Iggy Pop


James Newell Osterberg nasceu em Muskegon em Michigan, no dia 21 de abril de 1947, é um músico de rock e ator americano. Iggy começou sua carreira musical como baterista em diversas bandas de escola em Ann Arbor, Michigan. Uma das bandas era chamada The Iguanas, foi de onde tirou parte de seu nome artístico "Iggy". Depois de tocar em bandas locais de blues, se mudou para Chicago e formou a banda The Stooges. Em 1968, um ano antes de lançar seu primeiro álbum, a banda assinou um contrato com a Elektra Records. O primeiro disco da banda chamado The Stooges de 1969. Em 1970, a banda lançou seu segundo álbum, Fun House e logo em seguida se separou devido ao vício de Iggy em heroína.


Em 1971, Iggy conheceu David Bowie no clube Max's Kansas City em Nova York. Depois da segunda separação do Stooges em 1974, Iggy não conseguia largar as drogas, chegou a se internar em um manicômio para tentar uma reabilitação. David Bowie foi um de seus visitantes, e continuou a ajudar seu amigo e colaborador. Em 1976, Iggy acompanhou David Bowie na turnê de Station to Station. Esta foi a primeira exposição de Iggy a uma turnê profissional em grande escala. Os dois se mudaram para Berlin para se livrar dos vícios. Iggy Pop assinou um contrato com a RCA Records e David Bowie ajudou a escrever e produzir os álbuns The Idiot e Lust for Life durante o ano de 1977, que são os dois mais aclamados álbuns solo da carreira de Iggy. 

 

Em 1983, David Bowie gravou um cover "China Girl" para o disco Let's Dance. Como o nome de Iggy estava nos créditos da música acabou recebendo royalties pelo sucesso. A ajuda de David Bowie fez com que Iggy pudesse tirar umas férias de três anos na qual se livrou do vício com heroína, fez aulas de ator e se casou. Em 2003 foi lançado o álbum Skull Ring. Iggy resolveu reunir o Stooges de vez. Eles fizeram turnês regularmente, até a morte do guitarrista Ron Asheton em janeiro de 2009. Em março de 2010 o Iggy and The Stooges foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame

 Rockdigital