Joni Mitchell

Roberta Joan Anderson, nasceu em Fort Macleod no dia 7 de novembro de 1943, é uma cantora, artista plástica e poetisa canadense. Joni passou por inúmeras dificuldades. Sem dinheiro nem moradia, ela em uma situação de desespero, casou-se com um cantor folk Chuck Mitchell. O casamento durou apenas um ano e meio. Após seu divórcio em 1967, Joni conheceu Elliot Roberts e David Crosby, ex-membros do The Byrds. Os dois a ajudaram a conseguir uma boa divulgação e contrato com gravadoras. Em 1968, seu primeiro álbum, Song to a Seagull, e outros artistas começaram a interpretar suas canções. Mesmo assim não alcançou um sucesso grandioso.

 

Em 1969, Joni é convidada a participar do Festival de Woodstock. Mesmo assim, alegando motivos pessoais, ela não participou. Em 1970, Joni recebe um Grammy Awards como melhor artista folk. No mesmo ano, participou Festival de Isle of Wight, um festival na Inglaterra. A gravadora Reprise assinou com Joni a gravação de seu terceiro álbum Ladies Of The Canyon, o qual foi o seu disco mais vendido e ganhou um disco de ouro por mais de meio milhão de cópias vendidas. Joni passou a se sentir sufocada devido o sucesso e  começa a reduzir drasticamente suas apresentações, exceto aos eventos beneficentes. Logo Joni vendeu sua casa e comprou outra em Columbia, onde dizia ter mais comodidade e privacidade.

 

Após seu afastamento, Joni lança seu quarto álbum, Blue que é um dos álbuns mais importantes da história do rock/folk e da carreira da cantora. O álbum estréia entre o Top 20 da Billboard. Em 1972, Joni lança seu primeiro disco com uma orquestra: For The Roses. Este disco a envolvia em um cenário pop/folk. O álbum alcançou a segunda posição na Billboard por quatro semanas. Em janeiro de 1975, Joni recebe quatro nomeações ao Grammy. Joni entra em uma nova turnê em janeiro de 1976. A partir daí Joni lançou incontáveis discos, cerca de 15 álbuns. Em 1990, participou do antológico show The Wall Live in Berlim, de Roger Waters, no show ela cantou a música "Goodbye Blue Sky". Em 1997, Joni foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame.

 Rockdigital