tina.jpg
Tina Turner

 

Anna Mae Bullock nasceu em Nutbush, Tennessee no dia 26 de novembro de 1939. É uma cantora, dançarina e atriz americana. Anna Mae e sua irmã começaram a frequentar clubes noturnos de St. Louis, inclusive o Club Manhattan. Em uma das apresentações, ela conheceu Ike Turner com a banda The Kings of Rhythm. Anna Mae insistiu por um lugar de backing vocal e em pouco tempo ela se tornou uma das vozes principais da banda. A sua primeira gravação de estúdio foi em 1958, como backing vocal, sob o nome "Little Ann", na canção "Box Top". Ike Turner e Anna Mae decidiram formar a dupla Ike & Tina Turner. Ela se casou com Ike em 1958, adotando o nome artístico Tina Turner. Ela tentou o suicídio em 1968, ingerindo veneno de rato e permaneceu uma semana internada. Após esse episódio, passou muitos anos tomando calmantes e antidepressivos para conseguir continuar casada, por medo do marido, e para não perder a guarda do filho. O seu primeiro álbum solo, Tina Turns the Country On!, foi lançado em setembro de 1974. O seu segundo álbum solo, Acid Queen, foi lançado em 1975. O primeiro single, "Baby, Get It On", foi um dueto com Ike Turner . Foi seu último álbum solo antes de sua separação e sua saída do Ike & Tina Turner RevueTina tentou novamente o suicídio em 1976, ingerindo calmantes e soníferos, e permaneceu um mês em coma. Em 1978, Tina se separa legalmente de Ike. Na justiça, propôs abrir mão de todo o patrimônio em troca de poder manter o sobrenome Turner

 

O seu quinto álbum, Private Dancer, foi lançado em 29 de maio de 1984. O álbum foi um sucesso mundial, alcançou o terceiro lugar na Billboard 200. O single do álbum "What Love Got to Do With It" deu a Tina o seu primeiro e único single número 1 na Billboard Hot 100. O álbum ganhou 4 Grammys Awards na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock Feminino com o single "Better Be Good to Me", e Melhor Performance Vocal Pop Feminina, Recorde do ano e Canção do Ano com o single "What's Love Got to Do with It?". Durante esse período, Tina também contribuiu na gravação do single beneficente "We Are the World". Tina participa no filme "Mad Max Beyond Thunderdome" em 1985, e contribui na trilha sonora com a canção "One of the Living" que ganhou um Grammy Award na categoria Melhor Performance Vocal de Rock Feminino. Tina recebeu uma Estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1986. O seu sexto álbum solo, Break Every Rule, foi lançado em 23 de setembro de 1986. O single "Typical Male" alcançou o segundo lugar na Billboard Hot 100. Tina saiu na Break Every Rule World Tour, uma grande turnê mundial para divulgar o álbum. Em janeiro de 1988, Tina entra para o Guiness Book, após cantar para um público pagante de 184 mil pessoas no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, Brasil. Outras datas europeia de sua turnê mundial foram gravadas e lançadas como o seu primeiro álbum ao vivo, Tina Live in Europe, lançado em 1988, que ganhou um Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal Feminina de Rock com o single "Back Where You Started". 

 

O seu sétimo álbum, Foreign Affair, foi lançado em 13 de setembro de 1989. O álbum alcançou o número um na UK Albums Chart, e foi o seu primeiro álbum número um no Reino Unido. O duo Ike & Tina Turner são induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1991. O seu oitavo álbum solo, What's Love Got to Do With It, foi lançado em 15 de junho de 1993. Foi a trilha sonora do filme biográfico de Tina Turner de 1993 com o mesmo nome. O seu nono álbum, Wildest Dreams, foi lançado em 22 de abril de 1996. O seu décimo e último álbum solo, Twenty Four Seven, foi lançado em 28 de outubro de 1999, antes da sua aposentadoria das gravações. O álbum alcançou a nona posição na UK Albums Chart. Em janeiro de 2013, Tina se naturalizou suíça e se casa com o executivo de música Erwin Bach, depois de 27 anos de convivência. Três meses após oficializar seu matrimônio, Tina sofreu um AVC, ficando algumas semanas internada. Em 2014, Tina foi induzida na Soul Music Hall of Fame. Os medicamentos acabou afetando seus rins, que paralisaram ao longo dos anos. Em 2016 recebeu o diagnóstico de Câncer no intestino, onde, no mesmo ano, precisou fazer quimioterapia. O seu marido foi o doador do rim. O transplante acabou acontecendo na cidade de Basel, em 7 de abril de 2017. A cirurgia correu bem, e Tina pôde voltar para casa após algumas semanas de internação. Tina recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award em 2018, e em 2019, ela foi induzida na Memphis Music Hall of Fame.