The Monkees

Foi uma banda de pop rock americana. O cineasta aspirante Bob Rafelson desenvolveu a idéia inicial do The Monkees em 1962. Em maio de 1964, enquanto trabalhava na Screen Gems, ele se uniu a Bert Schneider. O filme do The Beatles, A Hard Day's Night, inspirou eles a reviver a idéia de Rafelson como The Raybert Producers. Eles venderam o programa para a Screen Gems Television em 16 de abril de 1965. A idéia original deles era formar um grupo de rock popular de Nova York, o Lovin 'Spoonful, que não era conhecido na época. No entanto, John Sebastian já havia assinado a banda com um contrato de gravação. Davy Jones retornou aos Estados Unidos em setembro de 1965 após uma viagem à Inglaterra para se preparar para o piloto de TV do The Monkees. Ele já havia estrelado na peça Oliver! na Broadway. De 8 a 10 de setembro de 1965, o Daily Variety e o The Hollywood Reporter publicaram um anúncio para lançar o restante dos membros da banda do programa de TV. Dos 437 candidatos, os outros três escolhidos para o elenco foram, Mike Nesmith que trabalha como músico e estudou teatro na faculdade. Micky Dolenz que era um ator que havia estrelado a série de TV Circus Boy, exibida no Brasil como O Menino do Circo e Peter Tork, o último a ser escolhido, trabalhava no Greenwich Village como músico. O primeiro single dos Monkees, "Last Train to Clarksville" e "Take a Giant Step", foi lançado em agosto de 1966, apenas algumas semanas antes da estréia na TV em 12 de setembro  na rede de TV NBC. O primeiro álbum, The Monkees, foi lançado um mês depois, e  alcançou o topo na Billboard 200.

 

A banda fez sua estréia ao vivo em dezembro de 1966 no Havaí. O segundo álbum, foi lançado em 9 de janeiro de 1967 pela Colgems. O álbum alcançou o topo na Billboard 200. O segundo single do álbum, "I'm a Believer" ocupou o topo na Billboard Hot 100. O último show da Monkees on Tour foi filmada num concerto em Phoenix, Arizona, em 21 de janeiro de 1967. Eles gravaram no início somente como cantores, já que músicos de estúdio eram contratados pela gravadora. O terceiro álbum, Headquarters, lançado em 22 de maio de 1967, é o primeiro com composições e performances instrumentais dos membros da própria banda. O álbum alcançou o topo na Billboard 200. Nesse mesmo ano, o seriado conquistou o prêmio Emmy de melhor série cômica. O single "Daydream Believer" do seu quinto álbum, The Birds, The Bees & The Monkees, lançado em abril de 1968. Depois que o seriado The Monkees foi cancelado em fevereiro de 1968, Rafelson dirigiu os quatro Monkees no filme de longa metragem, Head, no Brasil, Os Monkees estão soltosPeter Tork saiu da banda. O álbum final com Michael Nesmith, foi o oitavo álbum, The Monkees Present, lançado em outubro de 1969, que alcançou o número 100 na Billboard 200. No verão de 1969, os três Monkees embarcaram em uma turnê. Dolenz e Jones gravam o álbum, Changes, como o nono e último álbum dos Monkees, lançado em junho de 1970, alcançando a posição 152 na Billboard 200. Dia 22 de setembro de 1970, marcou a última sessão de gravação dos Monkees, quando Jones e Dolenz gravaram "Do It in the Name of Love" e "Lady Jane" lançados no final daquele ano como um single. Os dois Monkees restantes perderam os direitos de usar o nome em vários países, inclusive nos EUA.

 

Em maio de 1977, Dolenz, Jones e Tork anunciaram a 20th Anniversary Tour. Nesmith apareceu no palco com Dolenz, Jones e Tork no Greek Theatre, em Los Angeles no dia 7 de setembro de 1986, no Universal Amphitheatre, Los Angeles, e em 10 de julho de 1989, participou de uma cerimônia na Calçada da Fama de Hollywood, quando os Monkees receberam uma estrela de TV em 1989. Seu décimo primeiro álbum, Justus, foi lançado em 1996. O álbum foi totalmente produzido pelos quatro Monkees. O trio de Dolenz, Jones e Tork se reuniu novamente para uma bem-sucedida turnê de 30 anos em 1996, enquanto Nesmith se juntou a eles no palco em Los Angeles para promover as novas músicas do álbum, e para uma turnê pelo Reino Unido em 1997, com dois shows  no Wembley Arena, em Londres. De 30 de junho a 2 de julho de 1967, os Monkees foram o primeiro grupo a se apresentar no Empire Pool, como a Arena era chamada antes. Tork, Jones e Dolenz viajaram pelos Estados Unidos em 1997, logo depois, a banda teve outro hiato até 2001. Dolenz e Jones anunciaram que haviam demitido Tork. Os dois viajaram pelos Estados Unidos em 2002, e depois se separaram. An Evening with The Monkees: O 45º Anniversary Tour foi a quarta e última turnê de reunião do The Monkees com Davy Jones, Micky Dolenz e Peter Tork juntos. Nesmith não participou da turnê. Davy Jones morreu de ataque cardíaco em 29 de fevereiro de 2012, aos 66 anos. O décimo segundo álbum de estúdio, Good Times!, foi lançado em 27 de maio de 2016. O álbum apresenta os sobreviventes Micky Dolenz, Michael Nesmith e Peter Tork, além de uma contribuição póstuma de Jones. Peter Tork morreu de câncer em 21 de fevereiro de 2019.

 

 Rockdigital