pink_floyd.jpg
Pink Floyd - Comfortably Numb
Pink Floyd

Foi uma banda britânica de rock. Roger Waters e Nick Mason se conheceram enquanto estudavam arquitetura na Politécnica de Londres. Eles tocaram juntos em uma banda. Richard Wright foi contratado e a banda se tornou um sexteto, a The Sigma 6. O guitarrista Bob Klose se juntou a eles em setembro de 1964. A Sigma 6 passou por vários nomes, até receber o nome Tea Set. O guitarrista Syd Barrett se juntou a banda, e Chris Dennis foi vocalista por um tempo. Klose deixou a banda em meados de 1965. Quando a Tea Set descobriu que outra banda tinha esse mesmo nome, Barrett deu a ideia do nome The Pink Floyd Sound, em homenagem aos músicos de blues, Pink Anderson e Floyd Council. Eles se apresentaram no Marquee Club em dezembro de 1966. Foi nessa época que o gerente da banda sugeriu que eles abandonassem o Sound do nome, tornando-se The Pink Floyd, o The continuou sendo usado regularmente até 1968. A banda se tornou parte da cena musical underground de Londres, e foi muito bem recebida no UFO Club, onde começaram a construir uma base de fãs. Em 1967, o Pink Floyd assinou com a EMI Records. A banda lançou os singles, "Arnold Layne" em março de 1967 e, "See Emily Play" em junho. Nesse período, Barrett usava LSD regularmente. O primeiro álbum da banda, The Piper no Gates of Dawn, foi lançado em agosto de 1967. O álbum alcançou o sexto lugar na UK Albums Chart. O colapso mental de Barrett estava causando séria preocupação, forçando a cancelar vários shows.

 

À medida que a sua primeira turnê nos EUA prosseguia, a condição de Barrett piorava cada vez mais. Logo após seu retorno, eles apoiaram Jimi Hendrix durante uma turnê pela Inglaterra. Em janeiro de 1968, David Gilmour foi anunciado como o mais novo membro da banda. O último show da banda com Barrett foi em 20 de janeiro de 1968. O seu segundo álbum, A Saucerful of Secrets, foi lançado em 29 de junho de 1968. O seu quarto álbum, Atom Heart Mother, foi lançado em outubro de 1970. O álbum, The Dark Side of the Moon, foi lançado em março de 1973, e se tornou um sucesso instantâneo, e alcançou o topo, permanecendo na Billboard por mais de catorze anos. O álbum alcançou o segundo lugar, passando 364 semanas na UK Albums Chart. O seu oitavo álbum, The Dark Side of the Moon, foi lançado em 1 de março de 1973 pela Harvest Records. Um álbum conceitual, é o álbum de maior sucesso comercial do Pink Floyd e um dos álbuns mais vendidos em todo o mundo. Durante as gravações do nono álbum, Barrett fez uma visita inesperada no estúdio. Durante a gravação do décimo primeiro álbum de estúdio, The Wall, lançado em 30 de novembro de 1979, a banda ficou insatisfeita com a falta de contribuição de Wright e o demitiu. O álbum liderou a parada da Billboard 200 por quinze semanas, e alcançou o terceiro lugar na UK Albums Chart. O conceito do álbum gerou o filme Pink Floyd - The Wall dirigido por Alan Parker em 1982. A tensão dentro da banda aumentou. O seu décimo segundo álbum, The Final Cut, foi lançado em março de 1983. Nesse período, Gilmour, Waters, Wright e Mason lançaram seus trabalhos solo. 

 

Em Dezembro de 1985 Waters anunciou que estava saindo da banda. O seu décimo terceiro álbum, A Momentary Lapse of Reason, foi lançada em setembro de 1987. A banda lançou o álbum ao vivo Delicate Sound of Thunder em 1988. O seu décimo quarto álbum, The Division Bell, foi lançado em 28 de março de 1994 no Reino Unido, e alcançou o número 1 nos EUA e no Reino Unido, passando 51 semanas na parada britânica. A última turnê da banda foi iniciada em 29 de março de 1994 em Miami e terminou em 29 de outubro. Em 1995, a banda recebeu seu primeiro e único Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Instrumental de Rock com "Marooned" do álbum The Division Bell. No dia 17 de janeiro de 1996, o Pink Floyd foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame com a presença de David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason. Em 2 de julho de 2005, Gilmour, Waters, Wright e Mason se apresentaram juntos como Pink Floyd pela primeira vez em mais de 24 anos e a sua última apresentação, no show Live 8 no Hyde Park, em Londres. Syd Barrett faleceu no dia 7 de julho de 2006, em sua casa em Cambridge, aos 60 anos. Nenhum membro do Pink Floyd compareceu ao funeral. Richard Wright morreu de uma forma não revelada de câncer em 15 de setembro de 2008, com 65 anos. Em 2012, Gilmour e Mason decidiram criar um novo álbum do Pink Floyd como um tributo a Wright. O seu décimo quinto álbum, The Endless River, foi lançado em 7 de novembro de 2014. Gilmour afirmou que foi o último álbum do Pink Floyd. Não houve turnê de apoio. Em agosto de 2015, David Gilmour confirma que o Pink Floyd acabou.