top of page
creedence.jpg
CCR - Bad Moon Rising
00:00 / 00:25
 

Foi uma banda americana de Blues Rock. Em 1959, John Fogerty, Doug Clifford e Stu Cook se conheceram na Portola Junior High School em El Cerrito, na Califórnia, e formaram a banda Blue Velvets, que apoiava o irmão mais velho de John, Tom Fogerty, em gravações e apresentações antes de ele se juntar à banda. Em 1964, eles assinaram com a gravadora independente Fantasy Records. Para o primeiro lançamento da banda, o co-proprietário da gravadora, Max Weiss, os renomeou como Vision e depois, the Golliwogs. John Fogerty eventualmente assumiu o controle da banda cantando os vocais principais e se tornando um multi-instrumentista. Em 1967, Saul Zaentz comprou a Fantasy Records e ofereceu à banda a chance de gravar um álbum. O nome Creedence Clearwater Revival (CCR) foi adotado em janeiro de 1968, e começou a se apresentar regularmente em clubes e locais da área de São Francisco. Mais tarde naquele ano, a banda começou a fazer turnês pelos EUA e fez suas primeiras aparições na cidade de Nova York, no Fillmore East. O seu primeiro álbum, Creedence Clearwater Revival, foi lançado em 28 de maio de 1968 pela Fantasy Records. Em 1968, as rádio AM dos EUA começaram a tocar o cover de "Susie Q" de 1956, que foi o segundo single da banda, e o primeiro a alcançar o Top 40 na Billboard Hot 100, na posição 11. 

 

O seu segundo álbum, Bayou Country, foi lançado em 15 de janeiro de 1969. O álbum alcançou a sétima posição na Billboard 200. O single "Proud Mary" alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100Em abril de 1969, o single "Bad Moon Rising", alcançou a segunda posição nos EUA. No Reino Unido, o single passou 3 semanas no topo na UK Singles Charts, se tornando o único single número 1 da banda no Reino Unido. O seu terceiro álbum, Green River, foi lançado em 7 de agosto de 1969, e foi o primeiro álbum a chegar ao topo da Billboard 200. A CCR se apresentou em julho no Atlanta Pop Festival e em agosto no Woodstock Festival. Em fevereiro de 1970, a CCR foi destaque na capa da Rolling Stone. O seu quinto álbum, Cosmo's Factory, foi lançado em 8 de julho de 1970 e foi o seu álbum mais vendido, alcançando o topo na Billboard 200. O seu exto álbum, Pendulum, foi lançado em 9 de dezembro de 1970. Nesse período, John estava sendo excessivamente controlador e dominador. Tom Fogerty se demitiu da CCR no início de 1971, e seguiu carreira solo. O seu sétimo álbum, Mardi Gras, foi lançado em 11 abril de 1972. Cada membro cantou os vocais principais nas canções que escreveram. As vendas do álbum foram mais fracas do que os álbuns anteriores, alcançando a posição 11 na Billboard 200A CCR embarcou em uma turnê pelos EUA. No entanto, em 16 de outubro de 1972, após o término da turnê, a Fantasy Records e a banda anunciaram oficialmente sua separação.

 

A CCR nunca se reuniu formalmente após a separação. Em 1973, John Fogerty iniciou sua carreira solo. A formação original da CCR se reuniu apenas uma vez para uma apresentação, no casamento de Tom Fogerty em 19 de outubro de 1980. Em 1983, John, Cook e Clifford tocaram na 20ª reunião da El Cerrito High School, mas como sua encarnação original da Blue Velvets. Em 19 de fevereiro de 1987, no Palomino Club, em Los Angeles, em um show beneficente para veteranos do Vietnã no Dia da Independência, John Fogerty cantou pela primeira vez os sucessos da CCR. Ele se aposentou da música no final da década de 1980. Em setembro de 1990, Tom Fogerty faleceu em sua casa em Scottsdale, Arizona, devido a uma complicação da AIDS, contraída por meio de uma transfusão de sangue contaminado que recebeu durante uma cirurgia nas costas. A CCR foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 1993. Em 1995, a Creedence Clearwater Revisited foi formada por Cook e Clifford. Uma liminar de John em 1997 forçou a Revisited a mudar temporariamente seu nome para Cosmo's Factory, mas os tribunais posteriormente decidiram a favor de Cook e Clifford. John retornou á sua carreira solo no mesmo ano. Em setembro de 2017, Clifford novamente descartou qualquer chance de Cook e ele se reunirem com John Fogerty. O Creedence Clearwater Revisited continua apresentando os clássicos da banda original. 

 

Creedence Clearwater Revival

bottom of page