Velvet Underground

Foi uma banda de rock americana. A banda foi formada em 1964 por Lou Reed no vocal e guitarra, Sterling Morrison na guitarra, John Cale no baixo, que foi substituído por Doug Yule em 1968, Nico no vocal, Angus MacAlise na bateria que foi substituído por Maureen Tucker. O Velvet Underground foi uma banda de vanguarda da década de 60, caracterizada por um estilo experimental, pouco comercial para a época. Devido o contato dos membros do grupo com outros grandes nomes da vanguarda artística novaiorquina, e, em especial, com o artista plástico norte-americano Andy Warhol e a sua Pop Art, que se dizia cansado da pintura e promovia incursões por outros campos artísticos como a música e o cinema em sua The Factory, que era um prédio alugado por Warhol e decorado por Billy Name, para reunir seus companheiros exóticos que foi o ambiente natural de criação e trabalho da banda. Andy Warhol teve forte influência em um importante episódio da história da banda que foi a  inclusão de Nico como vocalista em seu álbum de estreia, mesmo sob protestos dos membros da banda, e o nome da banda no primeiro álbum, The Velvet Underground & Nico, que foi lançado em 12 de março de 1967.

 

O álbum notabilizou-se por uma banana na capa feita por Andy Warhol, e também pelas composições completamente vanguardistas para os padrões da época. As vendas do álbum foram decepcionantes. A banda fez uma turnê no fim de 1967, e muitas das performances ao vivo apresentavam improvisações barulhentas, as quais se tornaram elementos-chave para o novo álbum. A banda demitiu Andy Warhol e Nico e gravaram o seu segundo álbum com o produtor Tom Wilson. O seu segundo álbum, White Light/White Heat, foi lançado em 30 de janeiro de 1968, e desde então se tornou uma influência majoritária no movimento punk rock. Após esse álbum, John Cale, responsável pelos experimentalismos musicais, saiu da banda, que passou a ter Lou Reed, de maior apelo artístico e poético, como único líder. Doulg Yule se juntou ao Velvet Underground antes de gravar o seu terceiro álbum, substituindo John Cale. O seu terceiro álbum, The Velvet Underground, foi lançado em Março 1969. O derradeiro trabalho com Lou Reed ainda na banda foi o seu quarto álbum, Loaded, lançado em 15 de novembro de 1970, Após a saída do vocalista em 71, a banda ainda continuou na ativa pelos dois anos seguintes.

 

O seu quinto álbum, "Squeeze, foi lançado em fevereiro de 1973. O multi-instrumentista Doug Yule escreveu e gravou o álbum quase inteiramente por ele mesmo, mas o álbum não foi considerado parte de sua discografia oficial. Em 17 de julho de 1988, Nico morreu ao bateu a cabeça quando ela caiu de bicicleta na ilha mediterrânea de Ibiza. A causa da morte foi hemorragia cerebral grave. O interesse pela banda voltou a crescer no fim dos anos 1980, quando John Cale e Lou Reed voltaram a trabalhar juntos e gravaram, em 1989, um álbum em homenagem a Andy Warhol chamado Songs For Drella que era um apelido do artista, uma corruptela "Drácula" com "Cinderella". Durante um dos shows para mostrar o álbum em Paris, em julho de 1990, a dupla convidou Sterling Morrison e Maureen Tucker para tocarem juntos, a música "Heroin". Em 1993 o Velvet se reuniu para alguns shows, que culminaram no álbum duplo, Live MCMXCIII, lançado em 26 de outubro de 1993 pela Sire Records com as principais músicas da carreira da banda. Lou Reed foi submetido a um transplante de fígado, e em 27 de outubro de 2013, ele morreu de doença hepática em sua casa em East Hampton, Nova York, aos 71 anos.

 Rockdigital