Paul McCartney 

 

James Paul McCartney nasceu em Liverpool no dia 18 de junho de 1942, é um cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical e cinematográfico britânico. No ano de 1957, McCartney então com quinze anos conheceu John Lennon ao assistir ao show de uma banda chamada Quarrymen. Esta seria a banda que daria origem aos The Beatles. No início, a tia de John desaprovou a amizade dos dois pois McCartney vinha da classe operária. Em 1966 os Beatles, no auge da fama, pararam de fazer shows ao vivo. Em dia 10 de abril de 1970 Paul McCartney anunciou publicamente o fim dos Beatles em entrevista coletiva e anunciou o lançamento de seu primeiro álbum solo. Em seu primeiro álbum após o fim dos Beatles, McCartney, Paul produziu em um estúdio particular em sua casa, com Linda McCartney, sua esposa fazendo os vocais de apoio. Em 1971, McCartney lançou o single Another Day, que alcançou sucesso.

 

Em 1971, Paul McCartney voltaria a formar uma nova banda, os Wings que lançaram seu primeiro trabalho em 1972, Wild Life. Em 1979, os Wings partiram numa turnê ao Japão, onde McCartney foi preso por 8 dias ao desembarcar no aeroporto por porte de maconha. Era o fim da banda. Após a morte de John Lennon, McCartney voltou ao trabalho, mas ficou durante muito tempo sem tocar ao vivo. Ele explicou que isto era devido ao nervosismo de ser o próximo a ser assassinado. Seu primeiro álbum solo da década foi o McCartney II. A canção "Coming Up" atingiu o segundo lugar na Inglaterra e o primeiro nos Estados Unidos. O álbum seguinte, Tug of War, de 1982, McCartney cantou no álbum em dueto, com Stevie Wonder em "Ebony and Ivory". O álbum se tornou um de seus maiores sucessos em toda sua carreira solo. No mesmo ano, Paul gravou uma canção com Michael Jackson "The Girl is Mine", que foi lançada no álbum Thriller de Michael. No ano seguinte, McCartney lançou o álbum Pipes of Peace

 

No ano de 1995, Paul McCartney reuniu-se com os ex-Beatles, George Harrison e Ringo Starr para a realização de The Beatles Anthology. Em 1998, Linda McCartney morreria de câncer de mama. Em 1999 Paul foi induzido no Rock an Roll Hall of Fame. Em 11 de junho de 2002 Paul se casou com a modelo Heather Mills. Ele participou do concerto Live 8, onde protagonizou a abertura e o fechamento. Em 2006, Paul se separa da modelo Heather Mills. No entanto a batalha judicial chegou ao fim em 17 de março de 2008. Em 2007, o músico deixou a Capitol Records, selo com quem trabalhava havia 46 anos, para assinar com a Hear Music, uma gravadora criada pela rede Starbucks. Em 9 de outubro de 2011, Paul se casou com a empresária americana Nancy Shevell. Em setembro de 2012 foi considerado o cantor mais rico do mundo. 

 Rockdigital