Paul McCartney 

 

James Paul McCartney nasceu em Liverpool no dia 18 de junho de 1942, é um cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical e cinematográfico britânico. No ano de 1957, McCartney então com quinze anos conheceu John Lennon ao assistir ao show de uma banda chamada Quarrymen. Esta seria a banda que daria origem aos The Beatles. No início, a tia de John desaprovou a amizade dos dois pois McCartney vinha da classe operária. Em 1966 os Beatles, no auge da fama, pararam de fazer shows ao vivo. Em dia 10 de abril de 1970 Paul McCartney anunciou publicamente o fim da banda em entrevista coletiva e anunciou o lançamento de seu primeiro álbum solo. O seu primeiro álbum solo, McCartney, foi lançado em 17 de abril de 1970 pela Apple Records. Ele gravou em segredo, principalmente usando equipamento básico de gravação doméstica em sua casa. Além das contribuições ocasionais de sua esposa Linda, McCartney executou o álbum inteiro sozinho. O álbum alcançou o topo das paradas por três semanas na Billboard Top LPs antes de ceder essa posição para o álbum Let It Be dos Beatles, e alcançou o segundo lugar na UK Albums ChartRam foi um álbum de Paul e Linda McCartney, lançado em 17 de maio de 1971 pela Apple Records. As sessões de gravação do álbum também renderam o single não-álbum "Another Day" que foi um sucesso.

 

Em 1971, McCartney formou a banda Wings, e lançaram o seu primeiro trabalho em 1972, Wild Life. Em 1979, os Wings partiram numa turnê ao Japão, onde McCartney foi preso por 8 dias ao desembarcar no aeroporto por porte de maconha. Era o fim da banda. O seu segundo álbum solo, McCartney II, foi lançado em 16 de maio de 1980. Como seu primeiro álbum, ele executou todos os instrumentos sozinho, enquanto Linda contribuiu com vocais adicionais. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, Tug of War, foi lançado em 26 de abril de 1982. Foi o seu primeiro álbum após o assassinato de John Lennon em 8 de dezembro de 1980. O single "Ebony and Ivory" é um dueto de McCartney e Stevie Wonder, e foi lançado como o single principal do álbum. O single alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e nos EUA. No mesmo ano, McCartney gravou uma canção com Michael Jackson "The Girl is Mine", que foi lançada no álbum Thriller de Michael. O seu quarto álbum, Pipes of Peace, foi lançado em 17 de outubro de 1983. O álbum alcançou a posição 15 na Billboard 200. O seu oitavo álbum, Flowers in the Dirt, foi lançado em 5 de junho de 1989 pela Parlophone Records, e alcançou o topo na UK Albums Chart. No ano de 1995, Paul McCartney reuniu-se com os ex-Beatles, George Harrison e Ringo Starr para a realização do álbum, The Beatles Anthology.

 

Em 1998, Linda McCartney morreu de câncer de mama. Em 1999, McCartney foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Em 11 de junho de 2002, ele se casou com a modelo Heather Mills. McCartney participou do concerto Live 8, onde protagonizou a abertura e o fechamento. Em 2006, ele se separou da modelo Heather Mills. Em 2007, o músico deixou a Capitol Records, selo com quem trabalhava havia 46 anos, para assinar com a Hear Music, uma gravadora criada pela rede Starbucks. O seu décimo quarto álbum, Memory Almost Full, foi lançado em 4 de junho de 2007 pela Hear Music, e alcançou o Top 5 no Reino Unido e nos EUA, bem como na Dinamarca, Suécia, Grécia e Noruega. No dia 9 de fevereiro de 2012, McCartney ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, tornando-se o último dos quatro Beatles a receber a homenagem. Sua estrela foi colocada fora do prédio da Capitol Records, ao lado dos membros da banda. Em setembro, ele foi considerado o cantor mais rico do mundo. O seu décimo oitavo álbum solo, McCartney III, foi lançado em 18 de dezembro de 2020 pela Capitol Records. Ele serve como uma continuação de seus álbuns solo McCartney e McCartney II, e apresenta McCartney em todos os instrumentos. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart.