Sex Pistols

Foi uma banda inglesa de punk rock. Os membros da banda The Strand, formada em 1972 por Steve Jones como vocalista, Paul Cook como baterista e Wally Nightingale como guitarrista, passavam bastante tempo em duas lojas de roupas na King's Road, no bairro de Chelsea, a Acme Attractions, e a Too Fast to Live, Too Young to Die, de Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, que abriu suas portas em 1971 como Let It Rock. A loja se tornaria um ponto de encontro da cena punk rock. No início de 1974, Jones convenceu McLaren a ajudar o The Strand, que se torna o empresário da banda. Glen Matlock, um estudante de arte que ocasionalmente trabalhava na loja, foi chamado para ser o baixista da banda. McLaren e Westwood mudaram o nome da loja para SEX, ela muda seu foco de roupas retrô para uma anti-moda. Nightingale é expulso da banda e Jones, assume o papel de guitarrista. Em agosto de 1975, John Lydon, um jovem de dezenove anos que costumava passar o tempo na King's Road foi contratado. Jones deu à Lydon o apelido de Johnny Rotten. O Sex Pistols, é uma abreviação do nome que já estavam usando informalmente, QT Jones and the Sex Pistols. O seu primeiro show a atrair a atenção mais ampla foi como um ato de apoio a banda Eddie and the Hot Rods, no Marquee Club em 12 de fevereiro de 1976. 

 

Em fevereiro de 1977, Glen Matlock sai da banda, e entra Sid Vicious, o melhor amigo de Rotten que não sabia tocar guitarra, e estava o tempo todo chapado com drogas de todo o tipo. O Sex Pistols fez seu primeiro show fora da Grã-Bretanha em 3 de setembro na abertura da discoteca Chalet du Lac, em Paris. O seu primeiro single "Anarchy in the UK" foi lançado em 26 de novembro de 1976. No início de 1977, Vicious conheceu Nancy Spungen, uma viciada em drogas emocionalmente perturbada e prostituta de Nova York. Vicious estreou com a banda no Notre Dame Hall, em Londres, em 28 de março, e em maio, a banda assinou com a Virgin Records. Aproveitando o jubileu de prata da rainha Elisabeth II, quando completou 25 anos no poder da Inglaterra, o single "God Save The Queen" foi lançado no dia 27 de maio de 1977, e chegou à segunda posição na UK single Chart. O single foi proibido não apenas pela BBC, mas também por todas as estações de rádio independentes, tornando-o o registro mais fortemente censurado na história britânica. O seu primeiro álbum, Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols, foi lançado em 28 de outubro 1977 pela Virgin Records. O álbum estreou no topo na UK Album Charts e alcançou aposição 106 na Billboard 200. Em janeiro de 1978, o Sex Pistols embarcou em uma turnê nos EUA. A banda faz o seu último show no dia 14 de janeiro de 1978 no Winterland Ballroom em San Francisco. 

 

Johnny Rotten voou para Nova York, onde anunciou a separação da banda em uma entrevista de jornal em 18 de janeiro. Sid Vicious ainda gravou algumas canções com Cook e Jones, como a versão de "My Way". Vicious foi preso pelo suposto assassinato de sua namorada Nancy Spungen em 11 de outubro de 1978. O corpo esfaqueado foi achado no banheiro do quarto 100 do Hotel Chelsea, onde eles viviam. O baixista foi preso imediatamente e só saiu da cadeia após a Virgin Records ter pago uma fiança. Enquanto livre sob fiança, Vicious esmagou uma caneca de cerveja na cara de Todd Smith, irmão de Patti Smith, e foi preso novamente por uma acusação de agressão. Em 9 de dezembro de 1978, ele foi enviado para a prisão de Rikers Island, onde passou 55 dias e foi submetido a uma desintoxicação forçada. Ele foi libertado em 1 de fevereiro de 1979, e no dia 2, depois da meia-noite, após uma festa para comemorar sua libertação, Vicious sofre uma overdose de heroína e morre aos 21 anos de idade, no banheiro da casa de sua mãe. Os integrantes da formação original do Sex Pistols fez um show no dia 8 de novembro de 2007, na Brixton AcademyLondres, com o objetivo de comemorar os 30 anos do álbum Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols e também de realizar seu relançamento. Em 2008 tocaram no Festival de Paredes de Coura em Portugal.

 Rockdigital