Tina Turner

 

Anna Mae Bullock nasceu em Nutbush, Tennessee no dia 26 de novembro de 1939. É uma cantora, dançarina e atriz americana. Anna Mae e sua irmã começaram a frequentar clubes noturnos de St. Louis, inclusive o Club Manhattan. Em uma das apresentações, ela conheceu Ike Turner com a banda The Kings of Rhythm. Anna Mae insistiu por um lugar de backing vocal e em pouco tempo se tornou uma das vozes principais. A sua primeira gravação de estúdio foi em 1958, como backing vocal, sob o nome "Little Ann", na canção "Box Top". Ike Turner e Anna Mae decidiram formar a dupla Ike & Tina TurnerAnnie Mae Bullock se casou com Ike Turner em 1958, adotando o nome artístico Tina Turner. Ela tentou o suicídio em 1968, ingerindo veneno de rato e permanecendo uma semana internada. Após este episódio, passou muitos anos tomando calmantes e antidepressivos para conseguir continuar casada, por medo do marido, e para não perder a guarda do filho, revelando que só era feliz nos palcos, ao cantar e dançar. Tina tentou novamente o suicídio em 1976, ingerindo calmantes e soníferos, permanecendo um mês em coma.

Em 1978, Tina se separa legalmente de Ike Turner. Na justiça, propôs abrir mão de todo o patrimônio em troca de poder manter o sobrenome Turner. Após ficar um tempo sem gravar, Tina assina com a Capitol Records, e lança o seu quinto álbum Private Dancer em 1983. O álbum foi um sucesso mundial, alcançando o número três na Billboard 200 dos EUA. Durante esse período, Tina também contribuiu na gravação do single beneficente "We Are the World", que foi escrita por Michael Jackson e Lionel Richie.  Tina participa no filme "Mad Max Beyond Thunderdome" e contribui na trilha sonora com a canção "One of the Living" que ganhou um Grammy Award na categoria Best Female Rock Vocal Performance. Em janeiro de 1988, Tina entra para o Guiness Book, após cantar para um público pagante de 184 mil pessoas no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. O duo Ike & Tina Turner são induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1991.

 

Em janeiro de 2013, Tina se naturalizou suíça e se casa com o executivo de música Erwin Bach, depois de 27 anos de convivência. Três meses após oficializar seu matrimônio, Tina sofreu um AVC, ficando algumas semanas internada. Os medicamentos acabou afetando seus rins, que paralisaram ao longo dos anos. Em 2016 recebeu o diagnóstico de Câncer no intestino, onde, no mesmo ano, precisou fazer quimioterapia, tendo que retirar uma parte do órgão e passar um ano com bolsa de colostomia. Isto piorou seu quadro renal, que passou a funcionar com apenas vinte por cento da capacidade. Como o suicídio é legal na Suíça, a cantora se filiou a uma organização que facilitaria o processo. Mas seu marido impediu, e a convenceu de que ele seria o doador do rim. O transplante acabou acontecendo na cidade de Basel, em 7 de abril de 2017. A cirurgia correu bem, e Tina pôde voltar para casa após algumas semanas de internação.

 Rockdigital