Eurythmics

 

Foi uma dupla britânicaDave Stewart era um excelente jogador, tendo participado de algumas seleções inglesas menores e durante uma contusão, ganhou uma guitarra para passar o tempo. Após montar a banda The Longdancer em 1976, Dave acabou encontrando Annie Lennox trabalhando de garçonete no Pippins Restaurant, em Hampstead e resolveram morar juntos. Eles tocaram pela primeira vez juntos em 1976 na banda de punk rock The Catch. Depois de lançar um single em 1977, a banda foi abandonada pela gravadora quando o trio adicionou Jim Tooney e Eddie Chin em sua formação. O quinteto acabou mudando de nome para The Tourists. Stewart e Lennox também estavam romanticamente envolvidos. A banda lançou três álbuns e conseguiu um grande sucesso com o cover "I Only Want To Be With You" de Dusty Springfield. Havia tensões pessoais e musicais dentro da banda. Foi em um hotel em Wagga Wagga, na Austrália, enquanto brincava com um mini-sintetizador portátil que Lennox e Stewart decidiram se tornar a dupla Eurythmics. O nome foi tirado de uma dança grega que Annie Lennox aprendeu quando criança. A dupla assinou contrato com a RCA Records. Eles também se separaram como um casal. 

 

O seu primeiro álbum, In The Garden, foi lançado em 16 de outubro de 1981. As coisas pioraram quando Dave ficou doente e precisou fazer uma operação no pulmão, o que fez Annie entrar em uma profunda crise de depressão. O seu segundo álbum, Sweet Dreams (are made of this), foi lançado em 4 de janeiro de 1983. O álbum ficou no topo na Billboard 200. A dupla gravou rapidamente o seu terceiro álbum, Touch, lançado em 14 de novembro de 1983. Tornou-se o primeiro álbum número 1 da dupla no Reino Unido. O álbum ficou no topo na UK Albums Chart. Em 1984 foi lançado o EP de remix Touch dance e a trilha-sonora do filme 1984, que rendeu dois sucessos, "Sex Crime" e "Julia". Apesar de não ser considerado um álbum oficial da banda. O seu quarto álbum, Be Yourself Tonight, foi foi lançado em 29 de abril de 1985, e marcaria, pela primeira vez, no topo na UK Singles Chart com o single "There Must Be An Angel (Playing With My Heart)". Mas, o grupo acabou não saindo em turnê e não participou do Live Aid, por problemas emocionais da vocalista. O seu quinto álbum, Revenge, foi lançado em 30 de junho de 1986. O álbum rendeu uma outra turnê e dois sucessos, "Missionary Man" e "Miracle Of Love".

 

O seu sexto álbum, Savage, foi lançado em 9 de novembro de 1987. Em 1988, Annie Lennox participou do concerto ao líder sul-africano Nelson Mandela no Estádio de Wembley e viveu um drama em dezembro, quando seu primeiro filho, Daniel, nasceu morto. Ainda deprimida, Annie e Dave lançaram o seu oitavo álbum, We Too Are One, foi lançado em 11 de setembro de 1989, e alcançou o topo na UK Albums Chart. O single "Angel" foi em homenagem ao filho. O álbum marca também a separação de Annie e Dave, que resolvem não gravar mais com o nome EurythmicsAnnie Lennox inicia uma bem-sucedida carreira solo, enquanto Dave se torna um produtor. No final dos anos 90, o Eurythmics se reuniu e o seu nono álbum, Peace, lançado em 1999. O single "I Saved the World Today" alcançou a  posição 11 na UK Singles Chart. A banda também embarcou em uma turnê mundial, apelidada de Peacetour, para apoiar o álbum, e o Eurythmics participou de shows para a Anistia e do Greenpeace. Mas a banda teve novamente problemas e Annie teve uma forte crise na coluna após a excursão. Com isso, pela segunda vez, a banda se dissolve. Os dois voltaram a se reunir em 2005 e lançaram um novo single, "I've Got a Life", a primeira canção inédita depois de seis anos.

 Rockdigital