top of page
frampton.jpg
Peter Frampton - I'm In You
00:00 / 00:25
Peter Frampton

Peter Kenneth Frampton nasceu em Beckenham, Londres no dia 22 de abril de 1950, é um músico britânico. Com 8 anos, ele ganhou um Ukulele e aprendeu sozinho várias canções infantis. Também foi com essa idade que ele compôs sua primeira canção. Nessa época, ele foi aceito como guitarrista em uma banda do colégio, onde os outros meninos eram bem mais velhos. Nessa banda também tocava David Jones, hoje conhecido como David Bowie. Com 11 anos, Frampton montou sua própria banda e aos 14 deu inicio a sua carreira profissional na banda The Preachers. Em 1966, ele se junta a banda The Herd, assinando no ano seguinte um contrato com a Fontana Records. No ano de 1968, ele deixa a banda. Frampton participa da formação da banda Humble Pie em 1969. Três anos depois do início da banda, ele sai antes do lançamento do álbum, Performance – Rockin’ The Filmore, que foi um sucesso absoluto. Casado e morando em Nova York, Frampton trabalhou como músico em um estúdio. O seu primeiro álbum solo, Wind of change, foi lançado em 17 de agosto de 1972 pela mesma gravadora de sua última banda, a A&M Records. Ele voltou a excursionar, desta vez com a sua banda, a Frampton’s Camel, que também é o nome de seu segundo álbum, lançado em 20 de outubro de 1973. Frampton se divorcia, termina a Frampton’s Camel e resolve tirar uns dias para descansar e pensar na carreira. O seu quarto álbum, Frampton, foi lançado em março de 1975. Depois de pronto, seu empresário Dee Anthony percebe que o melhor é viajar muito divulgando o álbum.

 

Depois de incansáveis viagens abrindo os shows de ZZ Top, Black Sabbath, Rod Stewart e outros, é gravado em São Francisco o seu álbum duplo, Frampton Comes Alive, lançado em 6 de janeiro de 1976. O álbum alcançou o topo na Billboard 200Frampton foi de show de abertura para atração principal. Esse é o álbum ao vivo mais vendido da história. O seu álbum, I'm in you, foi lançado em 28 de maio de 1977, e alcançou o segundo lugar na Billboard 200. A canção "I'm in You" alcançou o segundo lugar na Billboard Hot 100 e o primeiro lugar no Cash Box Top 100 e no Canadá, se tornando o seu single de maior sucesso. Nesse mesmo ano, Frampton participa junto com os Bee Gees do filme Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Pouco tempo depois, ele tem alguns problemas pessoais e acaba sofrendo um acidente de carro que o deixa entre a vida e a morte. Em 24 de agosto de 1979, Frampton recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood por suas contribuições para a indústria fonográfica na 6819 Hollywood Boulevard. Ele descobriu que foi roubado pela equipe que cuidava de suas finanças. O seu oitavo álbum, The Art Of Control, foi lançado em 3 de agosto de 1982, sendo o último pela A&M Records, que o dispensou. O seu nono álbum, Premonition, foi lançado em 13 de janeiro de 1986 pela Virgin Records. Quebrado e com trabalhos de pouco reconhecimento, uma noite ele se encontra com seu velho amigo David Bowie, que o convida para participar do seu álbum. O seu amigo e parceiro Steve Marriott morre em um incêndio. O seu segundo álbum ao vivo, Frampton Comes Alive! II, foi lançado em 10 de outubro de 1995.

 

Apesar do grande marketing para o álbum, ele não vendeu bem. Depois Frampton gravou e saiu em turnê com Bill Wyman's Rhythm Kings e Ringo Starr's All-Starr Band. O seu décimo terceiro álbum, Fingerprints, foi lançado em 12 de Setembro de 2006, e o seu primeiro álbum instrumental. O álbum recebeu o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum Pop InstrumentalFrampton saiu em turnê em 2011 com a The Frampton Comes Alive 35th Anniversary Tour, o aniversário da turnê original do álbum, Frampton Comes Alive! de 1976  O seu décimo sexto álbum, Acoustic Classics, foi lançado em 2016. No mesmo ano, Frampton foi induzido no Musicians Hall of Fame and Museum. Em 22 de fevereiro de 2019, Frampton anunciou que se aposentaria da turnê com a sua Peter Frampton Finale - The Farewell Tour começando em 18 de junho de 2019 em Tulsa, Oklahoma, e terminando no Concord Pavilion em Concord, Califórnia, em 12 de outubro. Frampton revelou que o motivo da turnê de despedida, foi que ele recebeu o diagnóstico de que tem miosite por corpos de inclusão (IBM), um distúrbio muscular progressivo caracterizado por inflamação muscular, fraqueza e atrofia (emaciação). O seu décimo sétimo álbum, All Blues, foi lançado em 2019, e estreou em primeiro lugar na Billboard Top Blues Albums. Em dezembro de 2019, Frampton anunciou sua turnê de despedida no Reino Unido, que consistia em cinco apresentações em maio de 2020.

bottom of page