John Sebastian

John Benson Sebastian nasceu em Greenwich Village,Nova York no dia 17 de março de 1944. É um cantor, compositor americano. No início dos anos 1960, Sebastian desenvolveu um interesse na música blues e em tocar gaita. Sebastian tornou-se parte da cena folclórica e de blues que estava se desenvolvendo em Greenwich Village que mais tarde deu origem ao folk rock. Uma das primeiras gravações de shows de Sebastian tocando violão e gaita com Billy Faier em 1964 no álbum The Beast of Billy Faier. Ele tocou no The Even Dozen Jug Band e no Mugwumps, que se dividiu para formar o The Lovin' Spoonful e o Mamas & the Papas. Sebastian participou do The Lovin' Spoonful de 1965 até 1968. Um dos primeiros projetos de Sebastian depois de deixar o Lovin’ Spoonful foi compondo a música e letras para uma peça musical, Jimmy Shine, escrito por Murray Schisgal. Em agosto de 1969, Sebastian fez uma aparição memorável, embora não programada no Festival de Woodstock. Ele não estava programado para se apresentar e viajou para o festival como um espectador, mas ele foi convidado a aparecer quando os organizadores de repente precisaram de um intérprete acústico, devido à chuva porque eles não podiam preparar o palco para Santana até que a chuva passasse por causa dos instrumentos elétricos. 

 

Sebastian apareceu no álbum original do Woodstock e no documentário, vinte e cinco anos depois, ele voltou para o Woodstock '94, tocando gaita para Crosby, Stills and Nash e aparecendo com sua própria banda, a J-Band. Em setembro de 1969, um mês depois de Woodstock, ele realizou um conjunto semelhante de material solo e do Lovin’ Spoonful no Festival Folk Big SurEm janeiro de 1970, Sebastian lançou o seu primeiro álbum solo, John B. Sebastian pela Reprise Records. O álbum alcançou a posição 20 nas paradas de álbuns da Billboard. Em uma disputa contratual com a MGM Records, sem autorização de Sebastian ou sua direção, também lançou o álbum John B. Sebastian, com uma capa diferente, e um álbum ao vivo, John Sebastian Live. Ambos foram posteriormente retirados do mercado. O seu segundo álbum, Cheapo Cheapo Productions Presents Real Live John Sebastian, foi gravado apressadamente para fornecer um álbum ao vivo autorizado. Para seu terceiro álbum, The Four of Us de 1971, Sebastian usou uma banda de apoio. Em 1972, Sebastian também lançou um single, "Give Us a Break" / "Music for People Who Don't Speak English", que não alcançou as paradas. O seu próximo álbum foi Tarzana Kid de 1974. 

 

Em 1976, Sebastian teve um inesperado single número 1 com "Welcome Back", a canção tema para o seriado Welcome Back, Kotter, fazendo com que a gravadora apressasse a produção do álbum, Welcome Back. Seus últimos álbuns foram lançados principalmente em gravadoras independentes. Durante as décadas de 1960 e 1970, Sebastian tocou gaita com o The Doors na música "Roadhouse Blues" do álbum, Morrison Hotel, sob o pseudônimo de G. Pugliese para evitar problemas com seu contrato e para evitar a associação com Jim Morrison, que estava sendo julgado por Acusações de comportamento lascivo após o incidente do concerto de Miami. Ele também apareceu em dois álbuns ao vivo do The Doors. Sebastian é creditado na canção "Déjà Vu" de Crosby, de Stills, Nash & Young do álbum do mesmo nome. Anteriormente, o Crosby, Stills and Nash pediram a ele que se juntasse a seu grupo como um quarto membro, mas recusou, e acrescentaram Neil YoungSebastian teve uma breve reunião com os outros três membros originais do Lovin’ Spoonful no filme One-Trick Pony de Paul Simon de 1980. Ele teve uma longa associação com a banda de rock eclético NRBQ nos anos 80, quando tocou no álbum, Grooves in Orbit de 1983 da banda. Ao longo da década de 1990, Sebastian se apresentou com a J-Band. John Sebastian foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame juntamente com os integrantes da banda The Lovin' Spoonful em 2000. 

 Rockdigital