nico.jpg
rip.png
Nico

Christa Päffgen nasceu em Cologne, Alemanha no dia 16 de outubro de 1938. Foi uma cantora, compositora, modelo e atriz alemã. Christa foi descoberta aos 16 anos pelo fotógrafo Herbert Tobias enquanto eles trabalhavam em um desfile de moda em Berlim. Ele deu a ela o nome de Nico em homenagem a um homem por quem ele se apaixonou, o cineasta Nikos Papatakis, e ela o usou pelo resto de sua vida. Ela se mudou para Paris e começou a trabalhar para a Vogue e outras revistas de moda.  Aos 17 anos, ela foi contratada por Coco Chanel para promover seus produtos, mas fugiu para a cidade de Nova York e abandonou o emprego. Depois de aparecer em vários anúncios de TV, Nico conseguiu um pequeno papel no filme La Tempesta de Alberto Lattuada em 1958. Em 1959, ela atuou no filme La Dolce Vita de Federico Fellini, que lhe deu um pequeno papel no filme como ela mesma. Ela conseguiu o papel principal no  filme Strip-Tease de Jacques Poitrenaud em 1963. As primeiras apresentações de Nico como cantora ocorreram em dezembro de 1963 na boate Blue Angel em Nova York. Em 1965, Nico conheceu o guitarrista Brian Jones dos Rolling Stones, e gravou seu primeiro single, "I'm Not Sayin'”, produzido por Jimmy Page. Nico começou a trabalhar em Nova York com Andy Warhol e Paul Morrissey em seus filmes experimentais. Quando Warhol começou a administrar o Velvet Underground, ele propôs que o grupo assumisse Nico como uma cantora, uma ideia com a qual eles consentiram, relutantemente por motivos pessoais e musicais. O primeiro álbum da banda, The Velvet Underground & Nico, foi lançado em março de 1967.

 

A permanência de Nico no Velvet foi marcada por dificuldades pessoais e musicais. A surdez parcial de Nico às vezes fazia com que ela mudasse de tom, o que a tornava ridicularizada por outros membros da banda. Imediatamente após seu trabalho musical com o Velvet, Nico começou a trabalhar como artista solo, apresentando-se regularmente no The Dom em Nova York. Nesses shows, ela foi acompanhada por um elenco giratório de guitarristas, incluindo membros do Velvet. O seu primeiro álbum solo, Chelsea Girl, foi lançado em outubro de 1967. Os membros do Velvet Underground, Lou Reed, John Cale e Sterling Morrison contribuíram para o álbum. Na Califórnia, Nico passou um tempo com Jim Morrison do The Doors, que a encorajou a escrever suas próprias canções. O seu segundo álbum solo, The Marble Index, foi lançado em novembro de 1968. Nico escreveu as letras e a música. O harmônio se tornou seu instrumento de assinatura para o resto de sua carreira. O álbum tem um som folk clássico e europeu. Voltando às apresentações ao vivo no início dos anos 1970, Nico se apresentou em Amsterdã e também em Londres, onde ela e John Cale abriram para o Pink Floyd. Em 1972 teve uma reunião única ao vivo de Nico, Cale e Lou Reed no Bataclan em Paris. O seu quarto álbum, The End ..., foi lançado em novembro de 1974 pela Island Record. Ela se apresentou no Rainbow Theatre, em Londres. Entre 1970 e 1979, Nico fez cerca de sete filmes com o diretor francês Philippe Garrel. Logo depois, ela estava morando com Garrel e se tornou uma figura central em seus círculos cinematográficos e pessoais. A primeira aparição de Nico como atriz com Garrel ocorreu em seu filme La Cicatrice Intérieure de 1972.

 

Em 13 de dezembro de 1974, Nico abriu o show do Tangerine Dream na Catedral de Reims em Reims, França. Em setembro de 1978, Nico se apresentou no festival Canet Roc '78 na Catalunha. No mesmo ano, Nico fez uma breve turnê como banda de apoio para a Siouxsie and the Banshees. Em Paris, Patti Smith comprou um novo harmônio para Nico depois que seu original foi roubado. Nico voltou a Nova York em 1979, e se apresentou no CBGB. O seu quinto álbum, Drama of Exile, foi lançado inicialmente em 1981, e um segundo lançamento em 1983. Depois de se mudar para Manchester, Inglaterra, no início dos anos 1980, Nico começou a trabalhar com uma variedade de bandas de apoio para suas muitas apresentações ao vivo. Em 1981, Nico lançou o single "Saeta" / "Vegas" pela Flicknife Records. No ano seguinte, outro single, "Procession". Nico fez uma turnê em 1982 com a banda pós-punk Blue Orchids como sua banda de apoio. Em setembro de 1982, Nico se apresentou no Deeside Leisure Centre no Festival Futurama. Após o término de seu trabalho com o Blue Orchids, ela contratou o arranjador musical James Young e sua banda The Faction para seus shows. O seu sexto e último álbum solo, Camera Obscura, foi lançado em 1985 pela Beggars Banquet Records. O dueto "Your Kisses Burn" com o cantor Marc Almond foi sua última gravação em estúdio. No dia 17 de julho de 1988, enquanto Nico estava de férias na ilha mediterrânea de Ibiza com seu filho Ari, Ela bateu com a cabeça ao cair da bicicleta. Um motorista de táxi que passava a encontrou inconsciente. Ela foi diagnosticada erroneamente como sofrendo de exposição ao calor e morreu às 20h daquele dia. As radiografias posteriormente revelaram uma grave hemorragia cerebral como causa da morte.