ter sua nova namorada, a artista japonesa Yoko Ono, ao lado dele, violando assim a política da banda em relação a esposas e namoradas no estúdio. Lennon e Ono se casaram em 20 de março de 1969.

 

Lennon lançou os singles "Give Peace a Chance". Lennon deixou os Beatles em setembro de 1969. O seu primeiro álbum solo, John Lennon / Plastic Ono Band, foi lançado em 11 de dezembro de 1970 pela Apple Records, alcançando a oitava posição na UK Albums Chart e a sexta posição na Billboard 200. O seu segundo álbum, Imagine, foi lançado em 9 de setembro de 1971, alcançando o primeiro lugar na UK Albums Chart e na Billboard 200. Lennon e Ono se mudaram para Nova York em agosto de 1971 e imediatamente abraçaram a política de esquerda radical dos Estados Unidos. O casal lançou seu single "Happy Xmas (War Is Over)" em dezembro. Some Time in New York City é um álbum duplo, parte estúdio e parte ao vivo de John Lennon e Yoko Ono, com a banda americana Elephant's Memory & Invisible Strings. O álbum foi lançado em 12 de junho de 1972, e foi um fracasso comercial. Enquanto Lennon gravava o seu próximo álbum, ele e Yoko decidiram se separar. O seu terceiro álbum, Mind Games, foi lançado em 29 de outubro de 1973. Lennon contribuiu com "I'm the Greatest" do álbum Ringo de Ringo Starr de 1973. Com Harrison se juntando a Ringo e Lennon na sessão de gravação da música, foi a única ocasião em que três ex-Beatles gravaram juntos depois da separação da banda. Lennon havia se estabelecido em Nova York quando gravou o seu quinto álbum, Walls and Bridges, lançado em 26 de setembro de 1974 , incluía "Whatever Gets You thru the Night", que apresentava Elton John nos backing vocals e piano, e se tornou o único single de Lennon como artista solo a liderar a Billboard Hot 100. Ele e Yoko se reuniram em 1975.

 

O seu sexto álbum, Rock 'n' Roll, foi lançado em 17 de fevereiro de 1975, como um álbum de covers. Seu filho, Sean nasceu no dia 9 de outubro de 1975, no seu trigésimo quinto aniversário. Lennon deu início ao que seria um hiato de cinco anos na indústria da música. Ele anunciou formalmente seu afastamento da música em Tóquio em 1977. Ele emergiu de sua interrupção de cinco anos na gravação de música em outubro de 1980, quando lançou o single "(Just Like) Starting Over". No mês seguinte, o quinto álbum de John Lennon e Yoko Ono, Double Fantasy, foi lançado em 17 de novembro de 1980 pela Geffen Records. Aproximadamente às 17h do dia 8 de dezembro de 1980, Lennon autografou uma cópia do Double Fantasy para o fã Mark David Chapman antes de deixar o The Dakota com Yoko para uma sessão de gravação no Record Plant. Após a sessão, Lennon e Yoko voltaram para seu apartamento em Manhattan em uma limusine por volta  das 10:50 da noite. Eles saíram do veículo e atravessaram a arcada do prédio quando Chapman atirou em Lennon duas vezes nas costas e duas no ombro à queima-roupa. Lennon foi levado às pressas em uma viatura policial para o pronto-socorro do Hospital Roosevelt, onde foi declarado morto na chegada às 23h. Chapman evitou ir a julgamento quando ignorou o conselho de seu advogado e se declarou culpado de assassinato em segundo grau e foi condenado a 20 anos de prisão. Lennon recebeu uma Estrela na Calçada da Fama de Hollywood no dia 30 de setembro de 1988.