top of page
The Hollies - Long Cool Woman (In a Black Dress)
00:00 / 00:25
The Hollies

É uma banda britânica de Pop Rock. A banda foi criada pelos amigos de infância, Allan Clarke e Graham Nash, em 1962. Em seguida se juntaram a Don Rathbone na bateria, Eric Haydock no baixo, e Vic Steele na guitarra-solo. Em janeiro de 1963, o The Hollies se apresentou no Cavern Club em Liverpool, onde foram vistos pelo produtor assistente Ron Richards da Parlophone Records que ofereceu a banda uma audição, mas Steele não quis ser um músico profissional e saiu da banda em fevereiro 1963. Para a audição, substituíram Steele por Tony Hicks, e a banda assinou um contrato com a Parlophone Records. O seu primeiro álbum, Stay with The Hollies, foi lançado em Janeiro de 1964. Nos EUA, a Imperial Records lançou o álbum com o título Here I Go Again, em junho de 1964. O baterista Don Rathbone passou ao posto de roadie e foi substituído por Bobby Elliot. O seu quarto álbum, Would You Believe?, foi lançado em 1 de julho de 1966. O single "Bus Stop" deu ao The Hollies o seu primeiro hit Top 10 nos EUA. Haydock foi demitido e foi substituído por Bernie Calvert. Em 1967, o The Hollies participou do Festival de Sanremo com a música "Non Prego Per Me", em dupla com o cantor local Mino Reitano, mas, a música não passou da primeira fase do concurso. Em 1968, a canção "King Midas In Reverse", gravada com diversos recursos de estúdio, não se tornou um sucesso, fazendo a banda voltar ao estilo Pop original. A banda lançou o single Jennifer Eccles com grande sucesso, mas a mudança desanimou Nash que saiu da banda e foi para os EUA, para integrar o trio Crosby, Stills and Nash.

 

Em seu lugar, entrou Terry Sylvester. O seu oitavo álbum, Hollies Sing Dylan, foi lançado em maio de 1969, onde os Hollies cantam canções de Bob Dylan. No fim de 1971, abatido com a saída de Nash, seu amigo de infância, Allan Clarke também deixou a banda para seguir carreira solo, e foi substituído pelo sueco Mikael Rickfors, um vocalista já popular na Europa. A banda mudou de gravadora, passando para a Polydor, e conseguiu um novo sucesso internacional com "The Baby". O seu décimo primeiro álbum, Distant Light, foi lançado em 8 de outubro de 1971 pela Parlophone Records. O single "Long Cool Woman in a Black Dress" alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100. O álbum foi o último trabalho com Allan ClarkeO seu décimo quarto álbum, Hollies, foi lançado em março de 1974 pela Polydor Records, que marcou o retorno de Clarke depois que ele partiu para uma carreira solo. O single "The Air That I Breathe" alcançou a segunda posição na UK Singles Chart. O seu décimo quinto álbum, Another Night, foi lançado em fevereiro de 1975. No álbum tem a canção "4th of July, Asbury Park (Sandy)" escrita por um jovem, na época desconhecido, Bruce Springsteen. Em maio de 1981, Calvert e Sylvester saiu da banda. Alan Coates se juntou à banda na guitarra e vocais pouco depois. Graham Nash se juntou a eles para a gravação da canção "Somethin 'Is not Right" em 10 de setembro de 1982, que levou a um álbum de reunião, o seu vigésimo primeiro álbum, What Goes Around ..., que foi lançado em julho de 1983 pela WEA Records.

 

Graham Nash continuou a aparecer com o The Hollies no início de 1984, participando da versão de "Stop in the Name of Love" da The Supremes, que alcançou a posição 29 na Billboard Hot 100. O baixista Ray Stiles, se juntou a banda. Em 1993, os Hollies comemorou o seu 30º aniversário como banda. O seu álbum vivo, Archive Alive, foi lançado em 1997, com a reunião de Clarke-Hicks-Elliott-Nash, foi gravado no Kings Island Amusement Park em Ohio. O álbum, The Air That I Breathe: The Very Best of The Hollies, foi lançado em 22 de março de 1993 pela EMI Records. O álbum alcançou a posição 15 na UK Albums Chart. Allan Clarke se aposentou em fevereiro de 2000, e foi substituído por Carl Wayne que só gravou uma canção com eles, "How Do I Survive?". Wayne faleceu de câncer em agosto de 2004, e foi substituído por Peter Howarth. Na época Alan Coates deixou a banda e foi substituído por Steve Lauri. O seu vigésimo segundo álbum de estúdio dos Hollies, desde 1983, Staying Power, foi lançado em 20 de fevereiro de 2006 pela EMI Records, com Peter Howarth nos vocais. O seu vigésimo álbum, Then, Now, Always, foi lançado em 4 de março de 2009. Em março de 2010, os integrantes da banda foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2013, o The Hollies comemorou os seus 50 anos com o 50th Anniversary Concert Tour, realizando mais de 60 shows. O baixista original Eric Haydock faleceu no dia 5 de janeiro de 2019 aos 75 anos. 

bottom of page