david-bowie.jpg
David Bowie - Heroes
David Bowie 

Nome artístico de David Robert Jones, nasceu em Brixton, Londres, em 8 de janeiro de 1947. Insatisfeito com seu nome artístico, na época Davy (e Davie) Jones, confundia com Davy Jones do The Monkees, o jovem músico renomeou seu nome artístico baseado no sobrenome de um americano do século XIX chamado Jim Bowie. O seu primeiro álbum, David Bowie, foi lançado no Reino Unido em 1 de junho de 1967 pela Deram Records. Após o fracasso comercial de seu álbum anterior, Bowie contratou o empresário Kenneth Pitt, que encomendou um filme promocional na esperança de ampliar o público do artista. Para o filme, Bowie escreveu a canção "Space Oddity", um conto sobre um astronauta fictício. O single "Space Oddity" foi lançado 11 de julho de 1969, durante um período de grande interesse no voo espacial. A missão Apollo 11 dos EUA seria lançada cinco dias depois e se tornaria o primeiro pouso tripulado na Lua cinco dias depois. O seu segundo álbum, David Bowie, foi lançado no Reino Unido em 14 de novembro de 1969 pela Philips Records. O álbum alcançou a posição 17 na UK Albums Chart. Desenvolveu o conceito que formaria a persona Ziggy Stardust: a fusão da personalidade de Iggy Pop com a música de Lou Reed. O seu quinto álbum, The Rise and Fall of Ziggy Stardust e the Spiders from Mars, foi lançado em 16 de junho de 1972 no Reino Unido pela RCA Records

 

O seu sexto álbum, Aladdin Sane, foi lançado em 13 de abril de 1973, e alcançou o topo na UK Albums Chart. Na Filadélfia lançou o disco Young Americans em 1975.  Aproveitando tal prestígio, as gravadoras relançaram Space Oddity de 1969, que então veio a ser a primeira canção do artista a atingir a primeira posição no Reino Unido. Após o lançamento do filme Scary Monsters em 1980, Bowie iniciou um período de inúmeras colaborações musicais e aparições em filmes. Em 1981, Bowie encontrou-se com o grupo Queen na Suíça e ambos realizaram um single, "Under Pressure", retratando a pressão social. Durante esse período, ele também deixou a RCA Records devido à insatisfação. O seu décimo quinto álbum, Let's Dance, foi lançado em 14 de abril de 1983 pela EMI America Records. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart e na quarta posição na Billboard 200. Em 17 de janeiro de 1996, David Bowie foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Sua carreira como ator começa antes de seu avanço comercial como músico. Estudante de teatro de avant-garde e mímica com Lindsay Kemp, Seu primeiro trabalho teatral, interpretou o papel de Cloud na produção teatral de 1967 de Kemp chamada Pierrot in Turquoise, além de outros trabalhos. 

 

Bowie foi premiado com o Grammy Lifetime Archievement Award em 8 de fevereiro de 2006, que só é concedido a músicos que, durante suas vidas, deram contribuições criativas de importância artística excepcional no campo da gravação. O seu vigésimo quarto álbum, The Next Day, foi lançado em 8 de março de 2013 pela ISO Records, sob licença exclusiva da Columbia Records. O álbum foi nomeado no Grammy Awards de 2014 na categoria de Melhor Álbum de Rock. O seu o vigésimo quinto e último álbum de estúdio, Blackstar, foi lançado mundialmente em 8 de janeiro de 2016, coincidindo com o aniversário de 69 anos de Bowie. Na noite do dia 10 de janeiro de 2016, David Bowie morreu em seu apartamento em Nova York, vítima de câncer de fígado. Blackstar se tornou no único álbum de Bowie no topo da Billboard 200. O álbum permaneceu na posição de número 1 nas paradas britânicas por três semanas. O álbum ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa, Melhor Álbum de Engenharia, Não Clássico e Melhor Pacote de Gravação, com a faixa-título ganhando por Melhor Performance de Rock e Melhor Canção de Rock.