top of page
page.jpg
Jimmy Page & Robert Plant - Most High
00:00 / 00:25
Jimmy Page

 

James Patrick Page nasceu no dia 9 de janeiro de 1944 em Heston, Middlesex, em Londres. É um músico, produtor musical e compositor inglês. Aos 13 anos, Page participou do show de talentos All Your Own de Huw Wheldon com um quarteto de skiffle, que foi ao ar na BBC1 em 1957. Após passagens como músico de apoio do poeta beat Royston Ellis no Mermaid Theatre entre 1960 e 1961, e do cantor Red E. Lewis, ele foi convidado pelo músico Neil Christian para fazer parte de sua banda, a The Crusaders, depois de vê-lo com quinze anos de idade tocando em um salão local. Page excursionou com Christian até 1962. Enquanto estudante, Page tocou muitas vezes no Marquee Club nas bandas Cyril Davis All Stars, Alexis Korner’s Blues Incorporated e com os guitarristas Jeff Beck e Eric Clapton. Uma noite foi visto por John Gibb dos Silhouettes, que lhe pediu para ajudar a gravar os singles "The Worrying Kid" e "Bald Headed Woman", mas só após ter recebido um convite de Mike Leander da Decca Records, é que Page começou a ter trabalho certo como músico de estúdio. A sua primeira gravação para a Decca Records, o single de Jet Harris & Tony Meehan, “Diamonds", chegou ao topo na UK Albums Chart em 1963. Em 1965, Page foi contratado pelo empresário dos Rolling Stones, Andrew Loog Oldham, o que lhe deu acesso para tocar em faixas de John Mayall, Nico e Eric Clapton na Immediate Records

 

Page também fez uma parceria breve com a sua namorada na época, Jackie DeShannon. Após ter sido convidado a substituir Eric Clapton nos Yardbirds em março de 1965, ele recusou a oferta e sugeriu o seu amigo Jeff Beck. Passado pouco tempo foi oferecida outra vez a Page a oportunidade de se juntar aos Yardbirds e começou por tocar guitarra baixo, até que Chris Dreja passou para o baixo, e Page dividiu a guitarra com Jeff Beck. Apesar da partida de Keith Relf e Jim McCarty em 1968, Page preferiu continuar com o grupo com uma formação nova e com o nome, The New Yardbirds. Após várias apresentações realizadas na sua primeira digressão, os The New Yardbirds mudaram o nome para Led Zeppelin. Em 1980, o Led Zeppelin se separou, devido a morte do baterista John Bonham. Em 1984, ele gravou com o ex- vocalista do Led ZeppelinRobert Plant, canção “In the guise of The Honeydrippers”. Vários outros projetos se seguíram como The Firm, com Paul Rodgers, trabalho de estúdio para Graham Nash, Box of Frogs, e Robert Plant. O seu primeiro e único álbum solo de estúdio, Outrider, foi lançado em 19 de junho de 1988 pela Geffen Records. O álbum, Coverdale • Page, com o vocalista David Coverdale do Whitesnake com Page, foi lançado em 15 de março de 1993, e alcançou a quarta posição na UK Albums Chart, e na quinta posição na Billboard 200.

 

O álbum duplo ao vivo de Page com o The Black Crowes, Live at the Greek: Excess All Areas, foi lançado  em 29 de fevereiro de 2000. O álbum ao vivo da dupla Page e Plant, No Quarter, foi lançado em 14 de outubro de 1994 pela Atlantic Records. O reencontro tão esperado da dupla ocorreu no projeto Unledded de 90 minutos da MTV, gravado no Marrocos, País de Gales e Londres, que foi muito bem classificado na TV. Não foi uma reunião do Led Zeppelin, pois o ex-baixista e tecladista John Paul Jones não estava presente. Os membros remanescentes do Led Zeppelin foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 1995. Jason e Zoë Bonham também participaram, representando seu falecido pai. O álbum de estúdio de Jimmy Page e Robert Plant, Walking into Clarksdale, foi lançado em 21 de abril de 1998. O single "Most High" foi premiado no Grammy Awards na categoria de Melhor Desempenho de Hard Rock em 1999. Em 2008, ele participou do documentário It Might Get Loud, do diretor Davis Guggenheim, ao lado de The Edge do U2 e jack White. Em dezembro de 2012, Page, junto com Plant e Jones, receberam as honras anuais do Kennedy Center do presidente Barack Obama em uma cerimônia na Casa Branca. A homenagem é o maior prêmio dos EUA para aqueles que influenciaram a cultura americana por meio das artes. 

bottom of page