wonder.jpeg
Stevie Wonder


Stevland Hardaway Morris nasceu em Saginaw, Michigan no dia 13 de maio de 1950, é um Ele é um um cantor e compositor americano. Gerald White levou Stevie e sua mãe até a Motown Records em 1961. Impressionado com o jovem músico, o CEO da Motown, Berry Gordy assinou contrato através de um dos selos da Motown, a Tamla Records com o nome de Little Stevie Wonder, e gravou o single, "I Call It Pretty Music, But the Old People Call It the Blues", que foi lançado no fim de 1961. O seu primeiro álbum, The Jazz Soul of Little Stevie, foi lançado em setembro de 1962. O seu segundo álbum, Tribute to Uncle Ray, foi lançado em outubro de 1962. O seu primeiro álbum ao vivo, Recorded Live: The 12 Year Old Genius, foi lançado em maio de 1963, o mesmo mês do lançamento do single "Fingertips" que liderou as paradas da Billboard Hot 100 e R&B Singles. O álbum liderou a Billboard 200. Este é o último álbum a usar o Little no nome de Stevie Wonder. O seu terceiro álbum, With a Song In My Heart, foi lançado em 1963. Com vinte e um anos, ele não renovou seu contrato com a Motown que expirou em 21 de maio de 1971. A gravadora concordou com seus pedidos de total controle criativo e direitos de suas próprias canções e Wonder retornou a Motown em Março de 1972. O seu décimo quinto álbum, Talking Book, foi lançado em 28 de outubro de 1972, e alcançou o terceiro lugar na Billboard 200.

 

O seu primeiro single do álbum, "Superstition", alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e na Singles Soul, e ganhou 2 Grammy Awards nas categorias de Melhor Performance Vocal R&B, Masculino e Melhor Música de Ritmo e Blues. O segundo single do álbum "You Are the Sunshine of My Life", também alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, e ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal Pop masculina. No lançamento do álbum, Stevie Wonder iniciou uma turnê com o Rolling Stones. Em 6 de Agosto de 1973, uma grande tora de madeira caiu sobre o carro em que estava na Carolina do Norte. Wonder sofreu graves traumatismos na cabeça e ficou em coma por quatro dias. Como resultado do acidente, Stevie teve perda parcial do olfato (Anosmia) e uma temporária perda do paladar. Apesar desse incidente, Wonder recobrou todas as suas faculdades musicais, e reapareceu em um concerto no Madison Square Garden em Março de 1974. O seu décimo sétimo álbum, Fulfillingness 'First Finale, foi lançado em 22 de julho de 1974. Foi o primeiro álbum de Wonder a alcançar o topo na Billboard 200, onde permaneceu por duas semanas, e também alcançou o topo na Billboard Soul. O álbum ganhou 3 prêmios no 16º Grammy Awards, nas categorias de Melhor Vocal Pop Masculino, Melhor Performance Vocal de Rhythm and Blues Masculino por "Boogie On Reggae Woman" e Álbum do Ano. 

 

Em 4 de Outubro de 1975, Wonder se apresentou no histórico Wonder Dream Concert em Kingston, Jamaica, num show beneficente para um instituto para cegos. Além de Stevie Wonder, os três membros originais do The Wailers, Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer se apresentaram juntos pela última vez. Wonder alcançou o topo das paradas em colaboração com Paul McCartney com o single "Ebony and Ivory" em 1982. Em 1984, Wonder lançou a trilha-sonora do filme A Dama de Vermelho, com a canção "I Just Called to Say I Love You" que ganhou um Oscar como Melhor Canção em 1985. Nesse mesmo ano, ele participou do projeto USA For Africa na canção "We Are the World", e da campanha para as vítimas da AIDS no single "That's What Friends Are For" em 1986. No dia 18 de janeiro 1989, Com apenas 38 anos, Stevie Wonder se torna a pessoa mais jovem viva a ser induzida no Rock and Roll Hall of Fame. O seu vigésimo terceiro álbum de estúdio, A Time to Love, foi lançado em 18 de outubro de 2005. O álbum alcançou o quinto lugar na Billboard 200. Em 2009, ele foi nomeado Mensageiro da Paz das Nações Unidas. Em 29 de Setembro de 2011, Wonder participou do Rock in Rio IV no Brasil. Em 2014, ele foi homenageado com a Medalha Presidencial da Liberdade. Em outubro de 2020, Wonder anunciou que tinha um novo selo vanity label lançado pela Republic Records, So What the Fuss Records, marcando a primeira vez que sua música não será lançada pela Motown Records