Sting

Gordon Matthew Thomas Sumner, nasceu em Wallsend, Inglaterra no dia 2 de outubro de 1951. É um músico, cantor e ator inglês. Sting abandonou uma promissora carreira como atleta quando ganhou o terceiro lugar na competição 100 Yard Sprint National Junior Championship. Ele tocou com bandas locais como a Phoenix Jazzman, Last Exit e Newcastle Big Band, no início de sua carreira. Suas feições foram utilizadas inicialmente como rosto e demais características físicas do personagem de HQ John Constantine, criação do escritor inglês Alan Moore. Em 1977, Sting, Andy Summers e Stewart Copeland formaram a banda The Police em Londres. Outro integrante que pertenceu a banda, Henry Padovani deixou o The Police devido a um conflito durante o Festival de Mont Marsans. A banda ganhou seis Grammy Awards no início da década de 1980. Seu último álbum, Synchronicity foi lançado em 1983. Houve uma tentativa de juntar a banda novamente em 1986 após um concerto no Live Aid. Devido a relação tensa entre Sting e Copeland e o desinteresse dos companheiros de banda. A banda gravou uma nova versão da música "Don't Stand So Close to Me" que foi lançado na coletânea, Every Breath You Take: The Singles, e depois desse lançamento, a banda se dissolveu. 

 

Em 2007, a banda se reuniu em uma turnê comemorativa dos 30 anos do lançamento do seu primeiro single. No cinema, o primeiro filme de Sting foi Quadrophenia lançado em 1979. Sua primeira aparição musical solo foi em 1981, em um show para a Anistia Internacional. Em 1994, ele fez uma participação especial no álbum, Antônio Brasileiro de Tom Jobim cantando a música "How Insensitive" (Insensatez). O seu primeiro álbum solo, The Dream of the Blue Turtles, foi lançado em 1 de junho de 1985, e alcançou o terceira lugar na UK Albums Chart e o segundo lugar na Billboard 200. O seu segundo álbum solo, ... Nothing Like the Sun, foi lançado em 13 de outubro de 1987, e alcançou o topo na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, The Soul Cages, foi lançado em 17 de janeiro de 1991, e se tornou o seu segundo álbum nº 1 no Reino Unido. A faixa-título deu a Sting o seu primeiro Grammy Award na categoria de Melhor Canção de Rock. O seu quarto álbum, Ten Summoner's Tales, foi lançado em 9 de março de 1993. O álbum ganhou 3 Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Engenharia, Não Clássico e Melhor Videoclipe Long Form, e de Melhor Performance Vocal Pop Masculino com a canção "If I Ever Lose My Faith in You".

 

Em 2001, ele ganhou o Grammy Awards pela canção "She Walks This Earth (Soberana Rosa)" incluída no álbum, A Love Affair: The Music Of Ivan Lins. Em 2002, Sting ganhou um Globo de Ouro pela canção "Until…" para o filme Kate and Leopold. Nesse mesmo ano, a Sting foi concedido a honra de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE). A sua autobiografia foi lançada em outubro de 2004 lançada pela Broken Music. Sting participou do Live 8 em junho de 2005. Em 11 de fevereiro de 2007, Sting reecontrou-se com os outros integrantes do The Police e se apresentaram no Grammy Arwards 2007, cantando "Roxanne" e posteriormente anunciaram a turnê de reunião da banda. O seu décimo segundo álbum, 57th & 9th, foi lançado em 11 de novembro de 2016, e foi o seu primeiro álbum de rock em 13 anos. Sting embarcou na 57th & 9th Tour. A turnê começou em 1 de fevereiro de 2017, no Commodore Ballroom em Vancouver. O seu décimo quarto álbum, My Songs, foi lançado em 24 de maio de 2019. O álbum apresenta versões reformuladas de uma seleção das canções mais reconhecidas de Sting, tanto como membro do The Police quanto como artista solo.

 Rockdigital