top of page
sexpistols.jpg
Sex Pistols

Foi uma banda inglesa de punk rock. Os membros da banda The Strand, formada em 1972 por Steve Jones como vocalista, Paul Cook como baterista e Wally Nightingale como guitarrista, passavam bastante tempo em duas lojas de roupas na King's Road, no bairro de Chelsea, a Acme Attractions, e a Too Fast to Live, Too Young to Die, de Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, que abriu suas portas em 1971 como Let It Rock. A loja se tornaria um ponto de encontro da cena punk rock. No início de 1974, Jones convenceu McLaren a ajudar o The Strand, que se torna o empresário da banda. Glen Matlock, um estudante de arte que ocasionalmente trabalhava na loja, foi chamado para ser o baixista da banda. McLaren e Westwood mudaram o nome da loja para SEX, ela muda seu foco de roupas retrô para uma anti-moda. Nightingale é expulso da banda e Jones, assume o papel de guitarrista. Em agosto de 1975, John Lydon, um jovem de dezenove anos que costumava passar o tempo na King's Road foi contratado. Jones deu à Lydon o apelido de Johnny Rotten. O Sex Pistols, é uma abreviação do nome que já estavam usando informalmente, QT Jones and the Sex Pistols. O seu primeiro show a atrair a atenção mais ampla foi como um ato de apoio a banda Eddie and the Hot Rods, no Marquee Club em 12 de fevereiro de 1976. 

 

Em fevereiro de 1977, Glen Matlock sai da banda, e entra Sid Vicious, o melhor amigo de Rotten que não sabia tocar guitarra, e estava o tempo todo chapado com drogas de todo o tipo. O Sex Pistols fez seu primeiro show fora da Grã-Bretanha em 3 de setembro na abertura da discoteca Chalet du Lac, em Paris. O seu primeiro single "Anarchy in the UK" foi lançado em 26 de novembro de 1976. No início de 1977, Vicious conheceu Nancy Spungen, uma viciada em drogas emocionalmente perturbada e prostituta de Nova York. Vicious estreou com a banda no Notre Dame Hall, em Londres, em 28 de março, e em maio, a banda assinou com a Virgin Records. Aproveitando o jubileu de prata da rainha Elisabeth II, quando completou 25 anos no poder da Inglaterra, o single "God Save The Queen" foi lançado no dia 27 de maio de 1977, e chegou à segunda posição na UK single Chart. O single foi proibido não apenas pela BBC, mas também por todas as estações de rádio independentes, tornando-o o registro mais fortemente censurado na história britânica. O seu primeiro álbum, Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols, foi lançado em 28 de outubro 1977 pela Virgin Records. O álbum estreou no topo na UK Album Charts e alcançou aposição 106 na Billboard 200. Em janeiro de 1978, o Sex Pistols embarcou em uma turnê nos EUA. A banda faz o seu último show no dia 14 de janeiro de 1978 no Winterland Ballroom em San Francisco. 

 

Johnny Rotten voou para Nova York, onde anunciou a separação da banda em uma entrevista de jornal em 18 de janeiro. Sid Vicious ainda gravou algumas canções com Cook e Jones, como a versão de "My Way". Vicious foi preso pelo suposto assassinato de sua namorada Nancy Spungen em 11 de outubro de 1978. O corpo esfaqueado foi achado no banheiro do quarto 100 do Hotel Chelsea, onde eles viviam. O baixista foi preso imediatamente e só saiu da cadeia após a Virgin Records ter pago uma fiança. Enquanto livre sob fiança, Vicious esmagou uma caneca de cerveja na cara de Todd Smith, irmão de Patti Smith, e foi preso novamente por uma acusação de agressão. Em 9 de dezembro de 1978, ele foi enviado para a prisão de Rikers Island, onde passou 55 dias e foi submetido a uma desintoxicação forçada. Ele foi libertado em 1 de fevereiro de 1979, e no dia 2, depois da meia-noite, após uma festa para comemorar sua libertação, Vicious sofre uma overdose de heroína e morre aos 21 anos de idade, no banheiro da casa de sua mãe. Os integrantes da formação original do Sex Pistols fez um show no dia 8 de novembro de 2007, na Brixton AcademyLondres, com o objetivo de comemorar os 30 anos do álbum Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols e também de realizar seu relançamento. Em 2008 tocaram no Festival de Paredes de Coura em Portugal.

bottom of page