Rod Stewart

 

Roderick David "Rod" Stewart nasceu em Highgate, Londres, no dia 10 de janeiro de 1945, é um cantor e compositor britânico, com ascendência escocesa. Depois de deixar a escola, Rod Stewart trabalhou pouco tempo como pintor de silk screen, jogador de futebol, como coveiro, entre outras coisas. Na primavera de 1962, Rod ajudou a fundar o The Ray Davies Quartet, mas logo saiu devido a reclamações sobre sua voz e diferenças pessoais e musicais com o resto da banda. Depois de voltar a Londres ele juntou-se a Jimmy Powell & the Five Dimensions em 1964, depois entrou para a The Hoochie Coochie Men. A banda evoluiu para a Steampacket que acabou em 1966 e Rod Stewart juntou-se ao Shotgun Express, lançou somente um single antes de acabar. Rod Stewart então juntou-se ao Jeff Beck Group junto com Ronnie Wood. Em 1968, lançaram dois álbuns mas os integrantes foram abandonando o grupo que chegou ao fim no final do mesmo ano. Ele e Ronnie Wood decidiram juntar-se ao The Faces, remanescentes do Small Faces.


Rod Stewart também assinou um contrato solo para gravar com a Mercury Records. O seu primeiro álbum solo foi An Old Raincoat Won't Ever Let You Down de 1969. O álbum de estreia do The Faces foi First Step lançado em 1970. No mesmo ano, Rod Stewart lançou seu segundo álbum solo, Gasoline Alley, logo, Rod iniciou sua turnê solo. Na década de 70, Rod Stewart atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso com a canção "Maggie May" do álbum Every Picture Tells a Story. A última turnê do The Faces foi em 1974 e no ano seguinte a banda chegou ao fim com Ronnie Wood juntando-se aos Rolling Stones como guitarrista e Rod Stewart prosseguindo em sua carreira solo. Rod Stewart mudou-se para os Estados Unidos e pediu a cidadania norte-americana devido ao romance que tinha com a atriz Britt Ekland. Ele lançou o álbum Atlantic Crossing. que alcançou o Top 10 da Billboard. A canção de maior sucesso do álbum foi "Sailing" que acabou atingindo o número 1 no Reino Unido. 


Lançou a canção "Da Ya Think I'm Sexy?". A canção impulsionou o álbum Blondes Have More Fun...or do they? e foi o último álbum e Rod Stewart que chegou ao número 1 na Billboard. A canção perderia um processo por plágio para o cantor brasileiro Jorge Ben Jor, que a acusou de copiar o refrão de "Taj Mahal. Na década de 80, a canção "Baby Jane" do álbum Body Wishes tornou-se sua última canção a alcançar o número 1 no Reino Unido. Na década de 90, Rod Stewart reuniu-se com Ronnie Wood para gravar o especial MTV Unplugged. Em 1994, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, no dia 31 de dezembro tocou para 3,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Rod Stewart lançou Time, seu vigésimo álbum gravado em estúdio. Rod Stewart completou 70 anos em 2015 e tudo indica que ele está em ótima forma e a todo vapor. Sua agenda está repleta de concertos ao vivo pelo mundo todo. Rod Stewart saiu em turnê de verão na América do Norte. Cyndi Lauper se juntou a ele como convidado especial da turnê de 22 dias que começou no dia 25 de junho no Hollywood Bowl, em Los Angeles, Califórnia.

 Rockdigital