csny.jpg

Foi um supergrupo americano de folk rock. David Crosby participou do The Byrds, Stephen Stills da banda Buffalo Springfield e Graham Nash do The Hollies. Crosby foi demitido do The Byrds em outubro de 1967. No Monterey Pop Festival, Crosby foi guitarrista no Buffalo Springfield, e no início de 1968, a banda se desintegrou e Stills estava sem banda. Stills e Crosby começaram a se reunir informalmente. Frustrado com o The Hollies, Nash decidiu deixar a banda em dezembro de 1968 e o trio se uniu em Los Angeles dois dias depois. O seu primeiro álbum, Crosby, Stills & Nash, foi lançado em maio de 1969, chegando ao sexto lugar na Billboard 200. Neil Young foi contratado, inicialmente como tecladista. O primeiro show do Crosby, Stills, Nash & Young foi em 16 de agosto de 1969, no Auditorium Theatre em Chicago, com Joni Mitchell como seu ato de abertura. No dia seguinte, o grupo se apresentou no Festival de Woodstock, na manhã do dia 18 de agosto de 1969. O grupo se apresentou no Altamont Free Concert, em 6 de dezembro de 1969. O seu segundo álbum, Déjà Vu, foi lançado em março de 1970, e alcançou o topo na Billboard 200. Durante a turnê, o abuso de álcool e cocaína de Stills, levou a sua demissão durante uma estadia de duas noites no Auditorium Theatre de Chicago em julho de 1970.

 

Após a sua reintegração, a turnê terminou conforme programado em Bloomington, Minnesota, em 9 de julho de 1970. O grupo se separou logo depois. As gravações de concertos daquela turnê, produziram o seu terceiro álbum, 4 Way Street, um álbum duplo ao vivo, lançado em 7 de abril de 1971, que também liderou as paradas na Billboard 200. Cada um do grupo lançou álbuns solo. Em 1973, o Crosby, Stills, Nash & Young se reuniram em um estúdio de gravação no Havaí. No entanto, as brigas que afundaram a banda em 1970 foram retomadas rapidamente, dispersando o grupo novamente. Logo após a reforma, o Crosby, Stills & Nash lançou o álbum, CSN, em 17 de junho de 1977. O álbum alcançou o segundo lugar na Billboard 200. Em 21 de junho de 1978, Crosby, Stills & Nash receberam uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood por suas contribuições à indústria da música, localizada na 6666 Hollywood Boulevard. Crosby foi preso por acusações de drogas e armas no Texas em maio de 1982. Ele passou oito meses na prisão. Baseado em uma promessa que fez a Crosby, se ele se limpasse, Young concordou em se juntar ao trio no estúdio após a libertação de Crosby da prisão, e o Crosby, Stills, Nash & Young lançou o álbum, American Dream, em 1 de novembro de 1988, mas o registro recebeu críticas ruins, e Young se recusou a apoiá-lo em uma turnê.

 

Vários anos depois, o grupo se reuniu para tocar no show memorial de Bill Graham no Golden Gate Park, em São Francisco, no dia 3 de novembro de 1991. Em 1999, Stills convidou Young a participar de algumas faixas. Impressionado com o bom humor deles, Young aumentou seu nível de contribuição e o Crosby, Stills, Nash & Young lançou o álbum, Looking Forward, em 26 de outubro de 1999 pela Reprise Records. O Crosby, Stills & Nash foi induzido no  do Rock and Roll Hall of Fame em 1997. Em 2006, o Crosby, Stills, Nash & Young iniciaram a sua turnê Freedom of Speech em apoio ao álbum solo, Living with War de Young. Em junho de 2009, Crosby, Stills & Nash se apresentaram no Glastonbury Festival. Neil Young não apareceu no palco com eles, mas se apresentou como artista solo. O Crosby, Stills & Nash viajaram pelos EUA, Austrália, Nova Zelândia e Brasil em 2012. O Crosby, Stills, Nash & Young fizeram um set acústico no 27th Bridge School Benefit em 27 de outubro de 2013, sendo o concerto final dessa configuração até o momento. Durante uma apresentação solo na Academia de Música da Filadélfia em 8 de outubro de 2014, Young anunciou que o Crosby, Stills, Nash & Young nunca mais fará uma turnê novamente. O Crosby, Stills & Nash embarcou em uma turnê mundial em 2015. 

Crosby, Stills, Nash and Young