top of page
david-bowie.jpg
r.i.p.png
David Bowie - Space Oddity
00:00 / 00:25
David Bowie 

David Robert Jones, nasceu em Brixton, Londres no dia 8 de janeiro de 1947. David formou sua primeira banda, a The Konrads, em 1962, aos 15 anos. Ele saiu da banda e se juntou a King Bees. Leslie Conn conseguiu o primeiro contrato de gestão pessoal de David, e começou a promovê-lo. Seu primeiro single, "Liza Jane", creditado a Davie Jones com a King Bees, não teve sucesso comercial. Ele deixou a banda menos de um mês depois para se juntar a Manish Boys, outra banda de Blues, e logo se juntou a banda Lower Third. O seu novo empresário, Ralph Horton, ajudou a garantir-lhe um contrato com a Pye Records. O publicitário Tony Hatch assinou um contrato com David. Insatisfeito com o nome Davy (e Davie) Jones, que em meados da década de 1960 provocou confusão com Davy Jones do The Monkees, ele assumiu o nome artístico de David Bowie em homenagem ao pioneiro americano do século XIX, James Bowie e a faca que ele popularizou. O seu primeiro lançamento com o nome Bowie foi o single "Can't Help Thinking About Me", de janeiro de 1966, gravado com a Lower Third. Após o lançamento do single, Bowie saiu da Lower Third, e assinou um contrato com a Deram Records. O seu primeiro álbum solo, David Bowie, foi lançado em 1 de junho de 1967. Hermione Farthingale formou a the Feathers, com Bowie e o guitarrista John Hutchinson, entre setembro de 1968 e início de 1969. Em fevereiro e março de 1969, ele fez uma pequena turnê com a dupla de Marc Bolan, a Tyrannosaurus Rex, realizando um ato de mímica. Em 11 de julho de 1969, o single "Space Oddity” foi lançado 5 dias antes do lançamento da Apollo 11, e alcançou o Top 5 na UK Singles ChartBowie formou a banda Hype. Depois de um show de abertura desastrosa no London Roundhouse, eles voltaram a uma configuração apresentando Bowie como um artista solo. O seu terceiro álbum, The Man Who Sold the World, foi lançado em 4 de novembro de 1970.

 

Bowie desenvolveu um conceito que acabou encontrando forma no personagem Ziggy Stardust, que foi uma fusão da personalidade de Iggy Pop com a música de Lou ReedBowie lançou seu show Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, no pub Toby Jug em Tolworth em Kingston Upon Thames em 10 de fevereiro de 1972. O se sexto álbum, Aladdin Sane, foi lançado em 13 de abril de 1973, e foi o seu primeiro álbum número 1 na UK Albums Chart. Bowie excursionou e deu coletivas de imprensa como Ziggy antes de uma dramática e abrupta aposentadoria no palco do Hammersmith Odeon, em Londres, no dia 3 de julho de 1973. O seu décimo quarto álbum, Scary Monsters and Super Creeps, foi lançado em 12 de setembro de 1980. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. Bowie abriu uma temporada de cinco meses na Broadway em 29 de julho, estrelando como John Merrick em The Elephant Man. Em 1981, Bowie se juntou ao Queen na Suiça para o lançamento do single "Under Pressure". Bowie se apresentou no Estádio de Wembley em 1985 para o Live Aid, um concerto beneficente em vários locais para o alívio da fome na Etiópia. Durante o evento, foi lançado o vídeo do single "Dancing in the Street" para arrecadação de fundos, um dueto Bowie com Mick Jagger. Em 1986, Bowie recebeu um papel no filme Absolute Beginners e também apareceu no filme Labyrinth. Bowie montou a banda Tin Machine. A primeira turnê mundial da banda foi um sucesso comercial. A Tin Machine começou a trabalhar em um segundo álbum, mas Bowie colocou o projeto em espera e voltou ao seu trabalho solo. Em 1992, a banda retomou, mas após o fracasso comercial do álbum ao vivo da banda, Tin Machine Live: Oy Vey, Baby, a banda se separou, e Bowie retomou novamente a sua carreira solo. Em 20 de abril de 1992, Bowie apareceu no The Freddie Mercury Tribute Concert, após a morte do cantor do Queen no ano anterior.

 

Em 7 de janeiro de 1997, Bowie comemorou seus 50 anos com um show de aniversário no Madison Square Garden, em Nova York. Bowie foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em 17 de janeiro de 1996. Ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 12 de fevereiro de 1997. Em 13 de junho, Bowie encabeçou a última noite do Isle of Wight Festival 2004, e foi o seu último show ao vivo no Reino Unido. Em 25 de junho, ele teve uma dor no peito enquanto se apresentava no Hurricane Festival em Scheeßel, na Alemanha. Bowie foi diagnosticado com uma artéria coronária bloqueada, exigindo uma angioplastia de emergência em Hamburgo. Nos anos que se seguiram à recuperação do seu ataque cardíaco, Bowie reduziu sua produção musical. Bowie se apresentou em novembro, ao lado de Alicia Keys, no Black Ball, um evento beneficente para Keep a Child Alive no Hammerstein Ballroom em Nova York. A performance marcou a última vez que Bowie tocou sua música no palco. Em 8 de janeiro de 2013, no seu 66º aniversário, o seu site anunciou o seu vigésimo quinto álbum, The Next Day, que foi lançado em 8 de março. O álbum estreou no número 1 na UK Albums Chart. Em meados de 2014, Bowie foi diagnosticado com câncer de fígado, um diagnóstico que ele manteve em sigilo. Em 7 de dezembro de 2015, o seu musical, Lazarus, estreou em Nova York. Sua última aparição pública foi na noite de estreia da produção. O seu vigésimo sexto álbum, Blackstar, foi lançado em 8 de janeiro de 2016, no aniversário de 69 anos de Bowie. Em 10 de janeiro de 2016, Bowie faleceu de câncer de fígado em seu apartamento em Nova York. O álbum estreou em primeiro lugar na UK Albums Chart, na Billboard 200 e em diversas paradas mundiais. O seu álbum, Toy, gravado em 2001, foi lançado em 7 de janeiro de 2022, no dia em que ele faria 75 . 

bottom of page