Mick Jagger

Michael Philip Jagger nasceu em Dartford,Inglaterra no dia 26 de Julho de 1943. É um cantor e compositor inglês. Aos 14 anos, Jagger ganhou seu primeiro violão e logo passou a colecionar discos de blues de nomes como Muddy Waters e Howlin´ Wolf. Empolgado com as possibilidades na música, se juntou ao amigo Dick Taylor, que tocava baixo, para montar sua primeira banda, A Boy Blue and the Blue Boys, na qual assumiu o posto de vocalista. Jagger entrou na London School of Economics para estudar Economia, em 1960. No entanto, enquanto prestava bacharelado também investia na carreira musical, e quando precisou escolher um caminho a seguir, não teve dúvida e largou o curso. Logo trouxe para seu lado o guitarrista Keith Richards, que conhecera em sua cidade natal, e os dois passaram a explorar a cena ainda emergente do blues na capital britânica. Jagger e Richards foram convidados pelo guitarrista Brian Jones em 1962 para montar uma banda de R&B branca, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, "Rollin' Stone", cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.

 

Em 1963, Dick Taylor abandonou a banda, sendo substituído por Bill Wyman. Charlie Watts se juntou ao grupo  como baterista. Com o empresário Andrew Loog Oldham. A banda assinou o seu primeiro contrato com a Decca Records. Apesar do início mais voltado para covers e versões, com poucas composições próprias nos primeiros discos, Jagger e Richards passaram a monopolizar os créditos nos discos do grupo a partir de 1965. Por um momento, em 1967, o nome de Jagger ganhou destaque na mídia, a prisão com sua então namorada, Mariane Faithfull, na casa de campo de Keith Richards, em uma batida policial que encontrou substâncias ilegais e equipamentos para seu uso no local. O cantor viria a ser preso também em sua própria residência, em Londres, pelo mesmo motivo. Em 1970 Jagger comprou a Stargroves, uma casa senhorial em Hampshire. Os Rolling Stones e várias outras bandas gravaram lá usando um estúdio móvel, e vendeu em 1979. Em 1970, o músico estrelou no filme Ned Kelly, no papel de um lendário fora da lei. Em 1985, Jagger começou a investir também em sua carreira solo. he´s the Boss, foi o seu primeiro álbum. Ele vendeu bastante bem, e o single "Just Another Night" foi um hit Top 10.

 

Nesse mesmo ano ele participou do Live Aid, e se apresentou no Philadelphia 's JFK Stadium e fez um dueto com Tina Turner com "It's Only Rock and Roll". Em 1987, ele lançou seu segundo álbum solo, Primitive Cool. O seu o terceiro álbum solo, Wandering Spirit, foi lançado em 1993. Seria o seu único lançamento de álbum solo da década de 1990. Em 2001, Jagger lançou o álbum, Goddess in the Doorway, lançando o single "Visions of Paradise". Ele comemorou o 40º aniversário dos Rolling Stones, em turnê com eles no Licks Tour de um ano de duração, em apoio à sua retrospectiva de carreira do álbum Forty Licks. Mas a prioridade sempre foi os Rolling Stones. No total, foram 29 álbuns de estúdio lançados, além de compilações de grandes sucessos e trabalhos ao vivo. Jagger recebeu da rainha Elizabeth II, em 2002, a honraria de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, que lhe deu o título de Sir. Em 2011, a banda SuperHeavy foi formada por Mick Jagger, pelo antigo guitarrista dos Eurythmics, Dave Stewart, pela cantora de soul Joss Stone e pelo filho mais novo de Bob Marley, Damian Marley. Depois chamaram o músico indiano A.  R. Rahman. O álbum de estreia da banda, SuperHeavy foi lançado em setembro.

 Rockdigital