Lovin' Spoonful

É uma banda americana de pop rock. John Sebastian cresceu no Village, em contato com a música e músicos populares que estavam envolvidos com o renascimento da música popular americana da década de 1950 até o início dos anos 1960. Ele formou a Lovin’ Spoonful com o guitarrista Zal Yanovsky tocando em cafés locais e pequenos clubes. O baterista Jan Carl e o baixista Steve Boone completaram o grupo, mas Carl foi substituído pelo baterista-vocalista Joe Butler após o primeiro show do grupo no The Night Owl em Greenwich Village. As primeiras performances do grupo foram reveladas tão ruins que o dono do clube lhes disse para ir embora e praticar. O grupo fez suas primeiras gravações para a Elektra Records. No entanto, a Kama Sutra Records teve a opção de assinar com a banda como artistas de gravação como parte de um acordo de produção assinado anteriormente, e a Kama Sutra exerceu a opção ao saber da intenção da Elektra para assinar com a banda. As quatro faixas gravadas para a Elektra foram lançadas na compilação dos artistas do selo de 1966 no álbum, What's Shakin' após o sucesso da banda na Kama Sutra. A banda lançou o seu primeiro single "Do You Believe in Magic" em 20 de julho de 1965. O single alcançou a posição 9 na Billboard Hot 100

 

O seu primeiro álbum, Do You Believe in Magic, foi lançado em novembro de 1965 pela Kama Sutra. O segundo álbum, Daydream, foi lançado em 1966. A canção título, alcançou o segundo lugar na Billboard Top 40. No auge do sucesso da banda, os produtores da série de TV que mais tarde se tornou o The Monkees inicialmente planejaram construir sua série em torno do Lovin' Spoonful, mas deixaram a banda devido a conflitos sobre os direitos de publicação das músicas. No início de 1967, a banda rompeu com seu produtor Erik Jacobsen, e Joe Wissert produziu o single "Six O'Clock", que alcançou a posição 18 na Billboard Hot 100Yanovsky deixou a banda depois que o quinto álbum, You're a Big Boy Now, foi lançado em maio de 1967, depois que ele foi preso por posse de maconha e pressionado pela polícia para entregar o seu fornecedor. Ele era um cidadão canadense e temia que ele fosse impedido de voltar aos EUA. O incidente resultou em uma reação pública da contracultura contra a banda, com um anúncio de página inteira no Los Angeles Free Press, pedindo para as pessoas não comprar os álbuns e não assistir aos concertos do Lovin' Spoonful. A carreira musical de Yanovsky foi gravemente prejudicada. Mais tarde deixou o negócio da música e abriu o restaurante Chez Piggy, em Kingston, Ontário, no Canadá.

 

O substituto de Yanovsky foi Jerry Yester. Nessa época, o som da banda tornou-se mais pop. A banda gravou dois singles bem-sucedidos "She Is Still a Mystery" e "Money", bem como o sexto álbum, Everything Playing, lançado em 1967.  John Sebastian deixou a banda no início de 1968 para seguir carreira solo e em 1969, ele participa do Festival de Woodstock. A banda agora era oficialmente um trio e o baterista Butler tornou-se o novo vocalista do grupo. Eles se separaram após o lançamento do seu sétimo álbum, Revelation: Revolution '69, lançado em 1969. O grupo original com John Sebastian, Yanovsky, Butler e Boone reuniu-se brevemente no outono de 1979 para um show no Hotel Concord nos Catskills, para uma aparição no filme One Trick Pony de Paul Simon, que foi lançado em outubro de 1980. Em 1991, após um acordo há muito esperado com sua gravadora, Butler e Boone decidiram começar o Lovin' Spoonful novamente com Jerry Yester. Eles foram acompanhados pelo irmão de Jerry, Jim Yester no vocal e guitarra. Os quatro membros originais do Lovin' Spoonful foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 6 de março de 2000. Zal Yanovsky morreu no dia 13 de dezembro de 2002 em Kingston, Ontário, de ataque cardíaco, seis dias antes de completar 58 anos.

 Rockdigital