Sting
Gordon Matthew Thomas Sumner, nasceu em Wallsend, Inglaterra no dia 2 de outubro de 1951. É um músico, cantor e ator inglês. Sting abandonou uma promissora carreira como atleta quando ganhou o terceiro lugar na competição 100 Yard Sprint National Junior Championship. Ele tocou com bandas locais como a Phoenix Jazzman, Last Exit e Newcastle Big Band, no início de sua carreira. Suas feições foram utilizadas inicialmente como rosto e demais características físicas do personagem de HQ John Constantine, criação do escritor inglês Alan Moore. Em 1977, Sting, Andy Summers e Stewart Copeland formaram a banda The Police em Londres. No cinema, o primeiro filme de Sting foi Quadrophenia lançado em 1979. A banda ganhou seis Grammy Awards no início da década de 1980. O último álbum da banda, Synchronicity foi lançado em 1983. Houve uma tentativa de juntar a banda novamente em 1986 após um concerto no Live Aid. Devido a relação tensa entre Sting e Copeland e o desinteresse dos companheiros de banda. A banda gravou uma nova versão da música "Don't Stand So Close to Me" que foi lançado na coletânea, Every Breath You Take: The Singles, e depois desse lançamento, a banda se dissolveu.
Sua primeira aparição musical solo foi em 1981, em um show para a Anistia Internacional. Em 1994, ele fez uma participação especial no álbum, Antônio Brasileiro de Tom Jobim cantando a música "How Insensitive" (Insensatez). O seu primeiro álbum solo, The Dream of the Blue Turtles, foi lançado em 1 de junho de 1985, e alcançou o terceira lugar na UK Albums Chart e o segundo lugar na Billboard 200. O seu segundo álbum solo, ... Nothing Like the Sun, foi lançado em 13 de outubro de 1987, e alcançou o topo na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, The Soul Cages, foi lançado em 17 de janeiro de 1991, e se tornou o seu segundo álbum nº 1 no Reino Unido. A faixa-título deu a Sting o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Canção de Rock. O seu quarto álbum, Ten Summoner's Tales, foi lançado em 9 de março de 1993. O álbum ganhou 3 Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Engenharia, Não Clássico e Melhor Videoclipe Long Form, e de Melhor Performance Vocal Pop Masculino com a canção "If I Ever Lose My Faith in You". A canção "When We Dance" foi lançada como single em 17 de outubro de 1994 e foi incluída em seu primeiro álbum de grandes sucessos, Fields of Gold: The Best of Sting 1984–1994. A música se tornou o único hit solo de Sting no Top 10 na UK Singles Chart. Em 2001, ele ganhou o Grammy Awards pela canção "She Walks This Earth (Soberana Rosa)" incluída no álbum, A Love Affair: The Music Of Ivan Lins.
Em 2002, Sting ganhou um Globo de Ouro pela canção "Until…" para o filme Kate and Leopold. Nesse mesmo ano, a Sting foi concedido a honra de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE). A sua autobiografia foi lançada em outubro de 2004 lançada pela Broken Music. Sting participou do Live 8 em junho de 2005. Em 11 de fevereiro de 2007, Sting reecontrou-se com os outros integrantes do The Police e se apresentaram no Grammy Awards em 2007, cantando "Roxanne" e posteriormente anunciaram a turnê de reunião da banda. O seu décimo segundo álbum, 57th & 9th, foi lançado em 11 de novembro de 2016, e foi o seu primeiro álbum de Rock em 13 anos. Sting embarcou na 57th & 9th Tour. A turnê começou em 1 de fevereiro de 2017, no Commodore Ballroom em Vancouver. O álbum 44/876, uma colaboração com o músico jamaicano Shaggy, foi lançado em 20 de abril de 2018, que ganhou o prêmio Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Reggae em 2019. O seu décimo quarto álbum, My Songs, foi lançado em 24 de maio de 2019. O álbum apresenta versões das canções mais reconhecidas de Sting, tanto como membro do The Police quanto como artista solo. O seu décimo quinto álbum de estúdio, The Bridge, foi lançado em 19 de novembro de 2021 pela A&M Records, e alcançou a posição 27 na UK Albums Chart.