The Clash

Foi uma banda inglesa de punk rock. Mick Jones tocou guitarra na banda protopunk London SS que foi administrada por Bernard Rhodes, um sócio de Malcolm McLaren. Nicky Headon tocou bateria com a banda por uma semana e depois saiu. Depois que a London SS terminou no início de 1976, Rhodes continuou como gerente de Jones. Em fevereiro, Jones viu os Sex Pistols se apresentando pela primeira vez. Por iniciativa de Rhodes, Jones entrou em contato com Paul Simonon em março, sugerindo que ele aprendesse um instrumento para poder se juntar na banda que Jones estava organizando. Logo Jones, Simonon no baixo, Keith Levene na guitarra e vários bateristas estavam ensaiando. Terry Chimes conseguiu a vaga na bateria, mas logo desistiu. Em 30 de maio, Rhodes e Levene se encontraram clandestinamente com Strummer após um show da banda 101'ers. Joe Strummer foi contratado e apresentou o seu velho amigo da escola, Pablo LaBritain, que tocou bateria durante os primeiros ensaios de Strummer com a banda. A passagem de LaBritain com a banda não durou muito e Chimes se tornou o baterista regular da banda. Simonon surgiu com o nome The Clash depois que eles se apelidaram a banda de Weak Heartdrops e the Psychotic Negatives.

 

O Clash estreou no dia 4 de julho de 1976, apoiando os Sex Pistols no Black Swan em Sheffield. No início de setembro, Levene foi demitido do Clash. Chimes saiu no final de novembro. Em 25 de janeiro de 1977, o Clash assinou com a CBS Records. O baterista Chimes foi convocado para a gravação do álbum e saiu no final das sessões. O primeiro single da banda, "White Riot", foi lançado em março de 1977. O seu primeiro álbum, The Clash, foi lançado em 8 de abril de 1977. Topper Headon, que havia tocado brevemente com a London SS de Jones, foi contratado como baterista. Em maio, a banda iniciou a White Riot Tour. O seu segundo álbum, Give 'Em Enough Rope, foi lançado em 10 de novembro de 1978, e alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart. A banda realizou a sua primeira turnê nos EUA em fevereiro de 1979. O seu terceiro álbum, London Calling, foi lançado em 14 de dezembro de 1979. O single "London Calling" subiu para número 11 a mais alta posição da banda na UK Singles Chart. O seu quarto álbum, Sandinista!, foi lançado em 12 de dezembro de 1980 como um álbum triplo. O seu quinto álbum, Combat Rock, Foi lançado em 14 de maio de 1982. A música "Rock the Casbah" alcançou a posição 8 na Billboard Hot 100.

 

Após o álbum, o Clash começou a se desintegrar. Foi pedido a Headon que deixasse a banda pouco antes do lançamento do álbum, porque o vício em heroína estava prejudicando sua saúde e a bateria. Chimes foi trazido de volta pelos próximos meses. Jones e Strummer começaram a brigar. No início de 1983, Chimes deixou a banda após a Combat Rock Tour. Ele foi substituído por Pete Howard no Festival dos EUA em San Bernardino, Califórnia no dia 28 de maio. Essa foi a última aparição de Jones na banda. Em setembro de 1983, ele foi demitido. Nick Sheppard e Vince Branco foram recrutados como novos guitarristas. Howard continuou como baterista. O seu sexto álbum, Cut the Crap, foi lançado em 4 de novembro de 1985. Após um concerto em Atenas, Strummer foi para a Espanha. No início de 1986, o Clash se desfez. Após o rompimento, Strummer contatou Jones em um esforço para reformar o Clash. Jones, no entanto, já havia formado a banda, Big Audio Dynamite. Em 15 de novembro de 2002, Jones e Strummer dividiram o palco, tocando três músicas do Clash durante um show beneficente da banda Joe Strummer and Mescaleros em Londres. Joe Strummer morreu de um defeito cardíaco congênito em 22 de dezembro de 2002. O Clash foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em março de 2003. 

 Rockdigital