top of page
jwinter.jpg
Johnny Winter - Jumpin Jack Flash
00:00 / 00:25
r.i.p.png
Johnny Winter

John Dawson Winter III nasceu no dia 23 de Fevereiro de 1944 em Beaumont, no Texas. Foi um guitarrista americano e cantor de blues. Johnny e seu irmão Edgar, ambos nasceram com albinismo. Sua carreira de gravação começou aos quinze anos, quando sua banda Johnny and the Jammers lançaram "School Day Blues" em uma gravadora de Houston. O seu primeiro álbum, The Progressive Blues Experiment, foi lançado em 1968 pela Sonobeat Records, e foi gravado em agosto no Vulcan Gas Company, um clube musical de Austin, com Tommy Shannon no baixo e John "Red" Turner na bateria. Mike Bloomfield convidou-o para cantar e tocar uma música durante um concerto de Bloomfield e Al Kooper no Fillmore East em Nova York em 1968. Os representantes da Columbia Records estavam no concerto. Winter tocou e cantou "It's My Own Fault", de B.B. KingWinter assinou com a Columbia, e os direitos do álbum foram vendidos para a Imperial Records, que relançou o primeiro álbum em março de 1969, com uma nova capa, que alcançou a posição 40 na Billboard 200. O seu segundo álbum, Johnny Winter, foi lançado em 15 de abril de 1969, e alcançou a posição 24 na Billboard 200. No mesmo ano, o trio de Winter excursionou e se apresentou em diversos festivais de rock, incluindo o Festival de Woodstock. O seu terceiro álbum, Second Winter, foi lançado em Nashville em 1969. O álbum teve somente três lados gravados, com o quarto lado ficou em branco.

 

Também nessa época, Winter começou um romance, embora de curta duração com Janis Joplin, e fizeram um concerto no Madison Square Garden, em Nova York. Em 1970, Edgar Winter lançou o álbum solo, Entrance, e formou a Edgar Winter's White Trash, e o seu trio original se dissolveu. Johnny Winter formou então uma nova banda com os restos da banda The McCoys. Originalmente chamado Johnny Winter and the McCoys, e depois foi encurtado para Johnny Winter And. O seu álbum ao vivo, Live Johnny Winter And, foi lançado em março de 1971, e gravado no outono de 1970 no Fillmore East e no Pirate's World em Dania, Flórida. A versão de "Jumpin' Jack Flash" alcançou a posição 89 na Billboard Hot 100 em 1971, a sua melhor colocação nas paradas. Winter se afundou em dependência de heroína nesse período. Depois que ele procurou tratamento, e se recuperou do vicio. Em 1973, ele retornou à cena musical. O seu quinto álbum, Still Alive and Well, foi lançado em março de 1973. Em 1977, depois que Muddy Waters saiu da sua gravadora, Winter o trouxe para o estúdio e gravou o álbum, Hard Again pela Blue Sky Records, um rótulo criado por Winter e distribuído pela Columbia. Winter produziu para Muddy Waters, o álbum, I'm Ready com Big Walter Horton na gaita e King Bee, e também o álbum ao vivo, Muddy "Mississippi" Waters - Live. A parceria ganhou 3 prêmios Grammy Awards para o álbum ao vivo e um para o seu álbum, Nothin 'But the Blues, lançado em agosto de 1977 pela Blue Sky Records, com apoio de membros da banda de Muddy Waters.

 

Em 1988, ele foi incluído no Blues Hall of Fame, o primeiro artista não-afro-americano a ser incluído no Hall. Após o seu tempo com a Blue Sky Records, Winter começou a gravar para vários rótulos, incluindo a Alligator, Point Blank e Virgin. Winter começou uma série anual de álbuns ao vivo, Live Bootleg Series Vol. 1, lançado em 2007. Em 2007 e 2010, Winter se apresentou com Eric Clapton no Crossroads Guitar Festival. O álbum ao vivo, Live from Japan, foi lançado em abril de 2015, e foi gravado no Zepp Music Hall em Tóquio em 15 de abril de 2011. O álbum alcançou o Top 10 na Billboard Blues Albums. Winter também se apresentou com o The Allman Brothers  no Beacon Theatre, em Nova York, no 40º aniversário da banda. No dia 16 de julho de 2014. Johnny Winter foi encontrado morto em seu quarto de hotel perto de Zurique, na Suíça, dois dias depois de sua última performance no Festival de Blues Cahors na França, na idade de 70. De acordo com seu amigo o guitarrista e produtor Paul Nelson, Winter faleceu de enfisema combinado com pneumonia. Seu último álbum de estúdio, Step Back com aparições de diversos músicos, foi lançado em 2 de Setembro de 2014. O álbum alcançou a posição 17 na Billboard 200, e ganhou o Grammy Awards na categoria de Best Blues Album. O álbum também ganhou o Blues Music Awards de 2015 na categoria de Best Rock Blues Album. O seu último álbum da série, Live Bootleg Series Vol. 14: It's Johnny's Birthday, foi lançado em 2018.

bottom of page