Kozmic Blues Band

Foi uma banda americana de rock psicodélico. Depois que Janis Joplin se separou da Big Brother and Holding Company, ela formou um nova banda de apoio, inspirado nas bandas clássicas de soul music, chamada Kozmic Blues Band composto por músicos como o tecladista Stephen Ryder e o saxofonista Cornelius "Snooky" Flowers, bem como o guitarrista Sam Andrew da Big Brother e o baixista Brad Campbell. A banda foi influenciada pelo rhythm and blues dos artistas da gravadora Stax-Volt da década de 1960, como Otis Redding e Bar-Kays. Janis se apresentou com a Kozmic Blues Band na Europa, onde se apresentaram em Frankfurt, em Estocolmo e Londres no Royal Albert Hall. Depois de aparecer na TV alemã, a Kozmic Blues Band se apresentou em vários programas de TV americana com Janis, como no This Is Tom Jones, onde tocaram "Little Girl Blue" e "Raise Your Hand", este último com Tom Jones cantando um dueto com Janis. Em um episódio de The Dick Cavett Show, eles tocaram "Try (Just A Little Bit Harder)", bem como "To Love Somebody". 

 

No início de 1969, Janis gastava muito em heroína por dia, embora esforços fossem feitos para mantê-la limpa durante a gravação do seu próximo álbum. O produtor Gabriel Mekler, tinha vivido em sua casa durante as sessões de gravação de junho de 1969 com sua insistência para mantê-la longe das drogas. A Columbia Records lançou "Kozmic Blues" como um single, que chegou a posição 41 na Billboard Hot 100, e uma versão ao vivo de "Raise Your Hand", que foi lançada como single na Alemanha e se tornou um hit Top 10. O seu álbum, I Got Dem Ol 'Kozmic Blues Again Mama!, foi lançado em setembro de 1969 e alcançou a posição 5 na Billboard 200. Janis se apresentou no Festival de Woodstock no domingo, dia 17 de agosto de 1969, depois do Creedence Clearwater Revival. Durante o seu desempenho, a voz de Janis se tornou ligeiramente rouca e sibilante, e ela lutou para dançar, devido o uso de heroína e álcool. 

 

Sua apresentação não foi incluída, por sua própria insistência no documentário de 1970 e na trilha sonora de Woodstock: Music from the Original Soundtrack and More. O guitarrista Sam Andrew, saiu da Kozmic Blues no final do verão de 1969 e retornou ao Big Brother and Holding Company. No final do ano, a Kozmic Blues Band se separou. Seu último show com Janis Joplin foi no Madison Square Garden com Johnny Winter e Paul Butterfield no dia 19 de dezembro. Em fevereiro de 1970, Janis viajou para o Brasil. No seu retorno para os EUA, ela formou uma nova banda de apoio, a The Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o lançamento póstumo do álbum, Pearl, lançado em 1971, que se tornou o álbum mais vendido de sua curta carreira e apresentou seu maior hit single "Me e Bobby McGee", uma versão de Kris Kristofferson, e "Mercedes-Benz", escrito por Janis e pelo poeta beat Michael McClure. Pouco depois, durante as sessões de gravação do álbum, Janis Joplin morreu de uma overdose de heroína e álcool excepcionalmente pura, em 4 de outubro de 1970, no Landmark Motor Hotel, em Hollywood, Califórnia, com apenas 27 anos. 

 Rockdigital