Paul Simon 

Paul Frederic Simon nasceu em Newark, Nova Jersey no dia 13 de Outubro de 1941. É um cantor e compositor norte-americano de música folk rock. Simon formou no final da década de 1950 o duo Tom & Jerry com o amigo de escola Art Garfunkel e chegaram a alcançar visibilidade com a canção "Hey Schoolgirl". Gravaram alguns singles, mas a dupla logo se desfez. Simon ainda tentou a sorte com o grupo Tico & The Triumphs, mas apesar de algumas boas canções como "Motorcycle", "Noise", "Card of Love", o grupo também não alcançou o sucesso. Nessa época Simon tinha o nome artístico de Jerry Landis. O Sucesso veio apenas em meados da década de 60, com o reencontro com o seu parceiro Art Garfunkel, no álbum Wednesday Morning de 1964, que continha a canção “The sound of silence”. Esse álbum não fez sucesso imediato e a dupla Simon & Garfunkel foi novamente desfeita. Paul Simon formou-se em Literatura, para se dedicar à música e influenciado por Bob Dylan e a onda de música folk que varria a América. 

 

Em 1965 Simon foi tentar a sorte no circuito folk de Londres e, ao retornar aos Estados Unidos, encontrou a canção "The sound of silence" no topo das paradas, numa versão com instrumentos elétricos, feita por cima da versão acústica gravada no ano anterior. Retomou a parceria com Garfunkel e gravaram um álbum às pressas, bem recebido pelo público e crítica. Porém, em 1968, ainda nas gravações do álbum, Bookends, as tensões com Garfunkel começam. Logo, decidiram gravar apenas só mais um álbum. O quinto e último álbum, Bridge Over Troubled Waters, lançado em 1970, e encerra uma carreira que já durava 13 anos, e Simon segue carreira solo. Em 1974, realizou uma turnê acompanhado de uma banda gospel e um grupo de músicos peruanos, mostrando seu interesse pela cultura de outras nações e que só aumentou com o passar dos anos, gravando com artistas de vários países. 

 

Porém, em 1975, reaviva a amizade com Art Garfunkel e os dois voltam a trabalhar juntos, na canção “My Little Town”, do quarto álbum de Simon, Still Crazy After All These Years. Em 1977, Simon foi convidado por Woody Allen para participar no filme Annie Hall. Porém, Simon abandona a carreira de ator, voltando à música. Em 1981, se junta novamente com Art Garfunkel e, os dois se apresentam de um concerto no Central Park de Nova York, no dia 19 de Setembro desse ano. Regressa aos estúdios em 1986, com o álbum, Graceland, no qual se destaca a canção, “You Can Call Me Al”. No início dos anos 90, gravou um videoclipe com o grupo brasileiro Olodum. Em 8 de Novembro 1991, dá outro enorme concerto no Central Park, desta vez sozinho, apenas cantando temas que compôs a solo.

 Rockdigital