Foi uma banda americana de rock. Em 1982, Bruce Hornsby se juntou à banda Ambrosia para o seu último álbum, Road Island. Depois que o Ambrosia se separou, ele e o baixista Joe Puerta se apresentaram como membros da banda de turnê de Sheena Easton. Em 1984, ele formou a Bruce Hornsby and the Range, com os guitarristas David Mansfield e George Marinelli, o baixista Joe Puerta e o baterista John Molo. A banda assinou um contrato com a RCA Records em 1985. A banda lançou o single "The Way It Is" que alcançou o topo na Billboard Hot 100 em 1986. O seu primeiro álbum, The Way It Is, foi lançado em 30 de setembro de 1986. 

 

A Bruce Hornsby and  the Range ganhou o Grammy de Melhor Artista Novo em 1987. O seu segundo álbum, Scenes From The Southside, foi lançado em 3 de maio de 1988. Peter Harris substituiu Mansfield. O single "The Valley Road" alcançou a posição 5 na Billboard Hot 100. O álbum alcançou o topo na parada de álbuns de rock da Billboard. No mesmo ano, Hornsby apareceu no palco com o Grateful Dead, uma colaboração recorrente que continuou até o fim da banda como convidado tocando acordeão ou sintetizador. Em 1989, ele se apresentou pela primeira vez no Telluride Bluegrass Festival.

 

O seu terceiro álbum da banda, A Night On The Town, foi lançado em 25 de maio de 1990. O álbum apresenta o último single de sucesso da banda, "Across the River", que passou uma semana no topo na Billboard Album Rock Tracks e alcançou o número 18 na Billboard Hot 100. Após o final da turnê de três semanas do álbum em 1991, Hornsby se desfez da banda para entrar em uma nova fase de sua carreira. O baterista John Molo continuou a se apresentar regularmente com Hornsby por mais alguns anos. Hornsby lançou seu primeiro álbum solo, Harbor Lights, em 1993. 

Bruce Hornsby and the Range

 Rockdigital