Malcolm McLaren

 

Malcolm Robert Andrew McLaren nasceu em Bellinzona, Ticino, Suiça no dia 22 Janeiro de 1946. foi um músico britânico, empresário e um artista visual. Em 1971 McLaren saiu da escola e abriu uma boutique na Chelsea. Inicialmente chamado Let It Rock e, mais tarde renomeado Too Fast to Live Too Young to Die, a loja especializada em modas anos 1950 estilo "Teddy boy". O mundo de McLaren mudou quando o New York Dolls, uma banda de glam-rock que andavam de salto alto, visitou sua loja um dia. McLaren seguiu a banda de volta aos Estados Unidos, onde trabalhou como seu gerente. McLaren trouxe uma abordagem incomum ao seu trabalho, empurrando a banda para chocar seu público americano, mas a jornada dos Dolls foi de curta duração e o grupo se separou e McLaren voltou para Londres.


Ele encontrou sua nova causa em um grupo de músicos liderados pelo vocalista John Lydon, mais tarde renomeado Johnny Rotten devido à condição de seus dentes. O Sex Pistols foi o produto da imaginação de McLaren. Ele orquestrou a indignação da cena punk rock Inglesa. Com singles como "Anarchy in the UK" e "God Save the Queen", os Pistols subiu nas paradas na Grã-Bretanha. Curto tempo de vida do grupo que era composto de apenas um álbum lançado em 1977, Never Mind the Bollocks: Here's the Sex Pistols. Em 1978, o grupo embarcou em sua primeira e única turnê americana. Concluiu-se rapidamente quando Rotten saiu do palco em uma apresentação em San Francisco, deixando a banda para trás e marcando o fim dos Pistols como uma banda.


Mesmo com o fim da banda, McLaren continuou a ficar fortemente envolvido no cenário musical. Ele passou a gerenciar várias outras bandas, e em 1983 publicou um álbum de sua autoria, Duck Rock. Vários outros álbuns se seguiram, incluindo Fans de 1984, Waltz Darling de 1989 e Paris 1994. Ao longo dos últimos anos de sua vida, McLaren ficou ocupado com vários projetos de filmes, televisão e rádio. Ele foi um dos produtores do documentário Nação Fast Food (2006). McLaren estava em um relacionamento com a namorada Young Kim, nos últimos 12 anos de sua vida. Ela foi morar com ele em 2002 e viveram juntos em Paris e Nova York. Ele estava lutando contra o câncer há vários meses e faleceu em uma clínica na Suíça, em 08 de abril de 2010. McLaren foi enterrado no cemitério de Highgate, norte de Londres, ao som da versão de Vicious Sid de "My Way". 

 Rockdigital