Full Tilt Boogie Band

Foi uma banda de rock canadense. John Till tocou em bandas locais até o início dos anos 1960, quando foi escolhido para tocar na banda de Ronnie Hawkins, a The Hawks, como membro do grupo And Many Others, após a saída da banda anterior de Hawkins, que ganharia fama como a The Band, que haviam saído para fazer turnê com Bob Dylan. Após uma turnê com Hawkins, ele demitiu a banda inteira no início de 1970, e eles se renomearam Crowbar. Bell deixou a Crowbar logo depois disso para se juntar à Full Tilt Boogie Band e eles se mudaram para Nova York para tentar se estabelecer como músicos no mercado americano. Till liderou o grupo como um projeto paralelo de seus shows habituais como músico de estúdio em Nova York. Como Till, os outros membros do Full Tillt eram canadenses. A banda era composta por Till na guitarra, o pianista Richard Bell, o baixista Brad Campbell, o baterista Clark Pierson e o organista Ken Pearson. Quando a gerência de Janis Joplin a convenceu a dispensar a Big Brother and the Holding Company.

 

A sua gravadora reuniu um novo grupo de músicos para ela. Esse grupo, apelidado de Kozmic Blues Band, consistia em Till e vários outros membros da Full Tillt Boogie Band. Janis não estava feliz em fazer turnê com alguns dos membros do grupo. Devido as críticas decepcionantes de seu álbum, I Got Dem Ol 'Kozmic Blues Again Mama!, lançado em 11 setembro de 1969, levou-a a se desfazer de todos no grupo, exceto Till, que logo convenceu Janis a contratar a Full Tillt Boogie Band, criando assim a sua banda de apoio. Janis teve um papel mais ativo na montagem da Full Tilt Boogie Band do que na Kozmic Blues Band, e ela acreditava que contratar o restante da banda de Till lhe daria o estilo de boogie que ela precisava para apoiá-la. O Full Tilt tocou sua primeira sessão com Janis em 4 de abril de 1970, nos estúdios Fillmore West em San Francisco e começou a turnê em maio de 1970. De 28 de junho a 4 de julho de 1970, ela e o Full Tilt se juntaram a vários artistas na Turnê do Festival Express pelo Canadá. 

 

A última apresentação pública da Full Tilt Boogie Band ocorreu em 12 de agosto de 1970, no Harvard Stadium em Boston, Massachusetts. A banda se apresentou com amplificadores de som improvisado devido o roubo de seu equipamento em Boston. Em setembro de 1970, a Full Tilt e a Janis começaram a gravar o seu segundo álbum solo em Los Angeles. Janis Joplin morreu de overdose acidental de heroína no dia 4 de outubro de 1970, aos 27 anos. Embora ela tenha morrido antes de todas as faixas estarem totalmente completas, ainda havia material utilizável suficiente para compilar o álbum Pearl, que foi lançado postumamente no dia 11 de janeiro de 1971, pouco mais de três meses após a sua morte. O álbum alcançou o topo na Billboard 200. O single da versão de "Me and Bobby McGee" do álbum, alcançou o topo na Billboard Hot 100.

 Rockdigital