The Band

 

Foi uma banda canadense de rock. O Hawks, o grupo de apoio ao cantor de rockabilly Toronto Ronnie Hawkins. Levon Helm viajou com Hawkins de Arkansas para Ontário, depois Robbie Robertson, Rick Danko, Richard Manuel e Garth Hudson. No final de 1963, o grupo se separou de Hawkins devido a diferenças pessoais, e ficaram conhecidos por Levon Helm Sextet, com o saxofonista Jerry Penfound, e depois como Levon and the Hawks após a partida de Penfound. No final do verão de 1965, Bob Dylan estava procurando por uma banda de apoio para sua primeira turnê elétrica nos EUA. O Levon and the Hawks participou de uma série de shows de setembro de 1965 a maio de 1966, anunciados como Bob Dylan and the Band. A controvérsia começou no Newport Folk Festival de 1965, nos EUA, onde ele foi vaiado quando tocou instrumentos elétricos. Robertson sugeriu o nome The Band. Seu primeiro álbum, Music from Big Pink, foi lançado em 1 de julho de 1968 pela Capitol Records. A canção "The Weight" foi utilizada no filme Easy Rider, e se tornou uma das músicas mais conhecidas da banda. A banda saiu em turnê, e a sua primeira aparição ao vivo foi na Stony Brook University, na primavera de 1969.

No verão, a The Band se apresentou no Woodstock Festival, e naquele ano eles se apresentaram com Dylan no Festival da Ilha de Wight no Reino Unido. O seu primeiro álbum ao vivo, Rock of Ages, foi lançado em 15 de agosto de 1972, e alcançou o sexto lugar na Billboard 200. A The Band apoiou Dylan no álbum Planet Waves, lançado em 17 de janeiro de 1974. O álbum foi lançado simultaneamente com a turnê conjunta de 1974. Mais tarde naquele ano, o álbum ao vivo, Before the Flood, foi lançado, documentando a turnê com Dylan. O seu sexto álbum, Northern Lights - Southern Cross, foi lançado em 1 de novembro de 1975. Em 1976, Os membros estavam todos envolvidos em seus próprios interesses e o grupo parou de fazer turnês. A banda marcou o fim de seus dias com o lançamento do filme The Last Waltz, dirigido por Martin Scorsese, do seu concerto de despedida no Winterland Ballroom em San Francisco, Califórnia, e contou com uma grande lista de convidados como Ronnie Hawkins e Bob Dylan. O seu sétimo álbum, Islands, foi lançado em 15 de março de 1977, e foi o último com a formação original da banda.

 

Em 1983, a banda retomou a turnê, embora sem Robertson. Após uma apresentação em Winter Park, Flórida, em 4 de março de 1986, Manuel cometeu suicídio, aos 42 anos, em seu quarto de motel. A sua vaga foi preenchida por Richard Bell ex-membro da Full Tilt Boogie Band da Janis Joplin. A banda foi induzida no Canadian Music Hall of Fame no 1989 Juno Awards, onde Robertson se reuniu com os membros originais Danko e Hudson. A banda apareceu no concerto de 30 anos de Bob Dylan em Nova York em outubro de 1992. O seu oitavo álbum, Jericho, foi lançado em 2 de novembro de 1993, sem Robbie Robertson. A banda se apresentou no Woodstock '94. Mais tarde naquele ano, Robertson apareceu com Danko e Hudson na indução da banda no Rock and Roll Hall of Fame. Helm não compareceu. O se décimo álbum, Jubilation, foi lançado em 15 de setembro de 1998. Em 10 de dezembro de 1999, Rick Danko morreu dormindo aos 56 anos. Após sua morte, a banda se separou para sempre. Richard Bell morreu de mieloma múltiplo em junho de 2007. Em 17 de abril de 2012, foi anunciado no site oficial de Helm que ele estava nos estágios finais do câncer, Levon Helm morreu dois dias depois. 

 Rockdigital