Whitesnake

 

É uma banda de hard rock britânica. Com o término do Deep Purple em 1976, David Coverdale lançou seu primeiro álbum solo, White Snake, no mesmo ano. A formação principal estava trabalhando como banda de apoio The White Snake Band na turnê do álbum solo de Coverdale, lançado em 1977, e eles mantiveram o título antes de serem oficialmente conhecidos como Whitesnake. Coverdale lança o seu segundo álbum solo, Northwinds, em 1978. Coverdale fundou o Whitesnake em 1978 em Middlesbrough, Cleveland, Inglaterra.  Neste momento, a banda era composta por David Coverdale no vocal, Bernie Marsden e Micky Moody nas guitarras, Neil Murray no baixo, David Duck Dowle no baterista e Brian Johnston no teclado. Johnston logo foi substituído pelo tecladista do Procol Harum, Pete Solley. Por causa dos compromissos de produção de Solley, ele foi substituído pelo ex- tecladista do Deep Purple, Jon Lord, durante as sessões do primeiro álbum. O Whitesnake gravou o EP Snakebite, que foi lançado em setembro de 1978. O primeiro álbum da banda, Trouble, lançado em outubro de 1978.

 

O seu segundo álbum, Lovehunter, foi lançado em 1 de outubro de 1979, e alcançou a posição 29 na UK Albums Chart. Logo depois disso, o baterista Ian Paice substituiu David Dowle. O seu quinto álbum, Saints & Sinners, foi lançado em 25 de novembro de 1982. O single "Here I Go Again" alcançou a posição 34 na UK Singles ChartCoverdale a remontou a banda, desta vez com o baterista Cozy Powell para substituir Paice. O tecladista Jon Lord saiu para reformar o Deep Purple Mk. II, e o tecladista Richard Bailey foi contratado. A turnê terminou com uma apresentação da banda no festival Rock in Rio, realizado no Rio de Janeiro, Brasil. Galley foi demitido por Coverdale. No final de 1985, Cozy Powell deixa a banda. Coverdale demite toda a banda antes do lançamento do próximo álbum. Após longa espera de dois anos, o seu sétimo álbum, Whitesnake, foi lançado em 7 de abril de 1987, com as baladas hit "Here I Go Again" no topo das paradas, juntamente com "Is This Love" no segundo lugar na Billboard Hot 100. O álbum alcançou o segundo lugar na Billboard 200O seu oitavo álbum, Slip of the Tongue, foi lançado em 7 de novembro de 1989, e contava com o guitarrista Steve Vai

 

Após seguidos problemas com a gravadora, Coverdale decide desmontar a banda para seguir em um novo projeto com Jimmy Page, ex-Led Zeppelin chamado de Coverdale/PageCoverdale reformulou novamente o Whitesnake em 1994, para promover o lançamento da coletânea, Whitesnake's Greatest Hits. O seu nono álbum Restless Heart, foi lançado em 26 de março de 1997. Essa seria a última turnê antes da banda entrar em um novo recesso que duraria até 2003. Em dezembro de 2002, Coverdale reformou o Whitesnake para o 25º aniversário da banda em 2003. O seu primeiro DVD ao vivo, Live...In Still Of The Night, foi lançado em 2005. Durante a turnê de promoção, a banda se apresentou no Brasil com o Judas Priest. O seu décimo álbum, Good to Be Bad, foi lançado em 21 de abril de 2008, que alcançou o quinto lugar na UK Albums Chart. O seu décimo segundo álbum, The Purple Album, foi lançado em 29 de abril de 2015, que traz regravações de clássicos do Deep Purple quando Coverdale era vocalista. O seu décimo terceiro álbum, Flesh & Blood, foi lançado em de 10 maio 2019.

 Rockdigital