Small Faces

Foi uma banda britânica de rock and roll. Steve Marriott e Ronnie Lane se conheceram em 1965 enquanto Marriott trabalhava no J60 Music Bar em Manor Park, Londres. Lane entrou com seu pai para comprar um baixo. Depois de se reunirem, eles recrutaram os amigos Kenney Jones e Jimmy Winston para formar uma banda. Eles progrediram rapidamente dos ensaios no bar público The Ruskin Arms que era de propriedade dos pais de Winston, para shows descontrolados em bares, e para encontros semi-profissionais em clubes. A banda escolheu o nome Small Faces. A voz única e poderosa de Marriott atraiu atenção crescente. O primeiro show fora de Londres foi num clube em Sheffield. Eles entraram no King Mojo Club e se ofereceram para se apresentar de graça. Durante uma residência no Cavern Club de Leicester Square, eles foram apoiados por Sonny & Cher. A banda assinou um contrato com a Decca Records. O seu primeiro single foi em 1965, com "Whatcha Gonna Do About It". A banda apareceu como eles mesmos no filme Dateline Diamonds, de 1965. Pouco tempo depois, Jimmy Winston deixou a banda para uma carreira solo. Winston foi substituído por Ian McLagan, que fez sua primeira apresentação com a banda em 2 de novembro de 1965. O seu terceiro single, "Sha-La-La-La-Lee", lançado. em 28 de janeiro de 1966, chegou ao número três na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, Small Faces, foi lançado em 11 de maio de 1966, sendo um sucesso considerável.

 

Em agosto de 1966, quando "All or Nothing", o seu quinto single, alcançou o topo das paradas britânicas. O seu segundo álbum, Small Faces, foi lançado em 23 de junho de 1967 pela Immediate Records. O seguinte single da banda, "Itchycoo Park", lançado em 11 de agosto de 1967, foi o primeiro single da banda nos Estados Unidos, alcançando a posição 16 e alcançou a posição 3 na UK Singles Chart. O single final oficial durante a carreira da banda foi "The Universal", lançado no verão de 1968. A falta comparativa de sucesso do single nas paradas britânica, ficando na posição 16, decepcionou Marriott, que então parou de escrever música. O seu terceiro álbum, Ogdens 'Nut Gone Flake, foi lançado em 24 de maio de 1968. Ele ficou no topo na UK Albums Chart por seis semanas, mas alcançou apenas o número 159 nos EUA. Marriott saiu oficialmente da banda no final de 1968, saindo do palco durante um show ao vivo na véspera de Ano Novo. O single final, "Afterglow (Of Your Love)", foi lançado em 1969 depois que a banda deixou de existir e o single alcançou a posição 36 na UK Singles Chart. Após a separação do Small Faces, Lane, Jones e McLagan uniram com Rod Stewart e o guitarrista Ronnie Wood e formaram o The Faces. Lane saiu do The Faces em 1973, e Jones e McLagan ficaram até sua separação em 1975. O primeiro empreendimento de Marriott foi com o grupo de rock Humble Pie, formado com Peter Frampton, mas o Humble Pie se separou em 1975, e Marriott seguiu carreira solo.

 

A formação original do Small Faces foi reformada brevemente para filmar vídeos que imitavam o reeditado "Itchycoo Park", que chegou às paradas novamente. A banda tentou gravar juntos novamente, mas Lane saiu após o primeiro ensaio devido a uma discussão. Desconhecido para os outros, ele estava apenas começando a mostrar os sintomas da esclerose múltipla. No entanto, McLagan, Jones e Marriott decidiram ficar juntos como Small Faces, recrutando o ex- baixista do Roxy Music Rick Wills no lugar de Lane. Eles gravaram o quarto álbum, Playmates, lançado em agosto de 1977 junto com o quinto álbum, 78 In The Shade, lançado em setembro de 1978 pela Atlantic Records. O guitarrista Jimmy McCulloch também se juntou brevemente a essa formação depois de deixar o Wings. O mandato de McCulloch com a banda durou apenas alguns meses no final de 1977, gravando apenas o quinto álbum com a banda. Os álbuns da reunião foram fracassos de críticas e comerciais, e o Small Faces se separou novamente em 1978. Jimmy McCulloch morreu em 1979 aos 26 anos de idade devido a uma overdose de heroína em seu apartamento em Maida Vale. Steve Marriott morreu no 20 de abril de 1991, dormindo quando um incêndio, causado por um cigarro, varreu sua casa em Essex, Inglaterra. Ronnie Lane morreu no dia 4 de junho de 1997, em sua casa em Trinidad, Colorado, depois de combater a esclerose múltipla por quase 20 anos. O Small Faces e o The Faces foram induzidos juntos no Rock and Roll Hall of Fame em 2012. Ian McLagan morreu de derrame em 3 de dezembro de 2014. 

 Rockdigital