Queen

Foi uma banda inglesa de rock. Em 1968, os amigos de escola, o guitarrista Brian May e o baixista e cantor Tim Staffell, decidiram formar uma banda e o estudante de odontologia Roger Taylor foi contratado como baterista. O trio foi batizado de Smile. Enquanto frequentava a Ealing Art CollegeTim tornou-se amigo de Farrokh Bulsara, que tinha como apelido Freddie. No final de 1970, após Staffell ter deixado a banda para se integrar à Humpy Bong, Farrokh foi efetivado como vocalista substituto da Smile. No entanto, incentivou os remanescentes a mudar o nome do grupo para Queen. Como Freddie era pianista, o Queen precisava de um baixista. O trio tocou brevemente com um grande número de baixistas. Após várias audições malsucedidas, Brian e Roger conheceram John Deacon numa discoteca, e através de um amigo pôde conhecer os integrantes do Queen que o contratou. As instalações de um novo estúdio em Wembley ainda precisavam de testes acerca do isolamento de som, e era necessário que um conjunto de rock fizesse experimentos no local. O Queen foi escolhido, e naquele espaço, gravou uma fita demo com cinco canções. Foi também nessa época, que Freddie mudou seu sobrenome para Mercury e também desenhou o logotipo do Queen, que combina os signos do zodíaco dos quatro membros. 

 

O seu primeiro álbum, Queen, foi lançado em julho de 1973 contendo a música "Keep Yourself Alive" e "Liar", os primeiros singles da banda. Em fevereiro de 1974, a banda foi convidada para participar no Top of the Pops, um programa musical da parada de sucessos britânica, produzido pela BBC. O seu segundo álbum, Queen II, foi lançado em 1974. O álbum alcançou a posição 5 na UK Albums Chart e 49 na Billboard 200. Assim que foi lançado em 1975, o seu quarto álbum, A Night at the Opera, estreou no topo da UK Albums Chart, e chegou ao quarto lugar na Billboard 200, sendo o álbum que levou o Queen a atingir popularidade mundial e a se consagrar no mundo da música. Em 1981, Freddie e John Deacon foram para o estúdio da banda. Nesta época, o cantor David Bowie estava gravando, e foi convidado a fazer vocais de apoio numa canção. Bowie os convidou a criar uma música juntos. De um riff de baixo, surgiu "Under Pressure". O single se tornou um sucesso e a única parceria do conjunto com algum outro cantor. Em 1985, a banda participou da primeira edição do Rock in Rio no Rio de Janeiro. Bob Geldof convidou o Queen para participar do Live Aid. A apresentação, ocorrida às 18 horas no Estádio de Wembley, foi considerada a mais memorável de todo o evento. Entre abril e maio de 1987, Freddie foi diagnosticado com o vírus da AIDS

 

Freddie Mercury morreu vítima de broncopneumonia, acarretada pela AIDS, em 24 de novembro de 1991  com 45 anos, um dia depois de ter assumido a doença publicamente. Em 2001, a banda foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame. O seu décimo quinto álbum, Made in Heaven, foi o último álbum de estúdio do Queen, lançado em novembro de 1995. Após a morte de Mercury, em 1991, os integrantes remanescentes do Queen, trabalharam com vocais previamente gravados de Freddie para criarem o álbum. Em meados de 2005, junto com o cantor Paul Rodgers, fundaram o supergrupo Queen + Paul Rodgers, que realizou várias turnês em alguns continentes do mundo. Em 2011, May e Taylor participaram do programa American Idol, onde conheceram o cantor Adam Lambert. Os três fundaram o supergrupo Queen + Adam Lambert. Em 2016, o grupo embarcou pela Europa e Ásia na turnê Queen + Adam Lambert 2016 Summer Festival. Isso incluiu o encerramento do Isle of Wight Festival, na Inglaterra, em 12 de junho. Em 12 de setembro, eles se apresentaram no Park Hayarkon, em Tel-Aviv, Israel, pela primeira vez. Em 2018, eles receberam o Grammy Lifetime Achievement Award. Em 24 de fevereiro de 2019, o Queen + Adam Lambert abriu a 91st Academy Awards, o Oscar realizada no Dolby Theatre em Hollywood, Los Angeles. 

 Rockdigital