Steve Vai

 

Steven Siro Vai nasceu em Nova York no dia 6 de junho de 1960. É um guitarrista, compositor e produtor musical americano. Steve aprendeu a tocar guitarra em 1974 e começou a fazer aulas particulares com Joe Satriani. Em 1977, aos 17 anos, gradua-se na renomada Berklee School Of Music. Em 1979, Steve formou a Morning Thunder e graduou-se na Berklee em 1979 e em 2000 foi premiado com um diploma de doutor honoris causa em música pelo colégio. Frank Zappa contratou Steve para transcrever suas intermináveis sequências de rock sinfônico experimental. Este trabalho ficou registrado no chamado The Frank Zappa Guitar Book, de 1982. Logo depois, ele se mudou para a Califórnia, onde gravou seu primeiro álbum, Flex-Able, que foi lançado em 1984. Para divulgar o álbum, Vai formou sua primeira banda na Califórnia, o The Classified. Em 1985, ele substituiu Yngwie Malmsteen como guitarrista-solo na banda Alcatrazz, liderada por Graham Bonnet, onde participou da gravação do álbum Disturbing the Peace. Desse álbum, Steve participou da composição de todas as onze faixas. No final de 1985, Steve juntou-se ao supergrupo The David Lee Roth Band, formado pelo ex-vocalista David Lee Roth do Van Halen, e participou de dois álbuns, Eat 'Em and Smile e Skyscraper. Em 1986, Steve surpreendeu a todos ao tocar com John Lydon, o ex-membro dos Sex Pistols,  em seu grupo Public Image Ltd. no álbum Album. Ainda em 1986, Steve apareceu nas telas de cinema, com Ralph Macchio, no filme “Crossroads”, interpretando “Jack Butler”, um guitarrista demoníaco. No clímax do filme, Steve encarava um duelo com Ralph Macchio, com a guitarra dublada por Ry Cooder.

 

Impressionado com a atuação de Steve neste filme, David Coverdale, líder da banda britânica Whitesnake, recrutou Steve para gravar o novo álbum da banda, já que o guitarrista Vivian Campbell havia sofrido um acidente. Assim, o álbum Slip of the Tongue foi então gravado tendo Steve Vai como músico convidado. Steve ainda tocou com a banda na turnê de divulgação do álbum. Também participou do show no Monsters Of Rock de Castle Donington. Em 1990, Steve lançou seu álbum solo Passion and Warfare. O álbum foi largamente aclamado pela crítica mundial. Isto sedimentou sua posição no topo dos guitarristas "virtuosos". Nesse álbum contém os maiores hits instrumentais de Steve Vai. Em 1993 gravou Sex & Religion com o vocalista Devin Townsend. A banda de apoio para a gravação do álbum foi intitulada VAI, e era composta por T. M. Stevens no baixo, e Terry Bozzio na bateria, mas o projeto não deu certo. Com a morte de Frank Zappa, o álbum tributo Zappa's Universe - A Celebration of 25 Years of Frank Zappa's Music foi lançado. Steve tocou a música "Sofa", que lhe renderia seu primeiro prêmio Grammy um ano depois. Com o fim da turnê do Sex & Religion, Steve passou a se dedicar integralmente a outro projeto, que se chamava Fire Coma. Em 1995, Steve lançou o EP Alien Love Secrets. Com o sucesso inesperado do álbum, Vai foi convidado por Bon Jovi para abrir a turnê dele nos Estados Unidos. Com o fim da  gravadora Relativity Records, Vai se mudou para a Epic/Sony, onde lançou o projeto, Fire Garden, em 1996. 

 

Em 96, Steve se juntou ao G3 com Joe Satriani e Eric Johnson. A turnê foi registrada em 1997, com o lançamento do CD e VHS G3: Live in Concert. Em 1999, o álbum The Ultra Zone é lançado. Vai começou a excursionar por vários países europeus e asiáticos como a Rússia e a China, bem como América do Sul, muitas vezes, tendo sido o primeiro artista de rock americano na história a ter realizado shows nestas áreas. Em 2005, Steve lançou o álbum Real Illusions: Reflections, a primeira parte de uma trilogia cósmica e conceitual de álbuns. Em 2008, tocou a canção Peaches en Regalia, juntamente com a banda Zappa Plays Zappa. Com esta canção, Steve ganha seu terceiro prêmio Grammy de Melhor Performance de Rock Instrumental. O segundo álbum da trilogia The Story of Light: Real Illusions: ...of a...., foi lançado em 2012. Vai tornou-se o primeiro artista de rock a ser transmitido por uma TV chinesa no dia 26 de janeiro de 2014, numa performance no BTV's Spring Festival Global Gala que foi transmitida ao vivo, e que teve uma audiência estimada de 2 bilhões de telespectadores.. No dia 09 de Maio de 2015, fez uma participação especial num show do Sepultura, que fez parte da turnê de comemoração aos 30 anos da banda, na primeira edição do Rock In Rio USA, em Las Vegas. Steve fez uma única apresentação em Florianópolis, no dia 23 de junho, no Teatro do CIC. No dia 25 de Setembro de 2015, Steve tocou no Rock in Rio, no palco Sunset. Em fevereiro de 2016, Vai anunciou a formação do supergrupo Generation Axe
 

 Rockdigital