top of page
smiths.jpg
The Smiths - This Charming Man
00:00 / 00:25
The Smiths

Foi uma banda britânica de Indie Rock. Em maio de 1982, Johnny Marr e seu amigo Steve Pomfret foram à casa de Steven Patrick Morrissey em Stretford para convidá-lo a formar uma banda. Marr e Morrissey se conheceram em um show de Patti Smith no Apollo Theatre de Manchester em 31 de agosto de 1978, quando Marr tinha 14 anos e Morrissey tinha 19. Fã do New York Dolls, Marr ficou impressionado que Morrissey havia escrito um livro sobre a banda. Depois de permanecer com a banda por vários ensaios, Pomfret partiu e foi substituído pelo baixista Dale Hibbert, que trabalhava no Decibel Studios de Manchester. Através de Hibbert, os Smiths gravaram sua primeira demo no Decibel em agosto de 1982. Auxiliados pelo baterista Simon Wolstencroft, a banda gravou "The Hand That Rocks the Cradle" e "Suffer Little Children". Após as audições, o baterista Mike Joyce se juntou a banda no outono de 1982. Morrissey escolheu o nome The Smiths para a banda. Em outubro de 1982, os Smiths fizeram sua primeira apresentação pública como um ato de apoio para a Blue Rondo à la Turk durante um desfile de moda estudantil no Ritz de Manchester. Hibbert foi substituído por Andy RourkeMarr e Rourke visitaram Londres para entregar uma fita cassete de suas gravações a Geoff Travis, da gravadora independente Rough Trade Records.

 

Travis viajou para Manchester para conhecer a banda, e Morrissey e Marr assinaram um contrato de gravação, e não houve discussão sobre como os lucros seriam divididos. Os singles "This Charming Man" e "What Difference Does It Make?" alcançaram os números 25 e 12, respectivamente, na UK Singles ChartO seu primeiro álbum, The Smiths, foi lançado em 20 de fevereiro de 1984, alcançando a segunda posição na UK Albums Chart. No mesmo ano, o single "Heaven Knows I'm Miserable Now" foi o primeiro single da banda a alcançar o Top 10 da UK Singles Chart. O seu segundo álbum, Meat Is Murder, foi lançado em 12 de fevereiro de 1985. Foi o único álbum da banda a alcançar o topo na UK Albums ChartO seu terceiro álbum, The Queen Is Dead, foi lançado em 16 de junho de 1986. O álbum alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. Em 1986, Rourke foi demitido da banda devido ao uso de heroína, e foi substituído no baixo por Craig Gannon, mas foi reintegrado logo em seguida. Gannon permaneceu na banda, passando a ser o responsável pela guitarra base. O quinteto, então, gravou os singles "Panic" e "Ask", e excursionou pelo Reino Unido. Após a turnê, que terminou em outubro daquele ano, Gannon saiu da banda. No dia 12 de dezembro de 1986, O The Smiths tocou no sow beneficente Artists Against Apartheid  na Brixton Academy, sendo a última vez que eles se apresentaram juntos como um grupo. O seu segundo álbum de compilações, The World Won't Listen, foi lançado em 23 de fevereiro de 1987 pela Rough Trade Records. O álbum alcançou a segunda posição na UK Albums Chart, permanecendo nas paradas por 15 semanas. 

 

A banda finalmente assinou com a EMI RecordsJohnny Marr estava exausto e deu uma pausa da banda em junho de 1987. Em julho de 1987, Marr deixou a banda definitivamente, e foi substituído pelo guitarrista Ivor Perry. O seu quarto álbum, Strangeways, Here We Come, foi lançado em 28 de setembro de 1987, e logo em seguida, a banda se separou. O álbum alcançou a segunda posição na Reino Unido e foi o álbum mais bem sucedido nos EUA, alcançando a posição 55 na Billboard 200. O seu primeiro e único álbum ao vivo, Rank, foi lançado em 5 de setembro de 1988 pela Rough Trade, e alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. O álbum foi gravado no dia 23 de outubro de 1986 no National Ballroom em Kilburn, Londres. Após o fim da banda, Morrissey começou a trabalhar em sua carreira solo, e continua se apresentando. O single "This Charming Man" foi relançado em 1992, e alcançou a oitava posição, se tornando o maior sucesso dos Smiths nas paradas do Reino Unido. Em 1996, Mike Joyce levou Morrissey e Marr aos tribunais, alegando que não tinha recebido a sua parte dos direitos de gravação e performance, ou seja, 25% para cada membro do grupo em vez de 10% para Joyce e Rourke. O tribunal decidiu a favor de Joyce e ordenou que ele fosse indenizado. Várias tentativas de reuniões da banda foram desmentidas pelos ex-membros, durante muitos anos. Uma compilação, The Sound of The Smiths, foi lançada em 10 de novembro de 2008.

bottom of page