The Smiths

Foi uma banda britânica de rock. A banda foi formada no início de 1982 por Steven Patrick Morrissey, um escritor que era grande fã do New York Dolls e que foi vocalista por um curto período da banda de punk rock The Nosebleeds, e pelo guitarrista e compositor Johnny Marr. Após gravarem várias fitas demo com Simon Wolstencroft da banda The Fall na bateria, Morrissey e Marr recrutaram o baterista Mike Joyce no outono de 1982 e o baixista Dale Hibbert que foi substituído por Andy Rourke. Em maio de 1983, a banda lançou seu primeiro single "Hand in Glove", pela Rough Trade Records. O trabalho não alcançou uma posição favorável na UK Singles Chart. Os singles "This Charming Man" e "What Difference Does It Make?" conseguiram melhores posições. O seu primeiro álbum, The Smiths, foi lançado em 20 de fevereiro de 1984, alcançando a posição de número dois na UK Albums Chart. No mesmo ano, o single "Heaven Knows I'm Miserable Now" foi o primeiro single da banda a alcançar o Top 10 da UK singles Chart. O seu segundo álbum, Meat Is Murder, foi lançado em 12 de Fevereiro de 1985. Esse foi o único álbum da banda a alcançar o número um na UK Albums Chart

 

O single "Shakespeare's Sister" alcançou a posição de número 26 na UK Singles Chart. Durante o ano de 1985, a banda viajou por longos períodos entre o Reino Unido e os EUA, para a gravação do seu terceiro álbum, The Queen Is Dead, que foi lançado em 16 de Junho de 1986. O álbum alcançou o número dois na UK Albums Chart. No entanto, nem tudo estava bem dentro da banda. Uma disputa legal com a gravadora tinha atrasado o álbum em quase sete meses e Marr estava começando a sentir o peso de conciliar as turnês e agendas de gravação. Em 1986, Rourke foi demitido da banda devido ao uso de heroína, e foi substituído no baixo por Craig Gannon, mas foi reintegrado logo em seguida. Gannon permaneceu na banda, passando a ser o responsável pela guitarra base. O quinteto, então, gravou os singles "Panic" e "Ask", e excursionou pelo Reino Unido. Após a turnê, que terminou em outubro daquele ano, Gannon saiu da banda. A banda finalmente assinou com a EMI RecordsJohnny Marr estava exausto e deu uma pausa da banda em junho de 1987, situação esta que teria sido mal digerida pelos demais integrantes.

 

Em julho de 1987, Marr deixou a banda definitivamente. O guitarrista Ivor Perry foi chamado para substituir Marr. A banda iniciou, então, um trabalho que permanece até hoje inacabado. O seu quarto álbum, Strangeways, Here We Come, foi lançado em 28 de setembro de 1987, e a banda se separou. O álbum chegou ao número dois no Reino Unido e foi o álbum mais bem sucedido nos EUA, alcançando a posição 55 na Billboard 200. Após o fim da banda, Morrissey começou a trabalhar em sua carreira solo. Em 1996, Mike Joyce levou Morrissey e Marr aos tribunais, alegando que não tinha recebido a sua parte dos direitos de gravação e performance, ou seja, iguais 25 por cento para cada membro do grupo em vez de dez por cento para Joyce e Rourke. O tribunal decidiu a favor de Joyce e ordenou que ele fosse indenizado. Várias tentativas de reuniões da banda foram desmentidas pelos ex-membros, durante muitos anos. Uma compilação, The Sound of The Smiths, foi lançada em 10 de novembro de 2008. Johnny Marr supervisionou a remasterização de todas as faixas. Em fevereiro de 2009, na sequência de outras sugestões de uma reunião iminente, Morrissey, mais uma vez negou os boatos. 

 Rockdigital