Bruce Hornsby

Bruce Randall Hornsby nasceu em Williamsburg, Virgínia, EUA no dia em 23 de novembro de 1954. É um cantor, compositor e pianista americano. Na primavera de 1974, o irmão mais velho de Hornsby, Bobby formou a banda Bobby Hi-Test and the Octane Kids para tocar em festas de fraternidade, apresentando Bruce no piano elétrico e nos vocais. Após sua graduação, Bruce retornou à sua cidade natal, Williamsburg, e tocou em clubes e bares locais. Em 1980, ele tocou em Los Angeles como um músico de sessão. Em 1982, Bruce se juntou à banda Ambrosia para seu último álbum, Road Island. Depois que o Ambrosia se separou, ele e o baixista Joe Puerta se apresentaram como membros da banda de turnê de Sheena Easton. Em 1984, ele formou a Bruce Hornsby and the RangeEm 1988, Hornsby apareceu no palco com o Grateful Dead, numa colaboração recorrente como convidado que continuou até a dissolução da banda. Ele também reformulou seu hit "The Valley Road" com a Nitty Gritty Dirt Band no álbum Will the Circle Be Unbroken: Volume Two. A música ganhou o Grammy Awards de 1990 de Melhor Gravação Bluegrass.

 

Após uma turnê final de três semanas em 1991, Hornsby se desfez da Bruce Hornsby and the Range para entrar em uma nova fase de sua carreira. O seu primeiro álbum solo, Harbor Lights, em 6 de abril de 1993. Ele garantiu o seu terceiro Grammy Awards em 1993 como Melhor Instrumental Pop para "Barcelona Mona". Hornsby fez mais de 100 shows com o Grateful Dead de 1988 até a morte de Jerry Garcia em 1995. O seu segundo álbum solo, Hot House, foi lançado em 18 de julho de 1995. Hornsby trabalhou em seguida com vários projetos de reforma do Grateful Dead, incluindo vários Festivais Furthur e a formação definitiva da banda The Other Ones, que resultou no lançamento do álbum ao vivo, The Strange Remain. O seu terceiro álbum, Spirit Trail, lançado como um álbum duplo, lançado em 13 de outubro de 1998.  Ele se apresentou como parte do The Other Ones em 1998 e 2000 e, ocasionalmente, participou com o The Dead. O seu oitavo álbum, Big Swing Face, foi lançado em 25 de junho de 2002, com a sua banda de turnê, a The Noisemakers

 

O seu nono álbum, Halcyon Days, foi lançado em 17 de agosto de 2004 pela Columbia Records. O álbum foi gravado com a banda Noisemakers. Em 2005 ele participou de Comes a Time, um concerto em homenagem a Jerry Garcia. Em março de 2007, Hornsby se uniu a Ricky Skaggs para produzir um álbum de bluegrass, Ricky Skaggs & Bruce Hornsby, e tocou várias datas da turnê juntos. Em 15 de setembro de 2009, Bruce Hornsby e o Noisemakers lançaram seu décimo álbum, Levitate. Em maio de 2011, foi lançado o álbum ao vivo com a banda, Bride of the Noisemakers. Ele se reuniu com os membros sobreviventes do Grateful Dead no Levi's Stadium em Santa Clara, Califórnia. O seu primeiro álbum solo ao vivo, Solo Concerts, lançado em agosto de 2014. Hornsby fez parte dos shows de despedida e reunião do Grateful Dead em junho e julho de 2015, ao lado dos membros sobreviventes originais. O seu décimo primeiro álbum, Rehab Reunion, com a The Noisemakers, e foi lançado em 17 de junho de 2016 pela 429 Records. O seu décimo primeiro álbum, Absolute Zero, foi lançado em 12 de abril de 2019.

 Rockdigital