Public Image Ltd
É uma banda inglesa de Pós Punk. Depois do final dos Sex Pistols em 1978, John Lydon se aproximou de Jah Wobble para formar uma banda. Lydon também selecionou o guitarrista Keith Levene, com quem excursionou em meados de 1976, quando Levene era membro do The Clash. O baterista Jim Walker também foi recrutado. A banda começou a ensaiar em maio de 1978, ainda sem nome. Em julho de 1978, Lydon chamou oficialmente a banda Public Image,e o Ltd só foi adicionado vários meses depois. O PIL estreou em outubro de 1978 com a canção "Public Image", uma música escrita enquanto Lydon ainda era membro dos Sex Pistols. O seu primeiro seu álbum, Public Image: First Issue, foi lançado em 1978 pela Virgin Records, e alcançou a posição 22 na UK Albums Chart. A saída de Jim Walker no inicio de 1979 abriu caminho para uma série de novos bateristas. David Humphrey foi o segundo baterista. Depois, Martin Atkins ex-baterista do Sex Pistols, foi contratado. O seu segundo álbum, Metal Box, foi lançado em 23 de novembro de 1979. O álbum alcançou a posição 18 na UK Albums Chart. O seu primeiro álbum ao vivo, Paris au Printemps, foi lançado em 14 de novembro de 1980. Na capa, a banda foi apresentada como Image Publique S.A., e foi o último álbum com Jah Wobble, que deixou a banda, e não foi substituído.
O seu segundo álbum ao vivo, Live in Tokyo, foi lançado em agosto de 1983, e foi o primeiro álbum ao vivo gravado digitalmente do mundo de acordo com Martin Atkins. A banda gravou os concertos especificamente para usar a nova tecnologia digital japonesa. O seu quinto álbum, Album, foi lançado em 27 de janeiro de 1986, com a participação de vários músicos. O álbum alcançou a posição 14 na UK Albums Chart. O single "Rise" foi escrita por John Lydon sobre o Apartheid na África do Sul e especificamente sobre Nelson Mandela. Foi um dos maiores sucessos comerciais da banda, alcançando a posição 11 no UK Singles Chart. O seu sexto álbum de estúdio, Happy?, foi lançado em 14 de setembro de 1987. O seu sétimo álbum de estúdio, 9, foi lançado em 10 maio de 1989 nos EUA, e 30 de maio no Reino Unido pela Virgin Records. Em 1989, o PIL se apresentou em turnê com o New Order e o Sugarcubes no The Monsters of Alternative Rock, um arranjo de bandas alternativas que antecederam o Festival Lollapalooza por 2 anos. O seu oitavo álbum, That What Is Not foi lançado em 24 de fevereiro de 1992, e incluiu uma sample da música "God Save the Queen" do Sex Pistols na música "Acid Drops".
Lydon dissolveu a banda um ano mais tarde, depois que a Virgin Records se recusou a pagar para a turnê de apoio do álbum, e Lydon tinha que pagar do seu próprio bolso. O último show da banda foi realizado em 18 de setembro de 1992 com a formação de Lydon, McGeoch, Ted Chau, Mike Joyce e Russell Webb. O baixista Allan Dias, deixou a banda no verão de 1992, alguns meses antes do PiL entrar em hiato. Em setembro de 2009, foi anunciado que o PIL iria se apresentar em 5 shows no Reino Unido, a sua primeira aparição ao vivo em 17 anos. Lydon financiou a reunião usando o dinheiro que ganhava fazendo um comercial de TV do Reino Unido da manteiga Country Life. O PIL começou uma extensa turnê norte-americana, incluindo uma apresentação principal no Festival Coachella. O seu nono álbum, This is PiL, foi lançado em 28 de maio de 2012 pelo selo próprio da banda, a PiL Official Ltd. Foi o seu primeiro álbum de estúdio em 20 anos. O seu décimo álbum, What the World Needs Now..., foi lançado em 4 de setembro de 2015. O álbum alcançou a posição 29 na UK Albums Chart. O seu décimo primeiro álbum, End of World, foi lançado em 11 de agosto de 2023 pela PiL Official Ltd.