Public Image Ltd

Também conhecidos como PIL, foi uma banda pós punk inglesa. Depois do final dos Sex Pistols em 1978, John Lydon se aproximou de Jah Wobble para formar uma banda. Lydon também selecionou o guitarrista Keith Levene, com quem excursionou em meados de 1976, quando Levene era membro do The Clash. O baterista Jim Walker também foi recrutado. A banda começou a ensaiar em maio de 1978, ainda sem nome. Em julho de 1978, Lydon chamou oficialmente a banda Public Image, o Ltd só foi adicionado vários meses depois. O PIL estreou em outubro de 1978 com "Public Image", uma música escrita enquanto Lydon ainda era membro dos Sex Pistols. O seu primeiro seu álbum, Public Image: First Issue, foi lançado em 1978. A saída de Jim Walker no inicio de 1979 abriu caminho para uma série de novos bateristas. David Humphrey foi o segundo baterista. Martin Atkins ex-baterista do Sex Pistols, foi contratado. O segundo álbum, Metal Box, foi lançado em 23 de novembro de 1979. 

 

O seu primeiro álbum ao vivo, Paris au Printemps, foi lançado em 14 de novembro de 1980. Na capa, a banda foi apresentada como Image Publique S.A., e foi o último álbum com Jah Wobble, que deixou a banda, e não foi substituído. O álbum Live in Tokyo foi o primeiro álbum ao vivo gravado digitalmente do mundo de acordo com Martin Atkins, a banda gravou os concertos especificamente para usar a nova tecnologia digital japonesa. O seu quinto álbum, Album, foi lançado em 27 de janeiro de 1986, com a participação de vários músicos. O single "Rise" foi escrita por John Lydon sobre o Apartheid na África do Sul e especificamente sobre Nelson Mandela. Foi um dos maiores sucessos comerciais da banda, alcançando a posição 11 no UK Singles Chart. Em 1989, o PIL se apresentou em turnê com o New Order e o The Sugarcubes no The Monsters of Alternative Rock, um arranjo de bandas alternativas que antecederam o Festival Lollapalooza por dois anos. 

 

O seu oitavo álbum, That What Is Not foi lançado em 24 de fevereiro de 1992, e incluiu uma sample da música "God Save the Queen" do Sex Pistols na música "Acid Drops". Lydon dissolveu a banda um ano mais tarde, depois que a Virgin Records se recusou a pagar para a turnê de apoio do álbum, e Lydon tinha que pagar do seu próprio bolso. O último show da banda foi realizado em 18 de setembro de 1992 com a formação de Lydon, McGeoch, Ted Chau, Mike Joyce e Russell Webb. O baixista Allan Dias, deixou a banda no verão de 1992, alguns meses antes do PiL entrar em hiato. Em setembro de 2009, foi anunciado que o PIL iria se apresentar em cinco shows no Reino Unido, a sua primeira aparição ao vivo em 17 anos. Lydon financiou a reunião usando o dinheiro que ganhava fazendo um comercial de TV do Reino Unido da manteiga Country Life. O PIL começou uma extensa turnê norte-americana, incluindo uma apresentação principal no Festival Coachella. O seu décimo álbum, What the World Needs Now..., foi lançado em 4 de setembro de 2015. O álbum alcançou a posição 29 nas paradas do Reino Unido.

 Rockdigital