New York Dolls

 

É uma banda de rock norte-americana. Uma das bandas que influenciou o movimento punk e, principalmente, o estilo glam rock. Todos os membros do New York Dolls tocou em bandas de Nova York antes da banda se formar no final de 1971 com os seguintes integrantes, os guitarristas Johnny Thunders e Rick Rebites, o baixista Arthur Kane, o baterista Billy Murcia e o vocalista David Johansen. No início de 1972, Rebites foi substituído por Syl Sylvain e o grupo começou a tocar regularmente em Lower Manhattan, particularmente no Centro Mercer Arts. Dentro de alguns meses, eles tinham ganhado alguns fãs, mas as gravadoras tinham medo de assinar com os Dolls por causa da sua vulgaridade. No final de 1972, o Dolls embarcou em sua primeira turnê na Inglaterra. Durante a turnê, o baterista Murcia morreu depois de misturar drogas e álcool. Ele foi substituído por Jerry Nolan. Depois que Nolan se juntou à banda, o Dolls finalmente conseguiu um contrato de gravação com a Mercury Records. Todd Rundgren, produziu o álbum de estreia da banda New York Dolls, que apareceu no verão de 1973, o álbum alcançou a posição número 116 nas paradas dos EUA.

 

O próximo álbum da banda, Too Much Too Soon, foi um fracasso comercial, somente alcançando a posição 167 no seu lançamento no início do verão 1974. Seguindo as vendas decepcionantes dos dois álbuns do Dolls, a Mercury Records demitiu a banda. Nenhuma outra gravadora estava interessada no grupo, de modo que os Dolls decidiram contratar um novo gerente, o britânico Malcolm McLaren, que logo se tornaria famoso por gerenciar o Sex Pistols. As novas estratégias de McLaren só fez com que as gravadoras relutassem ainda mais para assinar com a banda e os membros logo começaram a deixar o grupo. Em meados de 1975, o Thunders e Nolan deixaram a banda. Para os próximos dois anos, a dupla levou uma variedade de diferentes encarnações da banda, sem sucesso. Em 1977, Johansen e Sylvain decidem acabar com a banda permanentemente. Johnny Thunders formou os Heartbreakers com Jerry Nolan depois que deixou o grupo em 1975. Durante a década seguinte, os Heartbreakers iria se apresentar esporadicamente.

 

Em 23 de abril de 1991, Johnny Thunders foi encontrado morto em seu quarto no St. Peter House, em Nova Orleans, Louisiana. Nolan realizou um concerto tributo a Thunders, em 1991, alguns meses depois, Jerry Nolan morreu de um acidente vascular cerebral na idade de 40 anos. Em 2004, o ex-vocalista Morrissey do Smiths, que já foi presidente de um fã-clube britânico do New York Dolls, convidou os membros sobreviventes para se apresentar no Meltown Festival 2004. A reunião do grupo foi bem recebida pelos críticos e fãs e foi gravado em DVD e CD, o que levou a proposta para outras aparições em festivais, mas apenas algumas semanas após o show, Arthur Kane logo foi diagnosticado como leucemia, e morreu em 13 de julho de 2004, aos 55 anos. O álbum, Cause I Sez So, foi lançado em 2009  Um quinto álbum de estúdio, Dancing Backwards in High Heels, foi lançado em  2011.

 Rockdigital