The Allman Brothers Band
Foi uma banda de Southern Rock. Duane Allman e seu irmão mais novo Gregg formaram a sua primeira banda, a The Escorts, que evoluíram para o Allman Joys em meados da década de 1960. Em 1967, a banda passou algum tempo em St. Louis e foram renomeados para Hour Glass, com dois álbuns sem sucesso pela Liberty Records. Duane seguiu uma carreira como músico de sessão, enquanto Gregg ficou para trás em Hollywood, vinculado a obrigações contratuais com a Liberty. Os dois produziram uma demo com uma banda que incluía o baterista Butch Trucks. Duane gravou o single "Hey Jude" dos Beatles, no filme de Wilson Pickett, que alcançou a posição 23 nas paradas nacionais. Duane recrutou Jaimoe e convidou o baixista Berry Oakley. Dickey Betts se tornou o segundo guitarrista da banda, enquanto Butch Trucks se tornou o segundo baterista. Reese Wynans assumiu os teclados, e Duane, Oakley e Betts nos vocais. Gregg deixou Los Angeles e entrou no ensaio da banda em 26 de março de 1969. Quatro dias depois, a banda fez sua estréia no Jacksonville Armory como Allman Brothers Band. A banda se mudou para Macon, na Geórgia. Suas primeiras apresentações fora do sul foram nos dias 30 e 31 de maio em Boston, abrindo para o Velvet Underground.
O seu primeiro álbum, The Allman Brothers Band, foi lançado em novembro de 1969 pela Atco e a Capricorn Records. O seu segundo álbum, Idlewild South, foi lançado em 23 de setembro de 1970. Duane Allman, o baixista Berry Oakley e os roadies Robert Payne e Red Dog Campbell entraram em reabilitação em outubro de 1971, lutando contra o vício em heroína. Em 29 de outubro de 1971, Duane Allman, então com 24 anos, faleceu em um acidente de moto um dia depois de retornar a Macon. Ele bateu na parte traseira de um caminhão. O seu terceiro álbum, Eat a Peach, foi lançado em 12 de fevereiro de 1972, alcançando a quarta posição na Billboard 200. Em 11 de novembro de 1972, Berry Oakley bateu sua motocicleta no lado de um ônibus, a apenas três quarteirões de onde Duane havia sido morto. Ele faleceu de inchaço cerebral causado pelo crânio fraturado. A banda escolheu Lamar Williams para substituir Oakley. O seu quarto álbum, Brothers and Sisters, foi lançado em agosto de 1973, chegando no topo da Billboard 200. A canção "Ramblin' Man" foi lançada como o primeiro single do álbum, e se tornou o primeiro e único single Top 10 da banda, alcançando a segunda posição na Billboard Hot 100. Em julho de 1974 a banda visitou a Europa pela primeira vez. De agosto de 1975 a maio de 1976, a banda fizeral 41 shows, e gradualmente, os membros da banda se separaram durante essas turnês. No dia 25 de janeiro de 1983, o baixista Lamar Williams, faleceu de câncer aos 34 anos.
O Allman Brothers Band comemorou seu vigésimo aniversário em 1989, e se reuniu numa turnê de verão. O seu nono álbum, Seven Turns, foi lançado em 3 de julho de 1990. A banda foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em janeiro de 1995. Em agosto de 2000, o ex-baixista Allen Woody foi encontrado morto em um quarto de hotel em Nova York. O seu décimo segundo álbum, Hittin 'the Note, foi lançado em 18 de março de 2003. Gregg Allman fez um transplante de fígado em 2010 e sofreu contratempos nos dois anos seguintes. Ele foi para a reabilitação em 2012 por vício, após seus tratamentos médicos. David Toler faleceu em um hospício em Bradenton, na Flórida, em 4 de junho de 2011, após uma longa doença após um transplante de fígado. Ele tinha 59 anos. O Allman Brothers Band realizou seu show final em 28 de outubro de 2014 no Beacon Theatre. Em janeiro de 2017, o membro fundador Butch Trucks faleceu de um ferimento de bala autoinfligido. Em maio, Gregg Allman, membro fundador, faleceu de complicações decorrentes de câncer de fígado aos 69 anos, pondo fim a qualquer possibilidade de reunião da banda. Em janeiro de 2020, os cinco membros sobreviventes da formação final do Allman Brothers realizaram um show para comemorar o 50º aniversário da banda em 10 de março no Madison Square Garden. O guitarrista Dickey Betts morreu de câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica, em sua casa em Osprey, na Flórida, no dia 18 de abril de 2024. Ele tinha 80 anos.