Grateful Dead

Foi uma banda norte-americana de rock. O guitarrista Jerry Garcia começou a tocar guitarra aos 15 anos, passou nove meses no Exército em 1959, em seguida, mudou-se para Palo Alto, Califórnia. Em 1962 ele comprou um banjo e começou a tocar em bandas de folk e bluegrass e em 1964 ele era um membro da Mother McCree's Uptown Jug Champions. Com Bob Weir, Ron "Pigpen" McKernan, Bill Kreutzmann, e Phil Lesh, eles eram conhecidos como os Warlocks. O grupo rapidamente mudou seu nome depois de descobrir que uma outra banda com o mesmo nome havia assinado um contrato de gravação. Grateful Dead é o nome de uma oração egípcia que Garcia tirou de um dicionário. O primeiro show com o novo nome foi em San Jose, Califórnia no dia 4 de dezembro de 1965, no Acid Tests de Ken Kesey, local em que havia uma série de festas com LSD e diversos eventos realizados antes da droga ter sido banida. Em janeiro de 1966, o Grateful Dead tocou na Trips Festival, um dos primeiros concertos de rock psicodélico. A MGM assinou com a banda em 1966, e fez algumas gravações medíocres. A carreira de gravação oficial do Dead começou quando a Warner Bros. assinou com a banda.

 

O seu álbum de estreia The Grateful Dead foi lançado em 1967. A banda se apresentou no Festival Pop de Monterey em 1967 e no Festival de Woodstock em 1969. American Beauty é um álbum lançado em 1970. Em 1973, o Dead tocou para mais de meio milhão de pessoas em Watkins Glen, Nova York, em um projeto de lei com a banda The Allman Brothers. O grupo formou sua própria Grateful Dead Records e uma subsidiária. O álbum Europe de 1972 foi o último álbum com o tecladista Pigpen, um bêbado, que morreu em 1973 de doença hepática. Keith Godchaux tocou piano até 1979, quando foi substituído por Brent Mydland. No ano seguinte, Keith Godchaux morreu em um acidente de carro em Marin County. Em 1974, o Dead dissolveu temporariamente enquanto os membros seguiram projetos individuais, mas o grupo retomou a turnê em 1976. Depois de assinar com a Arista. A banda celebrou o seu 15º aniversário com o lançamento de mais dois álbuns ao vivo, incluindo o álbum duplo acústico, Reckoning em 1981 e ficou na posição 43 no Pop Álbum da Billboard. A banda teve um hiato sem gravar até 1987, período em que os Dead excursionou com Bob Dylan. Garcia entrou em colapso com coma diabético quase fatal causada por uso de drogas.

 

Uma vez que ele se recuperou, os Dead fizeram um retorno triunfal com o álbum, In the Dark, seu primeiro trabalho no Top 10, na posição 9 da Billboard 200, produzindo a canção "Touch of Grey" sua primeira e única Top 10. Em Julho de 1990 Brent Mydland morreu de uma overdose de cocaína e morfina injetada. Ele foi substituído por Vince Welnick. Doze membros do Grateful Dead, os onze membros oficiais, mais o letrista Robert Hunter, foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1994, e Bruce Hornsby foi o apresentador. Em 9 de julho de 1995, Jerry Garcia tocou seu último show com o Grateful Dead e um mês depois, ele morreu durante o sono no Serenity Knolls, um centro de reabilitação, devido a sua longa dependência de heroína. A causa da morte foi um ataque cardíaco. Pouco tempo depois, bandeiras foram hasteadas a meio-mastro na San Francisco City Hall para marcar a passagem de uma era. Quatro meses depois, a banda se aposentou oficialmente. Em 1998, eles formaram uma banda chamada the Other Ones e em 2003, mudou seu nome para The Dead. O Grateful Dead fez no dia 05 julho de 2015 a sua última apresentação no estádio Soldier Field, em Chicago. Robert Hunter, o letrista do Grateful Dead, morreu no dia 23 de setembro de 2019 em sua casa, na Califórnia, aos 78 anos.

 Rockdigital