The Hollies

É uma banda britânica de rock. O grupo foi criado pelos amigos de infância Allan Clarke e Graham Nash, em meados de 1962. Em seguida se juntaram Don Rathbone na bateria, Eric Haydock no baixo, e Vic Steele na guitarra-solo. Em janeiro de 1963, o The Hollies se apresentou no Cavern Club em Liverpool, onde foram vistos pelo produtor assistente Ron Richards da Parlophone Records que ofereceu-lhes uma audição, mas Steele não quis ser um músico profissional e saiu da banda em fevereiro 1963. Para a audição, substituíram Steele por Tony Hicks, e a banda assinou um contrato com a Parlophone Records. O seu primeiro álbum, Stay with The Hollies, foi lançado em Janeiro de 1964. Nos EUA, a Imperial Records lançou o álbum com o título Here I Go Again, em junho de 1964. O seu terceiro álbum, Hollies, foi lançado em 1 de setembro de 1965. O álbum alcançou a posição 8 na UK Album Charts. O baterista Don Rathbone passou ao posto de roadie e foi substituído por Bobby Elliot. Em 1966, o single "Bus Stop" deu ao The Hollies o seu primeiro hit Top 10 nos EUA. Haydock foi demitido e foi substituído por Bernie Calvert. Em 1967, o The Hollies participou do Festival de Sanremo com a música "Non Prego Per Me", em dupla com o cantor local Mino Reitano, mas, a música não passou da primeira fase do concurso. Em 1968, a canção "King Midas In Reverse", gravada com diversos recursos de estúdio, não se tornou o sucesso que se esperava, o que fez o grupo voltar à fórmula pop original e lançou o single Jennifer Eccles com grande sucesso, mas a mudança desanimou Nash que saiu da banda e foi para os Estados Unidos, para integrar o trio Crosby, Stills and Nash. Em seu lugar, entrou Terry Sylvester. O seu oitavo álbum, Hollies Sing Dylan, é um álbum lançado em maio de 1969, onde os Hollies cantam canções de Bob Dylan. Este álbum foi gravado e lançado após a saída de Graham Nash da banda. No fim de 1971, abatido com a saída de Nash, seu amigo de infância, Allan Clarke também deixou a banda para seguir carreira solo, e foi substituído pelo sueco Mikael Rickfors, um vocalista já popular na Europa.

 

A banda mudou de gravadora, passando para a Polydor, e conseguiu um novo sucesso internacional com "The Baby", mas logo em seguida a ex-gravadora lançou a gravação, feita ainda com Clarke no vocal, o single "Long Cool Woman in a Black Dress" que originalmente apareceu no décimo primeiro álbum Distant Light, lançado em 8 de outubro de 1971. O single alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100. O álbum foi o último trabalho com Allan Clarke. O single "The Air That I Breathe" foi lançado no seu décimo sexto álbum, Hollies, de março de 1974, que marcou o retorno de Clarke depois que ele partiu para uma carreira solo. O single alcançou a segunda posição no Reino Unido e o número seis na Billboard Hot 100.  Another Night foi um álbum lançado em 1975. Nesse álbum tem a canção "4th of July, Asbury Park (Sandy)" escrita por um jovem, na época desconhecido, Bruce Springsteen. Em maio de 1981, Calvert e Sylvester saiu da banda. Alan Coates se juntou à banda na guitarra e vocais pouco depois. Graham Nash se juntou a eles para a gravação da canção "Somethin 'Is not Right" em 10 de setembro de 1982, que levou a um álbum de reunião, What Goes Around ..., lançado pela WEA Records em julho de 1983.

 

Graham Nash continuou a aparecer com o The Hollies no início de 1984, participando do último hit Top 40 no EUA com a versão, "Stop in the Name of Love" da The Supremes, que chegou na posição 29 em 1983. Um álbum ao vivo com a reunião de Clarke-Hicks-Elliott-Nash, foi gravado no Kings Island Amusement Park em Ohio, sendo finalmente lançado em 1997 no álbum, Archive Alive, depois relançado como Retitled Reunion, com duas faixas extras em 2004. Em meados dos anos 80, a banda começou a baixar o som de suas canções quando Allan começou a perder a potência  da sua voz. O baixista Ray Stiles, se juntou a banda. Em 1993, os Hollies tiveram seu 30º aniversário como banda. O álbum, The Air That I Breathe: The Very Best of The Hollies, alcançou a posição 15 no Reino Unido. Allan Clarke se aposentou em fevereiro de 2000. Foi substituído por Carl Wayne que só gravou uma canção com eles, "How Do I Survive?". Wayne morreu de câncer em agosto de 2004, e foi substituído por Peter Howarth. Na época Alan Coates deixou a banda e foi substituído por Steve Lauri. Em 2006, o novo álbum de estúdio dos Hollies desde 1983, Staying Power, foi lançado pela EMI com Peter Howarth nos vocais. Em Março de 2010, os integrantes da banda foi induzida no Rock and Roll Hall of fame. Em 2013, o The Hollies comemoraram os seus 50 anos com o 50th Anniversary Concert Tour, realizando mais de 60 shows.

 Rockdigital