Simon & Garfunkel

Foi uma dupla norte-americana de folk rock. Paul Simon e Art Garfunkel gravaram a canção "Hey Schoolgirl" no Sanders Recording Studio em Manhattan, e assinaram um contrato com a gravadora independente Big Records. Eles assumiram o nome de Tom & Jerry. Garfunkel nomeou-se Tom Graph e Simon, Jerry Landis em 1957 e emplacaram o seu primeiro sucesso com o single "Hey, Schoolgirl". No final de 1963, eles se apresentaram como Kane & Garr no Gerde's Folk City e atraíram a atenção do produtor da Columbia, que assinou um contrato com a dupla. O seu primeiro álbum, Wednesday Morning, 3 AM, foi lançado em outubro de 1963. O primeiro concerto público da dupla como Simon & Garfunkel foi no Folk City em 31 de março de 1964. Como venderam muito pouco, Paul Simon foi tentar a sorte no circuito folk inglês e ao retornar à América em 1965, se reencontra com Garfunkel, e juntos gravam o seu segundo álbum, Sounds of Silence, lançado em 17 de janeiro de 1966. A canção "The Sound of Silence" ficou no topo da Billboard Hot 100. O seu terceiro álbum, Parsley, Sage Rosemary and Thyme, foi lançado em outubro de 1966. A dupla contribuiu com diversas canções para a trilha sonora do filme The Graduate (A Primeira Noite de um Homem).

 

Antes do lançamento do seu quarto álbum, a dupla ajudou a montar e se apresentar no Monterey Pop Festival, que marcou o início do verão do amor na costa oeste. O seu quarto álbum, Bookends, foi lançado em 3 de abril de 1968 pela Columbia Records, um dia antes do assassinato do ativista do movimento pelos direitos civis Martin Luther King Jr., que provocou revoltas em todo o país. O álbum alcançou o topo na Billboard Top LPs. No Grammy Awards 1969, o single "Mrs. Robinson" se tornou a primeira música de rock and roll a receber o prêmio de Gravação do Ano e também ganharam de Melhor Desempenho Pop Contemporâneo Por um Duo ou Grupo. Ao mesmo tempo, a relação de Simon & Garfunkel começou a desgastar-se. O seu quinto e último álbum, Bridge Over Troubled Water, foi lançado em janeiro de 1970. O álbum liderou as paradas da Billboard por 10 semanas e permaneceu nas paradas por 85 semanas. No Reino Unido, o álbum liderou as paradas por 35 semanas e passou 285 semanas entre as 100 melhores. Uma breve turnê britânica seguiu o lançamento do álbum, e o último show da dupla como Simon & Garfunkel ocorreu em Forest Hills Stadium, no Queens, em New York. Em 1971, o álbum ganhou seis prêmios no 13th Annual Grammy Awards, incluindo o Álbum do Ano. 

Na década de 1970, a dupla se reuniu várias vezes. Em 1 de maio de 1978, Simon se juntou a Garfunkel para um concerto realizado no Carnegie Hall para beneficiar os deficientes auditivos. Para ajudar a aliviar o declínio econômico de Nova York, o promotor de shows Ron Delsener sugeriu um show gratuito no Central Park. O show foi realizado em 19 de setembro de 1981. A Warner Bros. Records lançou o álbum ao vivo, The Concert in Central Park, em 16 de fevereiro de 1982. A apresentação marcou a reunião temporária de Simon & Garfunkel. A dupla realizou uma turnê mundial a partir de maio de 1982, mas seu relacionamento ficou controverso e durante a maior parte da turnê, eles não se falaram. Simon & Garfunkel foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1990. Em 2003, Simon & Garfunkel receberam um Lifetime Achievement Award no 45º Annual Grammy Awards. A turnê de reunião Old Friends começou em outubro de 2003. Após uma turnê de doze cidades na Europa em 2004, eles terminaram sua turnê de nove meses com um show gratuito na Via dei Fori Imperiali, em frente ao Coliseu, em Roma, em 31 de julho de 2004. Em 2005, Simon e Garfunkel tocaram três músicas para um show beneficente do Hurricane Katrina no Madison Square Garden. Em fevereiro de 2018, Simon anunciou sua aposentadoria das turnês.

 Rockdigital