Paul Simon 

Paul Frederic Simon nasceu em Newark, Nova Jersey no dia 13 de Outubro de 1941. É um cantor e compositor norte-americano de música folk rock. Simon formou no final da década de 1950 o duo Tom & Jerry com o amigo de escola Art Garfunkel e chegaram a alcançar visibilidade com a canção "Hey Schoolgirl". Gravaram alguns singles, mas a dupla logo se desfez. Simon ainda tentou a sorte com o grupo Tico & The Triumphs, mas o grupo também não alcançou o sucesso. Nessa época Simon tinha o nome artístico de Jerry Landis. O Sucesso veio apenas em meados da década de 60, com o reencontro com o seu parceiro Art Garfunkel. No início de 1964, a dupla foi contratada pela Columbia Records que decidiu que os dois se chamariam Simon & Garfunkel em vez de Tom & Jerry. O primeiro álbum, Wednesday Morning, 3 AM, foi lançado em 19 de outubro de 1964. O primeiro álbum solo de Simon, The Paul Simon Songbook, foi lançado no Reino Unido em 1965. O seu segundo álbum solo, Paul Simon, foi lançado em 24 de janeiro de 1972. O quinto e último álbum da dupla, Bridge over Troubled Water, foi lançado em 26 de janeiro de 1970. Em 1981, eles se reuniram novamente para o show no Central Park, seguido por uma turnê mundial. Simon & Garfunkel foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1990.

 

Em 2003, Simon & Garfunkel se reuniram mais uma vez quando receberam o Grammy Awards pelo conjunto de sua obra. Os dois se apresentaram juntos em abril de 2010 em New Orleans no New Orleans Jazz & Heritage Festival. O seu quarto álbum solo, Still Crazy After All These Years, foi lançado em outubro de 1975. Foi o seu único álbum no topo na Billboard 200. O terceiro single do álbum, "50 Ways to Leave Your Lover", alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, seu único single a alcançar o primeiro lugar nessa lista. Simon & Garfunkel se juntaram novamente no no Central Park, em Nova York, no dia 19 de setembro de 1981. Em janeiro de 1985, Simon participou do evento USA for Africa e da gravação do single "We Are the World" para arrecadar fundos para os necessitados na África. O seu sétimo álbum solo, Graceland, foi lançado em 25 de agosto de 1986, e se tornou o álbum solo de maior sucesso de Simon, alcançou o terceiro lugar na Billboard 200, e recebeu o Grammy Awards de Álbum do Ano em 1987 e também  de Gravação do Ano pela faixa-título um ano depois. O seu oitavo álbum, The Rhythm of the Saints, foi lançado em lançado em 16 de outubro de 1990. As sessões do álbum começaram em dezembro de 1989, e aconteceram no Rio de Janeiro e em Nova York, com a participação do guitarrista JJ Cale e diversos músicos brasileiros e africanos.

 

Simon fez outro show no dia 15 de agosto de 1991, no Central Park, em Nova York, com bandas africanas e sul-americanas. O sucesso do show levou a um álbum ao vivo e um especial de TV vencedor do Emmy Awards. Uma reunião de Simon & Garfunkel ocorreu em setembro de 1993. Em junho de 1999, Simon embarcou em uma turnê norte-americana com Bob Dylan, e terminando em 18 de setembro. You're the One chegando em outubro de 2000. Em 2003, ele participou de outra reunião Simon & Garfunkel. Em outubro de 2009, eles apareceram juntos no 25º aniversário do Rock & Roll Hall of Fame no Madison Square Garden em Nova York. Em fevereiro de 2014, Simon embarcou na turnê conjunta On Stage Together com Sting, que finalizou em 18 de abril de 2015. Simon embarcou em sua turnê de despedida, a Homeward Bound - The Farewell Tour, iniciando em 16 de maio  na Rogers Arena em Vancouver, British Columbia, Canadá. Ele fez seu último show em Flushing Meadows Corona Park, Queens, Nova York no dia 22 de setembro de 2018. O seu décimo quarto álbum, In the Blue Light, foi lançado em 7 de setembro de 2018. Simon anunciou seu retorno ao palco ao vivo para fechar o Festival Outside Lands de São Francisco no dia 11 de agosto de 2019, com uma aparição no evento Golden Gate Park e planejou doar sua receita líquida para organizações ambientais locais sem fins lucrativos.

 Rockdigital