janis.jpg
Janis Joplin - Summertime
Janis Joplin

 

Janis Lyn Joplin, nasceu em Port Arthur, 19 de janeiro de 1943. Foi uma cantora e compositora norte-americana. Joplin foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos. Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat. Mudou-se do Texas para San Francisco em 1963. Passou a morar no bairro de North Beach e a trabalhar como cantora folk. Nessa época, ela intensificou o uso de drogas e passou a usar heroína. Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar do vício das drogas, ela voltou para San Francisco em 1966, onde seu interesse pelo blues a aproximou do grupo Big Brother & The Holding Company. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records. O primeiro álbum da banda, Joplin, Big Brother & the Holding Company, foi gravado durante três dias em dezembro de 1966, e foi lançado em 23 de agosto de 1967. Logo após o grande sucesso da banda no Monterey Pop Festival, com uma versão da canção "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Joplin. A Columbia Records assumiu o contrato da banda e relançou o álbum, adicionando duas faixas extras e colocando o nome de Joplin na capa. Várias faixas do álbum foram lançadas como singles, sendo a de maior sucesso "Down on Me" em seu segundo lançamento, em 1968. 

 

O seu segundo álbum da banda, Cheap Thrills, foi lançado em 12 de agosto de 1968. Foi seu último álbum com Joplin como vocalista antes de ela começar uma carreira solo. Para o álbum, a banda e o produtor John Simon incorporaram gravações do ruído da multidão para dar a impressão de um álbum ao vivo, que foi posteriormente confundido pelos ouvintes. Apenas a canção "Ball and Chain" foi realmente gravado em show no Winterland Ballroom. A canção "Piece of my heart", alcançou a posição 12 na Billboard Hot 100. Ao sair da banda no final de 1968, Janis formou a Kozmic Blues Band, que a acompanhou no Festival de Woodstock. Com a banda, ela gravou o seu primeiro álbum solo, I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!, que foi lançado em 11 de setembro de 1969, e foi premiado como Disco de Ouro. A banda se separou, e Joplin formou, então, a Full Tilt Boogie Band, e começou a gravar o seu segundo álbum solo. No dia 3 de outubro de 1970, Joplin visitou o estúdio Sunset Sound Recorders, em Los Angeles, na Califórnia, para ouvir o instrumental da música "Buried Alive in the Blues". A gravação dos vocais de Joplin estava agendada para o dia seguinte. À noite, ela foi para o hotel. No dia das gravações, ela não apareceu no estúdio. Então, John Cooke o empresário da banda foi até o hotel, onde a encontrou morta, vítima de overdose de heroína possivelmente combinada com efeitos do álcool. Sua morte ocorreu quando ela tinha apenas 27 anos. 

 

O seu segundo e último álbum solo, Pearl, foi lançado em 11 de janeiro de 1971 pela Columbia Records, três meses após sua morte. O álbum alcançou o topo na Billboard 200, mantendo esse lugar por nove semanas. A sua versão da canção "Me and Bobby McGee" liderou as paradas da Billboard Hot 100. O seu álbum ao vivo, In Concert, foi lançado em 1972, de forma póstuma, como um álbum duplo. O primeiro registro contém apresentações com a Big Brother & The Holding Company e o segundo com a Full Tilt Boogie Band, gravado em vários locais em 1968 e 1970. Em 1995, Joplin foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2 de junho de 1998, foi lançado o álbum ao vivo, Live at Winterland '68, de Joplin com a Big Brother & The Holding Company que foi gravado no Winterland Ballroom em 12 e 13 de abril de 1968, numa turnê pela Costa Leste dos EUA. Em 2005, ela recebeu o Grammy Awards pelo conjunto de sua obra. O álbum ao vivo, Live at the Carousel Ballroom 1968, da Big Brother & The Holding Company com Joplin, foi gravado por Owsley Stanley em 1968 e lançado em 12 de março de 2012 pela Columbia e Legacy, no aniversário de um ano da morte de Stanley em um acidente automobilístico. Em 4 de novembro de 2013, Joplin foi premiada com a 2.510ª estrela na Calçada da Fama de Hollywood por suas contribuições para a indústria musical. Sua estrela está localizada na 6752 Hollywood Boulevard, em frente ao Musicians Institute.