top of page
bigbrother.jpg
Big Brother... - Summertime
00:00 / 00:25

 

É uma banda americana de Blues RockPeter Albin, um guitarrista que havia tocado com Jerry Garcia e Ron McKernan, futuros fundadores do Grateful Dead, conheceram Sam Andrew, um guitarrista profissional de Jazz e com formação clássica. Depois de tocar juntos na casa de Albin, Andrew sugeriu que formassem uma banda. Os dois se aproximaram do guitarrista James Gurley, e o trio tocava em jam sessions organizadas pelo empresário Chet Helms em 1965. Helms se encontrou com o baterista Chuck Jones, e a Big Brother and the Holding Company foi formada. O seu primeiro show foi no Trips Festival em janeiro de 1966. O Big Brother se tornou a banda da casa do Avalon Ballroom, tocando um estilo de Rock Progressivo instrumental. Sentindo a necessidade de um vocalista forte, Helms entrou em contato com Janis Joplin, que viajou para São Francisco e estreou com a Big Brother no Avalon no dia 10 de junho de 1966. Levou um tempo para alguns dos seguidores da banda aceitar a nova cantora e seu atual namorado, o tecladista Stephen Ryder. Em setembro de 1966, a Big Brother assinou um contrato com a Mainstream Records. Uma das primeiras performances da banda foi em 1967 no Mantra-Rock Dance, um evento musical realizado em 29 de janeiro de 1967 no Avalon Ballroom pelos Hare Krishnas de San FranciscoO desempenho histórico da banda no Monterey Pop Festival em junho de 1967 atraiu a atenção nacional e internacional.

 

O seu primeiro álbum, Big Brother & The Holding Company, foi lançado em agosto de 1967. O álbum estreou na posição 60 na Billboard 200, e ficou durante 30 semanas. A Big Brother foi a primeira banda a tocar no Fillmore East, em Nova York, no dia 8 de março de 1968. O seu segundo álbum, inicialmente chamado, Sex, Dope e Cheap Thrills, mas a Columbia Records pediu para encurtá-lo apenas para Cheap Thrills, foi lançado em novembro de 1968. O álbum alcançou o topo na Billboard 200. As canções "Summertime", "Piece of My Heart" e "Ball and Chain" se destacaram no álbum. No final do verão de 1968, Janis Joplin anunciou que ela deixaria a Big Brother no outono daquele ano. Andrew e Ryder também deixaram a banda para se juntar a Joplin em seu novo projeto. Ela tocou com a Big Brother até o dia 1 de dezembro de 1968, no concerto Family Dog Benefit em San Francisco. 3 semanas depois, ela e Andrew tocaram em Memphis pela primeira vez com a sua nova banda, mais tarde chamada Kozmic Blues Band. A Big Brother voltou no outono de 1969 com a mesma formação, exceto Joplin. Eles se juntaram com Nick Gravenites nos vocais, Dave Schallock na guitarra e Kathi McDonald também nos vocais. O seu terceiro álbum, Be a Brother, foi lançado em 1970. Janis Joplin faleceu no dia 4 de outubro de 1970, com 27 anos em Los Angeles, na Califórnia, devido a uma overdose de heroína.

 

O seu quarto álbum de estúdio, How Hard It Is, foi lançado em 1971. A banda permaneceu até 1972, e se dissolveu em meio ao uso de drogas, perda de gerenciamento, falta de shows e disputas internas. Eles se reuniram uma vez para tocar "The Tribal Stomp" em 1978 no Teatro Grego, em Berkeley. A sua última encarnação começou em 1987 com a maioria de sua formação clássica. Gurley partiu em 1997 e foi substituído por Tom Finch. O seu quinto álbum, Do What You Love, foi lançado em 1999, com Lisa Battle como vocalista. O seu sexto álbum ao vivo, Hold Me, foi lançado em 2006, com Sophia Ramos nos vocais e Chad Quist na guitarra. Em 2007, o álbum Cheap Thrills foi incluído ao Grammy Hall of FameBen Nieves substituiu Finch como guitarrista em 2008. O ex-guitarrista James Gurley faleceu no dia 20 de dezembro de 2009 de um ataque cardíaco, apenas dois dias antes de completar 70 anos. A Big Brother teve diversas vocalistas. Cathy Richardson tornou-se a vocalista oficial da banda em 2011. Sam Andrew faleceu no dia 12 de fevereiro de 2015, devido a um ataque cardíaco que sofreu dez semanas antes. O álbum ao vivo, Live at the Carousel Ballroom 1968, foi lançado em março de 2012 pela Columbia and Legacy. O álbum ao vivo do Big Brother com participação de Janis Joplin foi gravado por Owsley Stanley em 1968 e lançado no aniversário de um ano de sua morte em um acidente automobilístico. 

 

Big Brother and the Holding Company
bottom of page